Em 09 de junho, domingo, o Ginásio Municipal “Milton Olaio Filho”, na cidade de São Carlos, foi palco das disputas da elite do judô paulista. A Fase Final do Campeonato Paulista Sênior 2019 reuniu os melhores e mais bem preparados judocas do estado de São Paulo, onde ficou definido os Campeões Estaduais de todas as categorias da Classe Sênior, nos gêneros masculinos e femininos.
Na cerimônia de abertura, com a presença do Presidente Alessandro Puglia mais uma vez recepcionando os participantes, o público e as autoridades presentes na mesa de honra, o Vice-Presidente José Jantália realizou com maestria todo o cerimonial.
Prestigiando o evento, os medalhistas olímpicos Douglas Vieira e Carlos Honorato, prata em Los Angeles 1984 e Sydney 2000 respectivamente, o professor Sebá Alexandre, anfitrião do evento e representante do prefeito e Secretário de Esportes e Cultura de São Carlos, os Delegados Regionais da F.P.Judô e os mestres Kodanshas Paulistas.
Mokutô em memória do professor Joaquim Teruo Nakamura
Voz de comando dado pelo professor Hatiro Ogawa, antes do Rei inicial da competição, foi realizado o Mokutô em memória ao professor Joaquim Teruo Nakamura, falecido em 1º de junho, em Tupã.
Inovação com o “Troféu Ippon”
Durante seu discurso inicial, o Presidente Puglia anunciou uma novidade nesta edição do Campeonato Paulista Sênior: Além da premiação com medalhas aos quatro classificados de cada categoria, os campeões de cada categoria receberiam um troféu. E para os judocas que aplicassem o maior número de Ippons durante a competição, seriam premiados com o “Troféu Ippon”, sendo um para o masculino e outro para o feminino. Para isso, em cada uma das seis áreas montadas no ginásio, haveria um árbitro responsável para anotar os Ippons aplicados nas lutas que seria enviado à mesa técnica, onde seria realizado o controle e contagem dos ippons de cada atleta.
Os contemplados com o Troféu Ippon foram Michael Vinícius de Oliveira Marcelino do Sesi SP e Amanda Cavalcanti de Oliveira do A.D. São Caetano, que também receberam um certificado de acesso por um ano do Athlete Analyzer, o aplicativo de avaliação e controle de desempenho por videos, desenvolvido na Suécia e representado no Brasil pelo medalhista olímpico Tiago Camilo.
Alto nível técnico
O que se presenciou neste domingo foram o excelente nível técnico dos judocas paulistas, com lutas fortes, precisas, técnicas e que muitas vezes foram vencidas nos detalhes e outras por ippons espetaculares. Esse é o campeonato mais forte e técnico da F.P.Judô.
Clique aqui e confira os resultados completos.
Clique aqui e confira a documentação fotográfica do evento.
Por: Assessoria de Imprensa da F.P.Judô