Alessandro Puglia entrega certificado de shichi-dan a Paulino Namie © 10 DRJ
Paulino Tohoru Namie, um dos maiores formadores da base do Estado de São Paulo e do Brasil, recebeu o grau shichi-dan (7º dan) sexta-feira passada (8), em cerimônia presenciada por familiares, alunos, amigos e autoridades esportivas e políticas no dojô principal da Associação Namie de Judô. Os professores Alessandro Panitz Puglia, presidente da Federação Paulista de Judô (FPJudô) e Yoshiyuki Shimotsu, coordenador de exame da FPJ e coordenador de curso da 10ª DR Central, entregaram o certificado e o obi ao sensei Namie.
Com cerca de 300 alunos filiados, professor Paulino já formou mais de 100 faixas-pretas, além de ter sido o precursor e o responsável pela criação dos cinco polos que ministram aulas de judô na cidade de Mogi das Cruzes (SP).
Namie tem alunos de altíssima qualidade espalhados por alguns dos principais clubes do Brasil, como Minas Tênis Clube (MG), Sogipa (RS), Clube Athletico Paulistano (SP) e Esporte Clube Pinheiros (SP). “Eu agradeço imensamente a presença dos meus primeiros alunos aqui nesta cerimônia. Foram eles os responsáveis por dar o pontapé inicial na minha trajetória como professor de judô há quase 40 anos”, disse o professor Paulino durante a cerimônia.
Entre os seus primeiros alunos faixas-pretas estavam presentes Eduardo Tokuda, o primeiro formado por sensei Namie, Gerson Komatsu, Marcelo Silva, Marcos Antônio Cândido, Ricardo Ferreira, Fernando Arruda, Édson Marques de Souza, atual presidente da Associação Namie de Judô, Anderson Hideki Namie, Luciana Watanabe, Jeferson Takeshi Redondo, Osmar Pereira Luz e, por fim, o professor Leandro Tomé Corrêa, atual delegado regional da 10ª DR Central.
Entre os familiares do professor Paulino que compareceram à cerimônia estavam seu pai sensei Sethiro Namie, sua mãe Mary Namie, seu irmão Ricardo Tikara Namie, sua esposa Regina Ikuta Namie e suas filhas Letícia, Renata e Camila. O professor Sethiro (6º dan) exerceu o cargo de vereador de Mogi das Cruzes por 24 anos. Além de ser considerado um dos esportistas mais competentes do judô nacional, é portador de uma conduta ímpar como político, cidadão e pai de família.
O secretário de Esportes de Mogi das Cruzes, Everton Komatsubara, bem como seus assessores Tiko Franco e Leandro Yoshida, marcaram presença na cerimônia de outorga de dan. “A prefeitura sempre nos deu todo o apoio necessário e cedeu o local de que precisávamos para os treinos e a prática de judô na cidade. Sou grato por todo o apoio durante a minha carreira como professor do esporte”, afirmou Paulino.
Os professores formados nas décadas de 1960 e 1970 pela Escola de Judô Terazaki, de Suzano (SP), também participaram da cerimônia para saudar Namie e relembrar os tempos do judô na região. Além deles, prestigiaram o evento membros e examinadores da 10ª DR Central: Glauber Aragão, coordenador técnico adjunto; Leandro Said, coordenador de arbitragem; e Luiz Cláudio Assis, tesoureiro e responsável pelos cursos de kata.
Os professores Fernando Arruda, secretário, e Flávio Chapela, coordenador de arbitragem da 10ª DR, foram os responsáveis por organizar a festa em que foi celebrada a promoção do sensei Paulino.
O professor Paulino Namie recebeu sua graduação de sho-dan (1º dan) no dia 15 de fevereiro de 1978, quando tinha apenas 18 anos. Posteriormente, a faixa preta ni-dan (2º dan) veio aos 21 anos; o san-dan (3º dan), aos 24; o yon-dan (4º dan), aos 36 e o go-dan (5º dan) aos 41. A faixa vermelha e branca roku-dan (6º dan) lhe foi outorgada aos 49 e, finalmente, a shichi-dan (7º dan), 12 anos depois, aos 61.