O vice-campeão olímpico William Lima volta a competir no peso meio-leve (-66kg) nesta sexta-feira (28), durante o Grand Slam de Abu Dhabi, penúltima etapa do IJF Tour 2025. O atleta do Esporte Clube Pinheiros, filiado à Federação Paulista de Judô, será o único representante do estado de São Paulo no evento.
A competição marca o retorno de William à categoria em que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Após os Jogos, o judoca passou por uma cirurgia que exigiu um longo processo de recuperação, afastando-o dos tatames por vários meses.
No retorno, ele atuou inicialmente na categoria acima (-73kg) para readquirir ritmo de competição. Pelo IJF Tour no leve, participou do Grand Prix de Lima e do Grand Prix de Guadalajara, mas não avançou nas chaves. Sua última competição na categoria foi em território nacional, quando conquistou a medalha de ouro no Troféu Brasil — principal competição adulta do país.
Além de William, o Brasil contará com outros cinco titulares em Abu Dhabi: Daniel Cargnin (-73kg); Marcelo Fronckowiak e Rafael Macedo (-90kg); Leonardo Gonçalves (-100kg); e Rafaela Silva (-63kg).