Nesta terça-feira (2), a 7ª Delegacia Regional Sudoeste fará uma transmissão ao vivo com o professor faixa preta ni-dan (2º dan) Luiz Francisco Camilo, tendo como mediadores doutor Fábio Gomes, doutor Fernando Garbeloto e mestre Fernando Ikeda. Em parceria com o canal Judô: Ciência na Prática, a mesa-redonda virtual abordará o conflito entre teoria e prática no processo de aquisição de conhecimento do judô.
O tema da palestra confronta a formação de professores baseada no modelo artesanal de ensino com o qual o judô chegou ao Brasil e o conceito do esporte moderno, apresentado como profissional e acadêmico. Em síntese, o prático (modelo artesanal) fundamenta-se na premissa de que o que é aprendido em cima dos tatamis é até mais valioso do que os conhecimentos acadêmicos.
“Quem aprendeu na prática afirma que as pessoas que nunca praticaram verdadeiramente o judô dificilmente poderão transmitir conhecimentos efetivos em aula ou treino. Por outro lado, os acadêmicos tendem a dizer que quem nunca estudou não tem base metodológica para o ensino, não sabe colocar-se no lugar de novos alunos e consequentemente não se preocupa devidamente com a questão da individualização da aula ou treino. Geralmente os acadêmicos afirmam que os práticos apenas replicam o que aprenderam”, explicou Chicão Camilo.
Graduado em Educação Física, Luiz Francisco Camilo é pós-graduado em gestão no esporte e mestre em ciências da motricidade pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Autor de livros completos, capítulos de livros e artigos científicos internacionais, entre seus trabalhos destaca-se Memórias de boas práticas no esporte: profissionais de Educação Física no contexto do olimpismo, lançado em dezembro de 2019. Em seu currículo constam cursos como fundamentos da administração esportiva, gestão para treinadores, iniciação esportiva e valores olímpicos e prevenção e enfrentamento do assédio e abuso no esporte.
Camilo foi atleta de alto rendimento no judô e conquistou os títulos de campeão nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo em 2003 e nos Jogos Sul-Americanos de 2002, bicampeão (equipe) no Grand Prix Nacional em 2003 e 2004, bicampeão brasileiro e vice-campeão no Campeonato Pan-Americano em 2003. O professor faixa preta também participou da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas.
A live será transmitida pelo canal do YouTube do Judô: Ciência na Prática, às 20h30. Os participantes que se inscreverem para a palestra pelo Sympla, assistirem ao vídeo e assinarem a lista de presença receberão um certificado. As inscrições ficarão abertas até o horário da palestra no dia 2 de março.
7ªDRJ Sudoeste Convida
Palestra: O processo de aquisição de conhecimentos do judô: perspectivas entre a teoria e a prática
Realização: 7ªDRJ Sudoeste e Judô: Ciência na Prática
Convidado: Luiz Francisco Camilo
Data: 2 de março de 2021
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Plataforma: YouTube
Acesso: https://bit.ly/3pTx3FV
Palestras & Lives
1º de março de 2021
Por ISABELA LEMOS
São Paulo – SP