Neste domingo, a cidade de Campinas sediou o Torneio Internacional amistoso de Judô, que promoveu um desafio entre atletas da seleção sub-18 do Canadá e judocas de Campinas e região. A iniciativa buscou fortalecer o intercâmbio técnico e cultural na modalidade, promovendo o crescimento do judô e o fortalecimento de laços entre os países.
O torneio contou com a presença de atletas canadenses das províncias de Quebec e British Columbia, que disputaram confrontos com judocas locais, além de atividades de treinamento e troca de experiências. Entre os convidados especiais estiveram os Kodanshas Sérgio Pessoa, Samir Salomé, Odair Borges, Fati Merah e Aline Strasdin, que lideraram uma atividade técnica aberta a atletas e praticantes de judô de várias idades.

A realização foi do Clube Cultura, com apoio da Federação Paulista de Judô, Prefeitura de Campinas, Statera e Anima RH. Além das competições e treinamentos, o evento celebrou a tradição do judô na cidade e proporcionou ao público a oportunidade de acompanhar judocas de alto rendimento e fortalecer a cultura esportiva local.
O presidente da Federação Paulista de Judô, Henrique Guimarães, participou da cerimônia de abertura e destacou a importância de sediar eventos internacionais no interior de São Paulo, reforçando o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre países.

Intercâmbio técnico e cultural
O treinador Sérgio Pessoa, que vive no Canadá há mais de duas décadas, foi responsável por articular a vinda da delegação canadense. Ao todo, 27 atletas das províncias de Quebec e British Columbia participaram das atividades na cidade de Campinas.