Duplas de São Caetano do Sul e São José dos Campos representarão São Paulo no mundial de kata em Lisboa

A competição realiza-se nos dias 26 e 27 de outubro e contará com a participação de 206 judocas de 25 países e quatro continentes

Por FPJCom
20 de outubro de 2021 / Curitiba (PR)

O Campeonato Mundial de Kata 2021 será disputado em Lisboa, Portugal, nos dias 26 e 27 de outubro por 206 judocas de 25 países, dos quais 161 homens e 45 mulheres. O Brasil será representado por duas duplas, uma de São Caetano do Sul e outra de São José dos Campos. A primeira é formada por Carlos Alberto Pereira e Taluan Nogueira; a segunda, por Yann Fiorda Prando e Fabiano Rodrigo de Barros. Ambas as equipes disputarão medalhas no nage-no-kata.

Carlos Alberto e Taluan têm como técnico responsável o professor kodansha Wagner Vettorazzi e competem juntos desde 2013. Ambos representam a Associação Desportiva São Caetano, com apoio da prefeitura de São Caetano do Sul e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, por intermédio do secretário Mauro Roberto Chekin.

Carlos Alberto Pereira e Taluan Nogueira fazem treinamento de nage-no-kata © Arquivo

A dupla de São Caetano do Sul representa o Brasil em competições de kata pela terceira vez. A primeira foi nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, em que conquistaram o segundo lugar. A segunda foi no Mundial da Coreia do Sul, em 2019, quando ficaram em 10º lugar.

Carlos Alberto e Taluan são formados pelo Programa Esportivo Comunitário de São Caetano do Sul e representam a cidade em diversos campeonatos pelo Brasil.

Em seiza, Yann Fiorda Prando e Fabiano Rodrigo de Barros © Arquivo

Além dos resultados internacionais, eles também são campeões paulistas de nage-no-kata, três vezes vice-campeões brasileiros, pentacampeões dos jogos regionais e bicampeões dos jogos abertos.

Fabiano e Yann, de São José dos Campos, são treinados pelo técnico Leandro Alves e competem em kata desde 2004. Eles atuam em conjunto desde 2017 e já conquistaram diversos títulos, como o Open São Paulo, jogos regionais e jogos abertos, além de terem sido vice-campeões brasileiros em Natal, em 2019.

Treinamento da seleção brasileira de kata, sob comando do sensei Uchida © Arquivo

Fabiano (Tori) e Yann (uke) participam pela quarta vez de campeonatos mundiais, nos quais disputam nage-no-kata, e o melhor resultado da dupla foi o 7° lugar em Frankfurt, na Alemanha, em 2011.

Entre as principais conquistas internacionais de Fabiano e Yann estão os títulos de campeões nos campeonatos sul-americano e pan-americano de nage-no-kata, realizados em Buenos Aires, na Argentina, em 2013.

Carlos Alberto Pereira e Taluan Nogueira com o sensei Wagner Vettorazzi © Arquivo

Campeonato Mundial de Kata 2021

Segundo Marius Vizer, presidente da Federação Internacional de Judô (IJF), a Federação Portuguesa de Judô é muito bem organizada e está determinada em realizar um grande evento, apesar dos problemas que o mundo enfrenta neste momento. “A localização costeira e o clima agradável durante todo o ano tornam Lisboa o cenário perfeito para os judocas se reunirem e celebrarem”, afirmou. “Com os esforços dos organizadores locais, estamos certos que a edição 2021 do Campeonato Mundial de Kata promete ser inesquecível.”

Yann Fiorda Prando e Fabiano Rodrigo estão prontos para mais uma disputa mundial © Arquivo

Jorge Oliveira Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Judô, reitera que a entidade está empenhada em fazer o mundial de Lisboa tornar-se uma referência em termos de organização e esporte. “Gostaríamos de assegurar que todas as medidas de segurança e proteção serão tomadas para garantir a saúde de toda a família do judô”, disse o dirigente português.

Os judocas serão recebidos no aeroporto e conduzidos diretamente para um circuito de testes PCR antes de entrar na bolha da saúde criada exclusivamente para o campeonato mundial com o objetivo de garantir a segurança de todos. A arena está localizada perto do hotel em que todos ficarão hospedados; portanto, o contato com o mundo exterior ficará bastante restrito.

 

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo