Neste domingo, dia 19 de julho, o Centro de Excelência de São Bernardo do Campo recebeu mais uma etapa do processo de graduação da Federação Paulista de Judô (FPJudô). O Exame de Fundamentos Técnicos, realizado em conjunto pela 9ª Delegacia Regional do ABC e pela 11ª Delegacia Regional do Litoral, reuniu 105 candidatos.

O exame foi coordenado pelos delegados regionais Sen sei Marcelo Nery, da 9ª Delegacia, e Sen sei Alberto Bittencourt, da 11ª Delegacia, reunindo judocas do ABC, do Litoral e de outras regiões do Estado de São Paulo. A banca examinadora foi conduzida pelo Sen sei Shimotsu, e foram convocados 30 avaliadores, distribuídos em 10 bancas, para a avaliação dos candidatos.

Os candidatos almejam à faixa-preta (1º Dan) e às graduações de 2º, 3º, 4º e 5º Dan. O evento contou com a presença do presidente da Federação Paulista de Judô, Henrique Guimarães, medalhista olímpico, além de professores que integraram a banca examinadora e acompanharam o exame. A diretoria da 9ª Delegacia Regional do ABC e da 11ª Delegacia Regional do Litoral esteve mobilizada na organização dos trabalhos.

A realização de exames por meio das delegacias regionais integra um modelo implantado pela gestão do presidente Henrique Guimarães. Diante do número de candidatos às graduações em todo o Estado de São Paulo, a descentralização dos exames de fundamentos técnicos tem contribuído para a organização e o controle do processo avaliativo.

Ao comentar a realização do evento, o delegado regional da 9ª Delegacia, Sen sei Marcelo Nery, agradeceu a confiança depositada pela presidência da Federação Paulista de Judô e destacou a parceria com o Sensei Alberto Bittencourt na organização conjunta dos trabalhos.

“Foi um grande evento, marcado pela organização, pelo espírito do judô e pelo nível técnico das avaliações. Desejo sucesso a todos os candidatos que estiveram aqui para dar mais um passo em sua trajetória dentro da nossa modalidade”, afirmou o Sen sei Marcelo Nery.

Também estiveram presentes como avaliadores os delegados Regionais Jiro Ayoama da 7DR e Glauber Aragao da 10 DR.
A expectativa da organização foi alcançada e o Exame de Fundamentos Técnicos transcorreu dentro do padrão técnico estabelecido, reafirmando o compromisso da Federação Paulista de Judô com a formação de novos faixas-pretas e graduados.