A seletiva reuniu judocas das 16 delegacias regionais
Com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo e da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou no dia 23 de outubro a seletiva estadual para o Meeting Interestadual Interclubes 2021, sediado anualmente numa das cidades-polo do judô de Santa Catarina.
Este ano é São José, na grande Florianópolis, que deve reunir mais de mil atletas das classes sub 11 a sub 18 do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, além de São Paulo, que deverá levar 348 atletas e mais de 100 técnicos e membros da imensa comissão técnica bandeirante. A competição foi criada em 2002 pelos professores Roberto David da Graça (SC), Francisco de Carvalho Filho (SP), Renato Fruehwirth (PR) e Matias Pauli de Azevedo (RS).
A cerimônia de abertura da seletiva reuniu grandes nomes do judô paulista, entre os quais Alessandro Panitiz Puglia, presidente da FPJudô; Alex Mognon, secretário de Esporte e Lazer de São Bernardo do Campo; Arnaldo Queiróz Pereira, secretário geral da FPJudô; Solange de Almeida Pessoa Vinc, vice-presidente; Joji Roberto Kimura, vice-presidente; João David da Graça, coordenador de arbitragem; Marco Aurélio Uchida, coordenador técnico; Antônio Carlos Mesquita, presidente da comissão disciplinar; delegados regionais José Gildemar de Carvalho, da 9ª DRJ ABC, e Alberto Silva Bittencourt, da 11ª DRJ Litoral; Daniel Dell’Aquila, presidente do IKB; e os professores Kodanshas Ivo Nascimento de Santos; Mirian Minakawa de São Paulo; Pedro Nery de Santos; e o renomado professor Koji Kiwada, o Kodão, pai do sensei Marcelo Kiwada, falecido no início desse ano, vítima do covid-19.
Em obediência às medidas sanitárias de prevenção ao covid-19, a primeira disputa que envolveu judocas da base pós-pandemia, ainda teve que ser realizada com os portões do ginásio fechados sem a presença da torcida e familiares em função das determinações da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Somente atletas e membros das comissões técnicas puderam permanecer no interior do ginásio. A FPJudô está na expectativa da liberação total dos eventos indoor, seguindo a tendência do que já acontece nos estádios de futebol.
Nos tatamis uma geração de judocas parecia ávida por disputas, querendo recuperar o tempo em que ficaram trancados em casa. A garra e a determinação superaram de longe a qualidade técnica.
Na avaliação de Marco Aurélio Uchida, novo coordenador técnico da FPJudô, apesar do tempo de paralisação, a expectativa quanto ao desempenho da equipe paulista no meeting é bastante alta.
“São Paulo é um Estado formador, as entidades são muito conceituadas e fazem excelente trabalho na formação das novas gerações que, geralmente, são bem preparadas tecnicamente para enfrentar todos os desafios que surgem. A nossa expectativa é muito alta, mas é claro que nenhuma das equipes que vão a Santa Catarina estará no auge da preparação técnica e física. Todos os atletas estão recomeçando e a grande maioria de professores não inscreveu ninguém na disputa, entendendo que os judocas ainda não estão em condições de competir. E nós entendemos que este processo deve acontecer naturalmente”, avaliou Uchida.
A coordenação de arbitragem da FPJudô convocou 43 árbitros que, sob a supervisão de João David da Graça, atuaram nos oito shiai-jôs montados no Centro de Excelência Esportiva do Handebol, em São Bernardo do Campo.
Confira aqui a relação completa dos judocas das 16 delegacias regionais, classificados para representar o Estado de São Paulo no Meeting Interestadual Interclubes 2021.