Depois de dois anos, Torneio de Judô Unilins volta com força total

Certamente reuniu judocas e agremiações de São Paulo e Mato Grosso do Sul © Arquivo

Em sua 23ª edição a tradicional competição da região Centro-Oeste de São Paulo recebeu 621 atletas de 32 agremiações e 21 cidades

Por Paulo Pinto / FPJCOM
11 de novembro de 2022 / São Paulo (SP)

A Associação de Judô Morimoto de Lins, graças aos esforços da comissão de pais, diretoria, professores e alunos, realizou sábado passado (5) a 23ª edição do Torneio Incentivo de Judô Unilins, tradicional competição que, em função da pandemia, havia sido suspensa nos últimos dois anos.

Autoridades políticas e esportivas prestigiaram a competição © Arquivo

Ailton José Pereira Calado, professor responsável pela organização do torneio, explicou que a retomada do certame foi viabilizada pela parceria entre o Centro Universitário de Lins (Unilins) e sua mantenedora, a Fundação Paulista de Tecnologia e Educação de Lins, com as secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Saúde.

Judocas no shiai-jô durante a cerimônia de abertura © Arquivo

Arivaldo Brolio, presidente da Associação de Judô Morimoto de Lins, destacou que o torneio foi supervisionado pela Federação Paulista de Judô (FPJudô) por intermédio da 5ª Delegacia Regional Noroeste, na pessoa do delegado Wilmar Terumiti Shiraga.

Ao lado de Regina Ayumi Yokota Kiwada e Cauã Yuta Yokota Kiwada, o professor Ailton Calado presta homenagem ao sensei Marcelo Honda Kiwada © Arquivo

Ao todo, 621 crianças e jovens a partir de 4 anos participaram da disputa, representando 32 agremiações de 21 cidades: Araçatuba, Bastos, Bauru, Birigui, Catanduva, Fernandópolis, Guararapes, Ilha Solteira, Jaú, Lins, Marília, Mirassol, Paraguaçu Paulista, Pederneiras, Penápolis, Pompeia, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, São Paulo, Tupã e Valparaíso. Mato Grosso do Sul foi representado por duas equipes: Associação Desportiva Moura, de Campo Grande, e Judô Clube de Três Lagoas.

Judocas acompanham a execução do Hino Nacional © Arquivo

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades políticas e esportivas, entre as quais João Luís Lopes Pandolfi, prefeito de Lins; João Rufino da Silva Júnior, secretário municipal de Esportes; professor Milton Batista Nizato, presidente da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação de Lins; Penha Izar dos Santos Marrera, professora da Escola Técnica de Lins e grande colaboradora do evento; delegados regionais Wilmar Terumiti Shiraga (5ª Noroeste) e Fábio Feltrin (6ª Araraquarense); professores kodanshas Uichiro Umakakeba, Kanefumi Ura e Bento Emanuel Aleixo; Arivaldo Brolio, presidente da Associação de Judô Morimoto de Lins; e Ailton Calado, professor responsável da Associação Morimoto.

Mokusô

A pedido do professor Milton Nizato, foi feito um minuto de silêncio em memória das vítimas da covid-19. “Fizemos uma breve, porém importante, homenagem àqueles que tombaram em face do desastre que comprometeu a saúde mundial e ceifou milhões de vidas”, disse Nizato.

Além de receber apoio das iniciativas pública e privada, o Torneio de Judô Unilins tem apoio de vários setores do Município de Lins © Arquivo

O sensei Ailton Calado anunciou que em 2023 será instituído um novo troféu transitório para a equipe mais bem classificada, denominado Sensei Marcelo Honda Kiwada. Além de excelente formador de atletas, o professor Kiwada era um grande amigo da equipe Morimoto de Lins e faleceu prematuramente vítima da covid-19.

Wilmar Shiraga avalia que o Torneio de Judô Unilins fomenta o judô de base em uma das regiões mais distantes do Estado © Arquivo

Pelo sexto ano consecutivo a equipe da SEMEL Lins/Associação Morimoto participou do torneio, desta vez com 138 judocas orientados pelos professores Ailton Calado e Henrique Morgado Carvalho. Destes, 51 disputaram lugar no pódio e conquistaram 32 medalhas, sendo oito de ouro, dez de prata e 14 de bronze. Os outros 87 judocas da agremiação disputaram a categoria festival para iniciantes, cujo objetivo não foi o resultado e sim a participação para o melhor aprendizado, pois todos foram medalhados igualmente.

Ao todo, 621 crianças e jovens a partir de 4 anos participaram da disputa © Arquivo

Classificação Final

As seis equipes mais bem classificadas receberam troféus alusivos ao torneio.
1º – Associação de Judô Araçatuba com 154 pontos;
2º – Associação de Judô Bastos com 99 pontos;
3º – SEMEL Lins/Associação Morimoto com 84 pontos;
4º – Associação de Judô Aleixo de Jaú com 62 pontos;
5º – Associação Motooka Judô & Fitness de Birigui com 38 pontos;
6º – Associação de Judô Fernandópolis com 28 pontos.

Pódio feminino da classe sub 9 © Arquivo

Após vencer a disputa pela terceira vez consecutiva, a Associação de Judô Araçatuba ficou com a posse definitiva do troféu transitório do Torneio Incentivo de Judô Unilins – 20 Anos. O regulamento da competição amistosa reza que a equipe que conquistar o troféu por três edições consecutivas ou em cinco edições alternadas terá posse definitiva da premiação.

Pódio com as seis primeiras colocadas: 1º Judô Araçatuba, 2º Judô Bastos, 3º Associação Morimoto, 4º Judô Aleixo, 5º Associação Motooka e 6º Judô Fernandópolis © Arquivo

Apoiaram a competição: Unilins (Centro Universitário de Lins), Fundação Paulista de Tecnologia e Educação de Lins, Prefeitura Municipal de Lins, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Lins, Secretaria Municipal de Saúde de Lins, Federação Paulista de Judô, Comissão de Pais dos Alunos da Associação Morimoto, Empresa Moroshima, Sabesp, Guará Ambulâncias, Fábrica de Pães Serv Pão, Kanashiro Flores e Plantas, Calado Viagens e Turismo, Clínica Odontológica Viva e Sorria, Drogaria Total, Gledson Silk, Mercadinho Surreal, Cida Costureira, Cantinho do Bebê, Reginaldo Cândido Cabeleireiro, I Fome Pizzaria, Gustavo Araújo Barbeiro, Engenharia da Pizza, Bolos Lena Sallazar e Óptica do Helinho.

banner

Compartilhar
Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros