Sidnei Paris, delegado regional da 8ª DRJ
A diretoria da 8ª Delegacia Regional Oeste realizou neste sábado (16 de maio) sua primeira reunião virtual, seguindo o modelo adotado pela Federação Paulista de Judô (FPJudô). Para conectar 20 professores, técnicos e árbitros de 14 agremiações utilizou-se o aplicativo Zoom. No encontro virtual foram repassadas todas as diretrizes para a retomada das atividades nos dojôs, assim como as avaliações do momento atual feitas na reunião virtual dos delegados regionais do dia 1º de maio.
Durante 75 minutos, além das regras para reabertura das escolas e dojôs de judô do Estado, foram repassadas informações sobre datas e prazos para realização dos eventos do calendário anual da FPJudô, como cursos, competições e exames de faixa.
O encontro foi mediado pelo delegado regional e professor kodansha Sidnei Paris. “Discutimos conteúdos e procedimentos visando à continuidade das aulas e treinamentos técnicos específicos, principalmente os individuais (tandoro renshu), enquanto permanecer o isolamento social”, detalhou o dirigente.
“Alguns professores fizeram questionamentos quanto a agendamentos de cursos, torneios, workshops e exames de graduação, mas ainda não é impossível definir uma agenda de retomada em face do impasse criado pelo governo do Estado. Somente poderemos retomar o planejamento do calendário desta temporada após o fim da quarentena decretada pelos órgãos governamentais.”
O delegado regional destacou a preocupação dos professores no tocante a eventual evasão de atletas federados na FPJudô e matriculados nos mais de 500 dojôs de São Paulo. “Tivemos três meses de férias, e quando íamos retomar o calendário aconteceu esta catástrofe social. Lamentavelmente todos nós fomos pegos de surpresa e enfrentamos os mesmos problemas e necessidades”, disse Paris.
Feedback positivo
Na avaliação de Sidnei Paris o nível de satisfação dos representantes das entidades afiliadas sobre o primeiro encontro virtual da Regional Oeste foi bastante positivo.
“Houve concordância geral sobre a utilização da plataforma Zoom na realização de reuniões virtuais. Sua aplicação é altamente satisfatória. Além de esclarecermos dúvidas, agilizamos o processo e revimos os amigos que se encontram distantes devido à total paralisação das atividades esportivas. Como delegado e professor de judô, aprovo e recomendo a utilização de plataformas digitais para realizar reuniões entre federação, delegacias e seus filiados. Acredito que após o período pandêmico o Zoom será uma ferramenta indispensável, eficiente, segura e rápida para tomada de decisões que exijam celeridade em um grupo formado por pessoas que estejam em diversas regiões. A 8ª DRJ já programou a segunda reunião para o fim de maio, quando esperamos contar com a participação maciça dos professores”, concluiu o dirigente.
A reunião da 8ª DRJ Oeste foi prestigiada pelos professores kodanshas Maurilio Cesário (Pirassununga), Ademir Raimundo Machado (Limeira), Sidnei Paris (Araras), Marilaine Ferranti (Santa Cruz das Palmeiras) e Edson Catarino dos Santos (Americana), além dos professores Marco Aurélio Lodi (São João da Boa Vista), Rodolfo Mathias (Rio Claro), Sidnei Paris Júnior (Araras), Sebastião Alexandre Cunha (São Carlos), Paulo Saldanha (Limeira), Leônidas Ismael Machado (Limeira), Daniel Garcia da Silva (Vargem Grande do Sul), José Carlos Prudêncio Júnior (Sumaré), Elias Riziolli (Leme), Leonardo Cassab (Rio Claro), Marcus Henrique Galvão Bastazini (Araras), Marcos Bazan (Americana), Fernando Lima Guerreiro (Americana), Ricardo Pereira dos Santos (Limeira) e Leonardo Silva (Americana).
Associações, academias e clubes pertencentes à 8ª DRJ também marcaram presença na primeira reunião virtual: Sayão Futebol Clube, Associação Cesário de Judô, Associação Desportiva Americanense de Judô, Associação Jita Kyoei de Judô Kodokan, Associação de Judô Rio Claro, Associação Desportiva e Cultural Fábrica de Campeões, Associação Crescendo para o Futuro, Associação de Pais e Amigos do Judô de Limeira, Associação Sementes do Futuro do Judô, Associação Bushidô de Judô Kodokan, Secretaria Esportes e Lazer de Leme, Academia Leonardo Cassab, Associação de Judô Nakashima e Associação Projeto Moura de Judô.
Entre os membros da diretoria da 8ª DRJ Oeste que participaram do encontro estavam os professores Sidnei Paris, delegado regional; Marilaine Ferranti, coordenadora de arbitragem; Sidnei Paris Júnior, tesoureiro e coordenador de informática; Rodolfo Mathias, coordenador assistente de arbitragem; e Marcus Henrique Galvão Bastazini, coordenador assistente de informática.
Judô Paulista
19 de maio de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos BUDPRESS
Araras – SP