A diretoria da 5ª DRJ Noroeste realizou no dia 20 de maio a sua primeira reunião virtual, de acordo com o modelo adotado pela Federação Paulista de Judô (FPJudô), utilizando o aplicativo Zoom para conectar 15 professores responsáveis por 11 associações.
No encontro virtual foram repassadas todas as diretrizes para a retomada das atividades nos dojôs, assim como as avaliações do momento atual feitas na reunião virtual dos delegados regionais do dia 1º de maio.
Além das regras para reabertura das escolas e dojôs de judô do Estado, durante 110 minutos foram transmitidas informações sobre datas e prazos para realização dos eventos do calendário anual da FPJudô, como cursos, competições e exames de faixa.
O encontro foi mediado pelos professores Bruno César Mariano e Wilmar Terumiti Shiraga, delegado regional da 5ª DRJ Noroeste, que contou detalhes da reunião virtual.
“Iniciamos o nosso encontro discutindo o cenário atual, e vários professores fizeram sugestões sobre o retorno às atividades no pós-pandemia, seguindo a diretrizes traçadas pela FPJudô. Também foi discutida a situação de cada professor da nossa região, e houve troca de informações e esclarecimento diversos”, detalhou Shiraga.
O delegado regional destacou a importância de todos os professores se reencontrarem para discutir o momento inusitado que vivemos e traçar metas referentes ao processo de retomada da modalidade.
“O encontro foi muito positivo. Eu já havia ligado para alguns professores e notei claramente que muitos estavam bastante apreensivos com o quadro geral. Contudo, durante a reunião estes mesmos professores já estavam mais controlados e cientes da situação geral. Mas é claro que as incertezas e a preocupação com o futuro são muito grandes. Particularmente fiquei muito feliz por rever os amigos que não via há quase dois meses e satisfeito com a participação e atuação de todos. A conversa foi bem descontraída e vários professores deram ideias para serem colocadas em prática nas próximas reuniões.”
Ao avaliar a importância da primeira reunião virtual de sua delegacia, o professor Shiraga afirmou que todas as metas traçadas para o encontro foram superadas.
“Entendo que após a reunião a maioria dos professores estava ciente de que este processo está na fase final. Além de muito cautelosos, temos de ser fortes e dar exemplo de otimismo. Houve professores que se comprometeram a fazer a apresentação da história do judô na Região Noroeste, enquanto outros sugeriram reavaliar normas e regras de arbitragem, entre outros assuntos. Todos gostaram de trocar ideias e pediram que realizássemos reuniões virtuais com maior frequência, e é exatamente isso que nós vamos fazer.”
O dirigente entende que o nível de satisfação dos representantes das entidades filiadas superou as expectativas. “O balanço final do nosso primeiro encontro virtual foi bastante positivo. Acredito que daqui por diante o aplicativo Zoom será incorporado na gestão de nossa modalidade, oferecendo mais oportunidades de nos reunirmos com baixo custo e rapidez”, concluiu o dirigente.
Escolas, clubes e dojôs no encontro
Participaram do encontro virtual os representantes de 11 agremiações: Secretaria Municipal de Esportes de Penápolis, Associação de Judô Morimoto, de Lins, Associação de Judô de Andradina, Associação de Judô Guararapes, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Lins/Morimoto, Judô Clube Valparaíso, Performance Academia, Birigui Pérola Clube, Associação de Judô Araçatuba, Associação de Judô Ilha Solteira e Projeto Olímpico de Judô Guararapes.
Professores, técnicos e árbitros
Ao todo, 14 professores participaram da primeira reunião virtual da 5ª Delegacia Regional Noroeste: Ailton José Pereira Calado, Eder Fonzar Granato, Bruno César Mariano, Dickson José Barros Vieira, Koji Kiwada, Edson de Freitas, Gustavo Vieira dos Santos Motooka, Henrique Morgado Carvalho, Hudson Ricardo Rodrigues de Lima, Luiz Carlos Moreira, Marcelo Honda Kiwada, Sandra Benedita da Silva, Sérgio Augusto Mello da Silva e Wilmar Terumiti Shiraga.
Entre os membros da diretoria da 5ª DRJ Noroeste que participaram do encontro virtual estavam os professores Wilmar Terumiti Shiraga, delegado regional; Edson de Freitas, diretor técnico; Ailton José Pereira Calado, coordenador de arbitragem e coordenador do judô escolar; William Seiji Inagaki Suda, coordenador de arbitragem adjunto, Hudson Lima, coordenador de oficiais técnicos, e os professores kodanshas Eder Fonzar Granato e Koji Kiwada.