As dez equipes mais bem classificadas © Arquivo
Em 1882 Jigoro Kano fundou o do Instituto Kodokan de Judô, no bairro de Fujimi-cho em Tóquio. Exatos 100 anos após a fundação do berço do judô mundial nascia na cidade de Santo André um sonho chamado Associação de Judô Hinodê (AJH).
Ao completar 40 anos, a escola comandada pelo professor kodansha kyuu-dan (9º dan) Celestino Seiti Shira comemorou a marca significativa com a realização, em 19 de novembro, da décima edição da Copa Hinodê de Judô. O evento reuniu 910 atletas e dezenas de escolas, com público estimado de 3 mil pessoas, o que abrilhantou ainda mais a festa.
O ceremonial ficou a cargo do professor Marcos Hungaro, e várias autoridades esportivas participaram da cerimônia de abertura, entre as quais estavam Alessandro Panitz Puglia, presidente da FPJudô; Celestino Seiti Shira, presidente de honra da Associação de Judô Hinodê; Mauricea Castellanos; Miti Shira; os delegados regionais José Gildemar de Carvalho (ABC) e Leandro Tomé Correa (Central); e os professores kodanshas Rubens Pereira, Osvaldo Hatiro Ogawa (ex-presidente da FPJudô), Nélson Omura, Júlio Jacop, Wilian de Freitas e Paulo Ricardo Castellanos de Souza, diretor técnico da AJH.
Um dos pontos altos do evento foi a cerimônia de abertura, comandada pelo sensei Celestino Seiti Shira e contando na mesa de honra com grandes nomes da história do judô paulista. Em seu pronunciamento, sensei Shira fez questão de enaltecer os alunos e os pais dos atletas que ajudaram na construção desta história.
“Sou imensamente grato a todos os alunos que passaram por nossa escola, bem como aos seus familiares. Juntos perseveramos o caminho suave que premia homens, mulheres e crianças com um estilo de vida diferenciado.” Sensei Shira lembrou que o judô utiliza basicamente a força e equilíbrio do oponente contra ele. “O judô é uma arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual”, disse.
Após a abertura foi dado início aos combates, com lutas de alto nível entre grandes atletas do Estado de São Paulo.
Além da formação de atletas e bons cidadãos, a Associação de Judô Hinodê realiza ações sociais e, nesta edição da Copa Hinodê, arrecadou 500 quilos de alimentos, distribuídos para entidades assistenciais da região do ABC.
A competição terminou às 16 horas com a entrega dos troféus para as dez equipes mais bem classificadas. A ADPM de São José dos Campos foi a campeã, inscrevendo seu nome na história deste certame.