A Seleção Brasileira de judô paralímpico realizou um treino em São Paulo durante toda a semana e, nesta sexta-feira, recebeu a visita do presidente da Federação Paulista de Judô e medalhista olímpico, Henrique Guimarães, no Centro Esportivo da Mooca. Alexandre Garcia e Edinanci Silva, também com experiência olímpica, estiveram presentes.

Durante os treinamentos, 11 dos 20 atletas convocados foram medalhistas no Grand Prix do Egito, mostrando o desempenho da equipe. Os destaques incluem Arthur Silva, Brenda Freitas e Willians Araújo, entre outros.

Henrique Guimarães comentou sobre o trabalho desenvolvido: “É muito importante para o judô brasileiro o trabalho realizado pela CBDV e por todos os atletas. A inclusão é um dos principais eixos da minha gestão. Podem contar comigo.”
Rebeca Silva, campeã paralímpica e mundial, falou sobre a visita: “Estar em contato com a Federação Paulista, principalmente com as fases que acontecem aqui em São Paulo, é superimportante. Isso pode abrir as portas para a gente treinar em outros lugares, nos clubes, e ter essa vivência com o Olímpico, o que é muito importante para nós também. O Paralímpico tem a crescer ainda mais, como já vem crescendo. É muito bom ter as portas abertas e saber que há pessoas torcendo e lutando para que tenhamos cada vez mais espaço.”
Willians Araújo, bicampeão mundial paralímpico, destacou a presença de Henrique: “Henrique é um grande ídolo do judô, medalhista olímpico. Já tive a oportunidade de estar em outros treinamentos com ele, e isso faz com que a gente tenha certeza de que o judô paralímpico está sendo visto. Ainda há uma certa distância entre o movimento paralímpico e o olímpico, mas essas visitas fazem com que a gente se aproxime ainda mais do movimento do paradesporto.”
No final de outubro, eles competirão no Grand Prix Nacional em São Paulo, seguido pelo Grand Prix da IBSA em dezembro, também na capital paulista.