Beatriz Souza e Rafael Silva – imagem: ijf.org
Na próxima sexta-feira, dia 2 de agosto, a competição olímpica de judô terá a participação de dois atletas paulistas da seleção brasileira que entrarão no tatame. Entre os destaques, temos Beatriz Souza e Rafael Carlos da Silva, o Baby, representando o Brasil.
Beatriz Souza, nascida em Itariri, no litoral de São Paulo, em 20 de maio de 1998, é uma competidora experiente e talentosa. Medalhista nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, conquistou a medalha de bronze no judô na categoria +78kg e é vice-campeã mundial, com dois bronzes em mundiais.
Com um total de 24 medalhas no circuito internacional da IJF, Beatriz, que é atleta do Esporte Clube Pinheiros, enfrentará, na sua estreia olímpica, a vencedora do Canadá, Izayana Marenco.
Já Rafael Carlos da Silva, nascido em Campo Grande em 11 de maio de 1987, é uma referência no judô brasileiro. Com duas medalhas de bronze olímpicas em Londres 2012 e Rio 2016, além de quatro medalhas individuais em Campeonatos Mundiais de Judô, sendo uma de prata e três de bronze, ele também é hexacampeão Pan-Americano.
O judoca, atleta do Esporte Clube Pinheiros, participará de sua quarta Olimpíada e enfrentará o atleta Ushangi Kokauri, do Azerbaijão.
O professor Leandro Guilheiro, Head Coach do Esporte Clube Pinheiros, falou sobre o desempenho esperado pelos atletas:
“Eu acredito que eles vão fazer uma ótima Olimpíada. O Baby é um cara já com duas medalhas olímpicas. A Bia ainda pra sua primeira Olimpíada, mas já com três medalhas em campeonatos mundiais e eles estão preparados. Eu acho que o grande foco é em ter um bom desempenho na Olimpíada, lutar muito bem, porque o resultado, a medalha, ela acaba sendo consequência do que acontece ao longo do dia, tem várias variáveis ali e, se você desempenhar muito bem, estiver muito bem, conseguir implementar o Judô que vem sendo treinado, as coisas acontecem como aconteceu para a Larissa e com o William. Só espero que eles lutem muito bem, que o resto se desenrola.”