Terras Altas Resort & Convention Center © Arquivo
Numa iniciativa inédita, as coordenações técnica, de cursos e de eventos da Federação Paulista de Judô (FPJudô) apresentaram no bonenkai 2022 um resumo das atividades realizadas pela entidade nesta temporada.
A tradicional festa de fim de ano foi realizada no Terras Altas Resort & Convention Center em Itapecerica da Serra, a apenas 25 km de São Paulo.
No grupo de ações administrativas, técnicas, esportivas e sociais realizadas em 2022 estão campeonatos, torneios, festivais, cursos, módulos, workshops, conquistas paulistas, treinamentos, graduação, empreendedorismo institucional, parcerias, presença digital e homenagens àqueles que partiram durante o ano.
O conteúdo formatado para a retrospectiva de 2022, elaborado pelos coordenadores dos departamentos que compõem a entidade, foi apresentado por Alessandro Panitz Puglia, presidente da FPJudô; Arnaldo Luiz de Queiróz Pereira, secretário-geral da FPJudô; e Marcelo Fugimoto, responsável pela comunicação digital da entidade.
Professores kodanshas, técnicos, dirigentes, delegados regionais e a equipe de colaboradores da federação foram recebidos por Francisco Nakano, faixa-preta prefeito de Itapecerica da Serra, município onde fica o Terras Altas Resort & Convention Center. Ele abriu o encontro dando boas-vindas aos participantes. Todos os professores kodanshas do Estado de São Paulo foram convidados, mas nem todos puderam comparecer ao bonenkai, abrilhantado por 36 deles.
Tiveram suas histórias contadas 41 eventos registrados no website da FPJudô, canal oficial da entidade; alguns, porém, ficaram de fora porque não receberam cobertura. A FPJudô promete fazer um grande esforço para que nos próximos anos todos os acontecimentos sejam compartilhados com a comunidade judoística do Estado em seus canais oficiais de comunicação.
Ao todo, a secretaria da FPJudô recebeu pouco mais de 13.500 inscrições para os torneios oficiais disputados pelos 9 mil judocas filiados, representantes das 354 agremiações que se filiaram nesta temporada. Os 41 torneios que tiveram cobertura e destaque são:
Copa São Paulo Aspirantes
Copa São Paulo de Judô Veteranos
Copa São Paulo de Kata
Divisão Especial Copa São Paulo de Judô
Campeonato Paulista Inter-regional da Capital
Campeonato Inter-regional 7ª DR Sudoeste
Campeonato Inter-regional 9ª DR ABC
Campeonato Inter-regional 6ª DR Araraquarense
Inter-regional 12ª DR Mogiana
Campeonato Paulista Sênior
Campeonato Paulista de Kata
Campeonato Paulista Sub 18
Open Ajinomoto Aspirante
Paulista por Faixas
Torneio Budokan 2022
Campeonato Paulista Sub 21
Paulista Regional da 11ª DR Litoral
Paulista Regional Aspirante da 2ª DR Vale do Paraíba
Paulista Regional Aspirante da 8ª DR Oeste
Paulista Regional Aspirante da 14ª DR Vale do Ribeira
Paulista Regional Aspirante da 12ª DR Mogiana
Paulista Inter-regional Aspirante e Especial
Campeonatos Paulista Sub 13 e Sub 15
Primeiro Festival Escolar da 1ª Delegacia Capital
Festival e Paulista Inter-regional da 6ª Araraquarense
Módulo de fundamentos técnicos de Olímpia
Paulista Inter-regional Aspirante da 15ª Grande Campinas
Paulista Inter-regional Aspirante da 10ª DR Central
Paulista Inter-regional Aspirante da 7ª DR Sudeste
Campeonato Paulista Aspirante Fase Final
Campeonato Paulista Aspirante Sub 9 e Sub 11
52º Torneio Beneméritos 2022
Copa Jesus Gonçalves Beirigo
Campeonato de Judô da 10ª Central
Torneio de Judô Unilins
XI Festival João Gonçalves Filho
Torneio Edgard Ozon
Copa Ozires Silva de Judô
IX Torneio Aberto de Judô de Taquarituba da 16ª Sul Itapeva
III Festival Aberto de Judô Projeto Anjos do Futuro
Este foi um ano muito empolgante para todos que bucaram conhecimento, pois as coordenações de cursos, de arbitragem e técnica da FPJudô promoveran grande número de cursos, módulos e workshops no decorrer da temporada.
Os mais de 12 eventos destinados à transmissão de conhecimento foram acompanhados por mais de três mil judocas filiados. São eles: Seminário estadual de arbitragem; Curso de formação de juízes de nage-no-kata; Curso de capacitação para juízes de kata com o mesmo sistema utilizado pela FIJ; Módulo de história, filosofia, ética e terminologias de judô; Módulo de oficiais técnicos; Módulo de fundamentos técnicos; Aula magna do projeto Keisei No Michi da FPJudô em parceria com o CREF4/SP; Curso sobre prevenção ao uso de drogas a jovens judocas, em parceria com o Denarc; Nova metodologia das provas da arbitragem da FPJudô; Segundo workshop do Denarc para atletas de judô e atletismo do Centro de Excelência Esportiva; Curso de formação de juízes de kime-no-kata e kodokan goshin jutsu; Parceria FPJudô e CREF4/SP para qualificação de profissionais.
Este foi um dos tópicos mais interessantes do encontro, pois mostrou as conquistas dos atletas e clubes paulistas em torneios nacionais, continentais e internacionais. Para regozijo dos mais de 1.500 professores e técnicos cadastrados na entidade, mais uma vez os atletas de São Paulo provaram a força e a qualidade técnica que possuem.
As 12 conquistas paulistas nesta temporada foram: São Paulo vence campeonato Brasileiro da Região V com 153 medalhas; São Paulo conquista 14 medalhas e sagra-se campeão brasileiro sênior; Seleção Paulista é campeã geral do Campeonato Brasileiro Sub 18; Brasil vence Grand Prix Paralímpico de Judô de São Paulo; Judokas do Centro de Excelência Esportiva obtêm ouro e se classificam para os JEBs 2022; Esporte Clube Pinheiros conquista quatro ouros e é campeão da Taça Brasil Sub 21; Clube Paineiras do Morumby é campeão geral da Copa Minas de Judô; São Paulo conquista mais da metade das medalhas de ouro em Joinville; São Paulo é campeão absoluto de kata em Joinville; São Paulo vence o Campeonato Brasileiro Sub 21 por equipes mistas; Com sete paulistas, seleção brasileira estreia no mundial do Uzbequistão; e Bia Souza leva a prata contra a francesa Romane Dicko.
O treinamento e a preparação são essenciais para garantir que os atletas estejam devidamente habilitados para defender suas escola e clubes. E a FPJudô se preocupa em proporcionar-lhes as habilidades e conhecimentos necessários para o sucesso nos certames atuais e futuros.
Com base neste objetivo, a Federação Paulista de Judô realizou 12 treinamentos para a base, treinamentos de campo e eventos de graduação. São eles: Quantidade de graduados confirma gigantismo do judô no Estado de São Paulo; Treinamento de campo leva mais de 180 judocas a Araras; Treinamento de campo das seleções sub 13 e sub 15 reúne técnicos em São Bernardo; Segundo treinamento de campo resgata valores e fundamentos do judô Kodokan; Treinamento de campo leva mais de 300 crianças e jovens a Aguaí; Treinamento de campo com atletas de Quebec atrai cerca de 450 judocas a São Bernardo; Treinamento conjunto anuncia o fim da era do isolacionismo no judô paulista; FPJudô retoma treinamento da base no CAT com maior número de classes; Delegacias do Vale do Ribeira, Sudoeste e Grande Campinas realizam outorga de graduação; Treinamentos regulares no CAT Sub 9, Sub 11, Sub 13, Sub 15, Sub 18 e Sub 21; Treinamentos regulares de kata no CAT; e Treinamentos regulares para os veteranos no CAT.
O setor administrativo também foi citado no encontro por suas ações e parcerias institucionais que proporcionaram avançõs na promoção e no compartilhamento de conhecimento, na obtenção de recursos e na utilização de tecnologias na criação de projetos inovadores que beneficiaram as áreas envolvidas. Com este objetivo foram realizadas 26 iniciativas:
Vivemos uma época em que ter presença digital é essencial para nos mantermos conectados ao nosso público, parceiros e amigos, bem como para estarmos a par das últimas tendências e novidades.
Nesse sentido o portal da FPJudô mantém a média mensal de 10 mil visitantes, enquanto seu Instagram reúne cerca de 8.800 seguidores, 11 mil curtidas na página e a média mensal de mais de 30 mil visualizações. Sem contar a impressionante média mensal superior a 113 mil visualizações em todas os nossos canais: fpj.com, Facebook, Instagram e Flickr.
Outra iniciativa importante do bonenkai da FPJudô 2022 foi a homenagem feita aos amigos professores e seus entes queridos que dedicaram grande parte de suas vidas ao desenvolvimento do judô paulista e brasileiro e que partiram este ano deixando muita saudade.
Entre os professores que faleceram este ano estão os professores kodanshas Takeshi Nitsuma, José Raimundo da Silva, Luiz Carlos Mubarack, Luiz Catalano Calleja e Antônio Matsuura; os profesores Antônio Balduíno da Silva, Newton Vomero, Kokiti Ura e Júlio Kawakami; e as senhoras Tiyomi Kimura Ikegaya, Satsuki Yanaguimori e Hiroko Sakihama Chibana.
Clique AQUI e veja o PDF da apresentação feita neste fim de semana.
Clique AQUI e acesse a pasta de fotos completa do bonenkai da FPJudô 2022.
O presidente Alessandro Puglia foi surpreendido com uma homenagem dos amigos mais próximos, que lhe entregaram uma placa com a seguinte mensagem:
Em expressão de reconhecimento, a diretoria e os delegados regionais da Federação Paulista de Judô prestam esta homenagem em virtude de seu brilhante trabalho, incessante dedicação e notável resiliência, qualidades dignas de um verdadeiro judoca.
Emocionado com a surpresa, o dirigente agradeceu a homenagem recebida e aproveitou para parabenizar a todos que organizaram o bonenkai, principamente aqueles que paticiparam do almoço que reuniu grandes nomes da modalidade.
“A nossa diretoria achou por bem reunir o maior número possível de professores kodanshas e todos aqueles que se unem a nós diariamente na importante missão de fomentar a nossa modalidade em São Paulo – e deu certo. Pela primeira vez a federação paulista promove um evento à altura daqueles que edificam e dignificam a modalidade e estou muito feliz por vê-los felizes conosco, desfrutando um momento especial e esta confraternização que visa a fortalecer nossos laços de amizade e o nosso interesse comum que é tornar o judô paulista cada dia mais forte”, disse o dirigente.
Entre os professores kodanshas presentes estavam Alessandro Panitz Puglia, Antônio Honorato de Jesus, Antônio Rizzardo Rodrigues, Antônio Tadeu Tardelli Uehara, Bento Emanoel Aleixo, Edson Alcarde Everaldo, Eduardo Freire da Silva, Eduardo Kitadai, Eduardo Melato Neto, Fernando Castalano Calleja, Henrique Serra Azul Guimarães, Jair Nunes de Siqueira, Jairo Rodrigues de Andrade Filho, José Paulo da Costa Figueirôa, José Gomes de Medeiros, Kenzo Matsuura, Luiz Yoshio Onmura, Massakatsu Akamine, Maurílio Cesário, Michiharu Sogabe, Milton Ribeiro Correa, Milton Trajano da Silva, Nelson Antônio Claudino, Nelson Hirotoshi Onmura, Nelson Shigueki Koh, Orlando Sator Hirakawa, Osvaldo Hatiro Ogawa, Renato Dagnino, Rioiti Uchida, Roberto Joji Chiba Kimura, Rubens Pereira, Samir Guedes Salomé, Sergio Barrocas Lex, Silvio Tardelli Uehara, Sumio Tsujimoto e Yoshiyuki Shimotsu.
1ª DR. Capital – Hissato Yamamoto
2ª DR. Vale do Paraíba – Cláudio Calasans Camargo
3ª DR. Centro Sul – Argeu Maurício de Oliveira Neto
4ª DR. Alta Paulista – Raul de Mello Senra Bisneto
5ª DR. Noroeste – Wilmar Terumiti Shiraga
6ª DR. Araraquarense – Fábio de Almeida Feltrim
7ª DR. Sudoeste – Jiro Aoyama
8ª DR. Oeste – Sidnei Paris
9ª DR. ABC – José Gildemar de Carvalho
10ª DR. Central – Leandro Tomé Correa
11ª DR. Litoral – Alberto Silva Bittencourth
12ª DR. Mogiana – Cléber do Carmo
13ª DR. Alta Sorocabana – André Gustavo Gonçalves
14ª DR. Vale do Ribeira – Akira Hanawa
15ª DR. Grande Campinas – Celso de Almeida Leite
16ª DR. Sul – Takeshi Yokoti
Mario Manzatti
Mário Assis
Simone Fernandes
José Jantalia
Alexandre Janotta Drigo – Coordenador do departamento científico da FPJudô
Arnaldo Luiz de Queiroz Pereira – Secretário-geral da FPJudô
Fernando Ikeda – Secretário executivo da FPJudô
Henrique Serra Azul Guimarães – Coordenador do Centro de Excelência de São Bernardo do Campo
Luís Alberto dos Santos – Coordenador do departamento de cursos da FPJudô
Marco Aurélio Uchida – Coordenador do departamento Técnico da FPJudô
Marcelo Fugimoto – Coordenador de marketing digital da FPJudô
Paulo Pinto – Coordenador do departamento de comunicação da FPJudô
Rogéria Cozendey – Coordenadora do departamento veteranos feminino
Yoshiyuki Shimotsu – Coordenador do departamento de exames de graduação
Francisco Nakano – Prefeito de Itapecerica da Serra
Geraldo Luís Pedroso – Secretário de Esporte e Lazer de Itapecerica da Serra
Marco Antônio Costa – Técnico do Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo
Mário Maeda – Diretor do Centro Olímpico de São Paulo
Marco Magri Benador – Professor
Fernando Hirakawa – Professor
Antônia Giorgiano
Beatriz da Silva Borges Neves
Bruno César Silva Rizzardo
Danusa Shira Bittencourth
Elza Honorato
Gabriel Garcia Siqueira
Hyago Marafante
Juliana Cesana
Leonor Leite
Marília Almeida da Silva Claudino
Marcelo de Jesus Borges Neves
Paula Quintino dos Santos
Pietro Shira Bittencourth
Rafaela do Carmo
Stephanie Oliveira Siqueira
Tânia Fernandes Bomvechio
Valéria Cristina