Brasil conquista 17 medalhas no Pan e o primeiro lugar geral

Encerrou-se neste sábado, 30, o Campeonato Pan-Americano de Havana – Cuba – e o Brasil conquistou a primeira colocação geral ao garantir 17 medalhas, sendo sete de ouro, quatro de prata e seis de bronze.

No primeiro dia de competição, 29, o Brasil havia conquistado cinco ouros, uma prata e dois bronzes e fechou a competição no sábado com mais dois ouros, três pratas e quatro bronzes.

Um dos cinco ouros conquistados no primeiro dia foi o do paulista do E.C.Pinheiros Charles Chibana (66kg). Outro paulista do E.C.Pinheiros, Eric Takabatake (60Kg) conquistou o bronze.

“Foi uma luta dura na final. O mexicano veio fechado, só esperando meu erro. Eu tive calma, consciência para esperar o momento e conquistar esse ouro. Foi apenas mais um passo na preparação para os Jogos Olímpicos”, disse Chibana.

Os judocas paulistas do E.C. Pinheiros Rafael Silva (+100Kg) e Tiago Camilo (90Kg) foram os campeões do último dia de competição. E a judoca paulista da Associação Rogério Sampaio, Maria Suelen Altheman conquistou a medalha de prata.

Após vencer três lutas por ippon, Tiago disse: “São cinco títulos pan-americanos. Estou muito feliz pela maneira como eu lutei. Venho me sentindo cada vez melhor no tatame, meu judô vem saindo desde as últimas competições o que me dá muita felicidade. Conseguir lutar como eu sempre lutei ainda mais agora perto dos Jogos”.

Após fazer a final dos pesados com o brasileiro David Moura, que disputa com ele ponto a ponto a vaga olímpica, Rafael comentou: “Fiz boas lutas. Fazer a final com um brasileiro é sempre complicado, porque a gente se conhece bastante. Não tem nada definido ainda. Temos mais duas competições pela frente. Expectativa está grande já para o Grand Slam de Baku, que é na próxima semana e depois vou ter um tempo maior para treinar pro Marsters, em Guadalajara”.

“É um campeonato muito importante para a gente por causa da pontuação. Chegar à final para mim foi uma vitória, porque ano passado eu não participei. A final foi disputada, eu consegui fazer algumas pegadas que eu havia treinado para fazer com ela (Ortiz) e estou vendo que cada vez evoluo mais um pouco. Um degrau de cada vez rumo aos Jogos”, disse Suelen.

O quadro de medalhas para o Brasil focou da seguinte forma:

Ouro: Sarah Menezes (48Kg), Érika Miranda (52Kg), Mariana Silva (63Kg), Felipe Kitadai (60Kg), Charles Chibana (66Kg), Tiago Camilo (90Kg) e Rafael Silva (+100Kg)

Prata: Alex Pombo (73Kg), Mayra Aguiar (78Kg), Maria Suelen Altheman (+78Kg) e David Moura (+100Kg)

Bronze: Eric Takabatake (60Kg), Nathália Brigida (48Kg), Rafaela Silva (57Kg), Luciano Correia (100Kg), Vitor Penalber (81Kg) e Rochele Nunes (+78Kg).

Confira abaixo:
Resultados – Campeonato Pan-americano Havana 2016
Quadro de medalhas – Campeonato Pan-americano Havana 2016

Com informações da Assessoria de Imprensa da CBJ

Assessoria de Imprensa da F.P.Judô

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros