Vítor Cézar, graduado em nutrição pela Faculdade Max Planck, especialista em micronutrientes, nutrição de pacientes críticos, nutrição e metabolismo, medicina e nutrição do esporte e nutrição esportiva
A 7ª DRJ Sudoeste, delegacia regional da Federação Paulista de Judô com maior protagonismo durante o período da pandemia da covid-19, realizou mais uma transmissão ao vivo com a palestra Nutrição para prevenir doenças em tempos de pandemia no esporte.
O palestrante do encontro foi o nutricionista Vítor Cézar, graduado em nutrição pela Faculdade Max Planck, especialista em micronutrientes, nutrição de pacientes críticos, nutrição e metabolismo, medicina e nutrição do esporte e nutrição esportiva.
Vítor Cézar é responsável pela nutrição dos atletas da equipe de judô da Secretaria de Esporte e Lazer de Salto, cidade da região metropolitana de Sorocaba onde nasceu.
A palestra foi transmitida no dia 11 de julho e durou 70 minutos, utilizando o aplicativo StreamYard. A apresentação do encontro ficou a cargo da professora Cristina Amorim, coordenadora técnica e de comunicação da 7ª DRJ Sudoeste, enquanto a abertura foi feita pelo professor kodansha Jiro Aoyama, delegado da 7ª DRJ Sudoeste.
Cristina Amorim contou que a explanação feita por Vítor Cézar foi bastante abrangente. “Nosso convidado começou explicando a importância da boa alimentação, por que a alimentação equilibrada é necessária e quais as consequências da falta desse tipo de alimentação.”
Vítor Cézar também falou sobre doenças crônicas não transmissíveis decorrentes da falta de nutrientes no organismo, como o diabetes e colesterol alto, que se desenvolvem lentamente e acarretam problemas gravíssimos.
O nutricionista falou sobre nutrientes, macronutrientes e micronutrientes e mostrou a importância e os benefícios da atividade física.
“A pandemia causou uma alteração radical em nosso dia a dia, e tivemos como consequência uma mudança expressiva em nosso padrão de alimentação, seja por não termos horários específicos para compromissos e/ou devido ao aumento da ansiedade e estresse. Esse comportamento leva a uma dieta não balanceada e à ingestão de quantidades infinitamente maiores de carboidratos”, explicou o profissional da nutrição.
Vítor Cézar expôs as ligações entre os distúrbios do sono e a alimentação; falou da importância dos hormônios e como eles interferem no organismo; abordou a importância do balanço energético; descreveu o que acontece fisiologicamente quando são ingeridas mais calorias do que se gastam, ou o inverso; o porquê da dificuldade em manter o peso depois que se emagrece; e qual o intervalo ideal entre refeições, entre outros aspectos.
Após finalizar a apresentação Vítor Cézar respondeu às perguntas, tirou dúvidas dos judocas inscritos, avaliou os comentários apresentados no chat e comunicou que todo o material apresentado por ele no encontro seria enviado para a coordenação de comunicação da 7ª DRJ Sudoeste e poderia ser utilizado por todos.
Cristina Amorim destacou que houve muitas avaliações e comentários positivos no chat. “Muita gente elogiou a qualidade da palestra e acreditamos que os espectadores ficaram satisfeitos com o conteúdo apresentado pelo nutricionista convidado.”
A palestra reuniu 217 pessoas de vários Estados brasileiros, que interagiram com o palestrante por meio de perguntas e comentários. Todos os participantes receberam certificado alusivo a mais este importante evento da 7ª DRJ Sudoeste da Federação Paulista de Judô
Em uma semana, a palestra Nutrição para prevenir doenças em tempos de pandemia no esporte teve mais de 500 visualizações no canal do YouTube da 7ª DRJ Sudoeste, no qual ainda se encontra disponível, segundo a coordenação de comunicação.
Palestras & Lives
20 de julho de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos CAROLINE ATTWOOD e ARQUIVO 7ª DRJ
Osasco – SP