Fotos: Alexandre Loureiro/CBJ
Nesta segunda-feira (11), o judô paulista encerrou o dia com mais três medalhas, dois ouros com Duda Bastos (63 kg) e Luan Almeida (81 kg). Enquanto Maria Oliveira (70 kg) ficou com a prata — dois atletas do SESI-SP e uma atleta do Clube Paineiras do Morumby. O Brasil ainda conquistou outro ouro com Matheus Nolasco (73 kg), natural de São José dos Campos, cidade do interior de São Paulo, mas que atualmente representa a SOGIPA.

Luan Almeida venceu com facilidade suas lutas contra Elias Veron Fernandez (PAR), Daniel Shulgin (EUA) e Arthur Karpukov (CAN).
Maria Oliveira estreou com vitória sobre Victoria Ramirez Peguero (DOM), superou Shavon Gonzalez (EUA) nas semifinais, mas foi superada pela Heidy Santillana (COL) na final.
Duda Bastos foi dominante nas três lutas, demonstrando muita tática, controlando os combates do início ao fim, contra Noilyn Aguilar Bravo (CRC), Ivette Fuentes (VEN) e Emily Daniela Jaspe (EUA).

“Vencer um campeonato como este é extraordinário, nunca participei de uma competição como esta. Apesar de já ter participado de mundiais, o nível que os Jogos apresentam, a importância da medalha de ouro que garante a nossa vaga nos Jogos Pan-americanos Sênior de 2027 torna tudo mais especial.” comentou Duda após a vitória.
Amanhã (12) acontecem as últimas disputas individuais, com mais cinco brasileiros no tatame — entre os atletas representantes do judô paulista, apenas Dandara Camilo (78 kg), da Sociedade Esportiva Palmeiras, estará em ação.