Cinco judocas do Centro de Excelência Esportiva obtêm o ouro e se classificam para os JEBs/2022

Matheus Nolasco, campeão dos -73kg © Arquivo

A fase final será realizada de 15 a 17 de setembro em Aracaju (SE), cidade-sede escolhida pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE)

Por Paulo Pinto / FPJCOM
8 de julho de 2022 / Curitiba (PR)

No último fim de semana, realizou-se a etapa final dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo de 2022, um torneio muito forte das classes sub 15 a sub 17, da qual a equipe de Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo do Campo participou com 17 judocas, conquistando 14 medalhas. Nove deles disputaram finais e cinco foram campeões, classificando-se assim para os Jogos Escolares Brasileiros. São eles Luana Bigolado (70kg), Bruno Nóbrega (60kg), Matheus Nolasco (73kg), João Felipe Vitório (81kg) e Vinicius Dan Marinho (90kg).

Atletas e comissão técnica da equipe do Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo do Campo © Arquivo

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) têm por objetivo promover a integração e o intercâmbio entre os alunos das unidades escolares de ensino fundamental e médio das redes pública estadual, pública municipal e particular, além das escolas técnicas estaduais e federais em todo o Estado e favorecer a descoberta de novos talentos esportivos que possam ser indicados para integrar a delegação estadual para as Paralimpíadas Escolares (etapa nacional, para os Jogos Escolares Brasileiros), JEBs (CBDE) e Jogos da Juventude (COB) e participar dos programas Bolsa Talento Esportivo e Centro de Excelência Esportiva, além de fomentar o desporto e o paradesporto escolar no Estado de São Paulo.

Vinicius Dan Marinho, campeão e Walter Silva 3º colocado nos -90kg © Arquivo

Na avaliação do medalhista olímpico Henrique Guimarães, coordenador técnico do Centro de Excelência Esportiva, o resultado ratifica a qualidade do trabalho realizado em São Bernardo.

“Os JEESP são uma competição muito forte para todas as modalidades esportivas, na qual estão sempre os melhores atletas paulistas da base. Disputamos apenas a classe sub 17, na qual tivemos cinco campeões, quatro vices e cinco terceiros colocados. Construímos um resultado expressivo, já que este era um dos principais objetivos do Centro de Excelência desta temporada, porque os JEESP são muito importantes para os atletas e para o projeto como um todo.”

Carlos Hayashida, supervisor do judô da Prefeitura de São Bernardo do Campo atuando como técnico © Arquivo

Guimarães enfatizou que todos os professores estão de parabéns pela dedicação, assim como os atletas que confiam na comissão técnica e vêm fazendo um trabalho diário árduo em dois períodos de treino. “Este é um resultado mais do que justo, que premia o esforço e a dedicação dos nossos atletas e contempla o esforço do Centro de Excelência Esportiva, que objetiva a formação em alto rendimento.”

Luana Bigolado, campeã dos -70kg © Arquivo

Carlos Hayashida, supervisor do judô da Prefeitura de São Bernardo do Campo, comemorou o excelente resultado de um trabalho que ainda está começando.

“Por se tratar de uma final estadual na classe sub 17, com os resultados obtidos pudemos constatar que estamos no caminho certo. São muitos profissionais envolvidos na formação e preparação dos atletas, uma equipe multidisciplinar focada em fazer o melhor diariamente, e o resultado está começando a aparecer. O sentimento hoje é de gratidão a todos. Além das 14 medalhas conquistadas por 17 judocas, teremos cinco atletas nos Jogos da Juventude em 2022 e isso é motivo de muito orgulho para a Secretaria de Esportes de São Bernardo do Campo”, disse Hayashida.

Vânia Ishii, técnica da equipe são-bernardense © Arquivo

Vânia Ishii, técnica da equipe são-bernardense, destacou a importância do trabalho em equipe que se realiza com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo e da FPJudô.

“Acredito que para o Centro de Excelência Esportiva, este foi o melhor resultado obtido até aqui. Mas, além do resultado em si, o que me emocionou de verdade foi a postura e a garra dos nossos atletas. Ver a evolução de cada um deles foi muito bom. Claro que queremos mais. Temos sim objetivos maiores, mas estamos no caminho certo. Quero agradecer o trabalho de toda a comissão técnica e parabenizar os senseis Elton, Hatiro, Henrique, Fuzita, Yuri, Rato, Hayashida, Argeu e Giovane e a diretoria da FPJudô, na pessoa do presidente Alessandro Puglia, que sempre nos ofereceu o suporte necessário e não tem medido esforços para o judô paulista voltar ao patamar do melhor judô nacional.”

João Felipe Vitorio campeão e Breno Miranda vice-campeão dos -81kg © Arquivo

Vânia agradeceu também à Prefeitura de São Bernardo do Campo junto e ao secretário Alex Mognon. “Ele vestiu a camisa do judô do Centro de Excelência e só faltou entrar nos tatamis para treinarmos juntos. Agradeço a todos, desde a moça que mantém a limpeza do centro à coordenadora, à psicóloga, às assistentes sociais que fazem o papel de mãe, à fisioterapeuta Nádia e ao doutor Marcos.  Estou grata a todos, pois juntos estamos crescendo e fazendo parte da evolução da equipe. Vamos crescer mais e mais.”

Professores Hatiro Ogawa e Henrique Guimarães com judocas do Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo do Campo © Arquivo

O técnico Argeu Cardoso homenageou todos os judocas da equipe. “Foi uma competição forte, na qual vários atletas da classe sub 18 estão muito bem ranqueados pela CBJ. Tivemos um desempenho espetacular de nossos atletas. Na categoria até 60kg tivemos a dobradinha de São Bernardo, com Bruno Nóbrega campeão e Samuel Fernandes, vice. Na categoria -90kg Vinicius Dan sagrou-se campeão vencendo na primeira luta um dos seus principais adversários. No -44kg Marcela Seika ficou com o vice, perdendo somente para atual campeã brasileira. Na categoria -52kg a judoca Mariana levou a prata ao perder para uma de suas principais adversárias. Ainda tivemos resultados importantíssimos com os judocas que conquistaram o bronze: Itamar Naves Júnior (-66kg), Ester Ribeiro (-52kg), Laís Amaral (+70kg), Walter Silva (-90kg) e Raquel Tanji (-48kg). Todos tiveram excelente desempenho.”

Marianna Tortorelli, vice-campeã dos -57kg © Arquivo

Campeões 

Luana Bigolado, -70kg
Bruno Nóbrega, -60kg
Matheus Nolasco, -73kg
João Felipe Vitório, -81kg
Vinicius Dan Marinho, -90kg

Bruno Nóbrega campeão e Samuel Fernandes vice-campeão dos -60kg © Arquivo

Vice-campeões

Brenno Pereira, -81kg
Marianna Tortorelli, -57kg
Samuel Fernandes, -60kg
Marcela Ciolfi, -44kg

Parte da equipe do projeto prestigiando um evento da classe veteranos realizado no Centro de Excelência Esportiva © Arquivo

Terceiros colocados

Itamar Naves Júnior, -66kg
Ester Ribeiro, -52kg
Laís Amaral, +70kg
Walter Silva, -90kg
Raquel Tanji, -48kg

 

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo