F.P.Judô amplia presença do Sesi-SP e faz planos para o judô escolar

Dirigentes da Federação Paulista de Judô (FPJudô) e do Serviço Social da Indústria (Sesi) reuniram-se na quinta-feira (30 de janeiro) para definir nova forma de relacionamento entre as duas entidades. Os laços, que já eram fortes na área esportiva, estreitaram-se também no campo institucional.

O encontro ocorreu na subsede da Federação Paulista de Judô de Mauá (SP) e contou com a presença de Alessandro Panitz Puglia, presidente da FPJudô; Francisco de Carvalho Filho, presidente de honra da FPJudô; Gilberto Marques de Freitas Guimarães Júnior, o Betão, supervisor estadual de esportes do Sesi; Clóvis Aparecido Cavenaghi Pereira, diretor do Sesi-Bauru; Júlio Sakae Yokoyama, presidente do TJD da FPJudô; e Omar Miquinioty, head coach do Sesi-SP.

Clóvis Aparecido Cavenaghi Pereira, diretor do Sesi-Bauru, detalhou o objetivo do encontro e comemorou a sucesso da reunião.

“Viemos a Mauá em busca de um realinhamento estratégico que nos proporcionasse maior envolvimento, podendo inclusive votar nas assembleias da federação paulista e participar das principais decisões da entidade. Felizmente atingimos nosso objetivo. Tanto o presidente quanto o presidente de honra da FPJudô e os departamentos jurídicos do Sesi e da federação entenderam o posicionamento do Sesi-SP, que hoje trabalha com 21 modalidades esportivas e estava sem representatividade somente no judô”, explicou o diretor do Sesi-Bauru.

Na avaliação de Gilberto Marques de Freitas Guimarães Júnior, supervisor estadual de Esportes do Sesi, a reunião ocorreu dentro do que a instituição buscava e todos os objetivos foram alcançados.

“Nós sempre fomos muito bem recebidos e aceitos pela entidade e hoje conseguimos ampliar a representatividade do Sesi, uma instituição que estatutariamente é muito diferente das demais que integram a FPJudô. Não podemos ser comparados aos clubes ou associações, porque somos uma entidade eminentemente educacional que possui várias sedes. Estatutariamente, por força de lei, a nossa relação com a FPJudô esbarrava em alguns impedimentos”, explicou Betão. Ele lembrou que o Sesi foi fundado por meio de um decreto presidencial na era Getúlio Vargas

“Todas as federações esportivas possuem estatutos que, de certa forma, limitam nossa área de atuação. Acabamos tendo muitos problemas com algumas entidades coirmãs da FPJudô pelo simples fato de possuirmos várias sedes. Mas com o judô, especificamente, isso não acontece”, prosseguiu o supervisor estadual de Esportes do Sesi. “Aliás, o judô desfruta destaque especial em nossa instituição porque a modalidade está presente em 18 unidades. Em cada uma delas temos professores, senseis e técnicos faixas pretas e, a nosso ver, é muito importante que a nossa representatividade junto à Federação Paulista de Judô seja plena e integral. Faltava-nos exatamente atingir este objetivo, que, felizmente, hoje conseguimos concretizar. A partir de agora o Sesi-SP é membro efetivo da FPJudô, com direito inclusive a voto nas assembleias, participando das principais decisões e da gestão da entidade.”

No tocante à representatividade técnica, o dirigente lembrou que o Sesi-SP figura no topo do ranking paulista em várias classes e nos gêneros masculino e feminino.

“A representatividade institucional sempre existiu e nós sempre fomos muito bem recebidos. Temos uma relação muito próxima, salutar e honesta com os dirigentes da federação paulista. No tocante ao rendimento, graças ao excelente trabalho desenvolvido por nossos técnicos, professores e atletas, a nossa importância nos tatamis já foi reconhecida há muito tempo. Hoje, o Sesi-SP faz parte da elite do judô do Estado de São Paulo. A partir de agora a nossa presença e a nossa relação com o judô atingiu a plenitude, dentro e fora dos tatamis”, concluiu Betão.

Encontro solidifica o relacionamento

Alessandro Panitz Puglia destacou os laços que unem as equipes que representam o Serviço Social da Indústria à Federação Paulista de Judô.

“Entendo que a reunião atingiu todos os objetivos previstos e reafirmou o vínculo e o comprometimento que unem e fundamentam a relação do Sesi com a Federação Paulista de Judô. Foi um encontro extremamente produtivo, que mais uma vez comprovou o engajamento da diretoria do Sesi nos destinos e interesses de nossa modalidade”, disse o presidente da FPJudô.

Francisco de Carvalho Filho reiterou a importância do Sesi no ambiente esportivo no Estado de São Paulo, e destacou a relevância do encontro com os dirigentes da entidade devido aos laços de cooperação firmados dentro e fora dos tatamis.

“Acredito que os dirigentes sesianos ficaram satisfeitos com o encontro realizado em Mauá e confesso que também fiquei muito feliz por mais uma vez constatar o comprometimento deles com os destinos de nossa modalidade. Muito além das questões estatutárias e legais, pudemos alinhar ações importantíssimas junto ao Sesi. Aliás, o Sesi é um parceiro muito importante da FPJudô, principalmente porque hoje a instituição desenvolve um grande trabalho no judô escolar e isso vem ao encontro do nosso projeto para este segmento”, detalhou o dirigente, que finalizou anunciando outra importante meta.

“Estamos promovendo uma alteração estatutária para iniciar nossa caminhada no judô escolar. Portanto, este encontro foi de suma importância pelo fato de o Sesi ser hoje o melhor parceiro para obtermos a representatividade que pretendemos alcançar nesse novo cenário”, finalizou Chico do Judô.

Por Paulo Pinto / Fotos Budôpress

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros