Sensei Yoshiyuki Shimotsu, shichi-dan (7º dan), inicia sua apresentação destacando um dos principais fundamentos legados pelo shihan Jigoro Kano. “O que inspirou o professor Kano, quando da idealização do judô, foi o sei-ryoku-zen-yo, princípio da eficiência máxima com o mínimo de esforço do corpo e espírito.” Em resumo, explica o sensei, o que o shihan Jigoro Kano buscava era formar homens para servir à sociedade. Na sequência, Shimotsu lembra os pioneiros e a história do judô na 10ª Delegacia Regional Central.
Tudo começou no início do século passado no bairro de Cocuera, em Mogi das Cruzes, com o sensei Higuti. Na mesma época chegaram a Suzano os senseis Katsutoshi Naito (1895-1969) e Tokuso Terazaki (1906-1975). Outros nomes citados são Yokichi Kimura, até hoje o único professor kodansha kyuu-dan (9º dan) da região, e o professor Goro Saito, renomado judoca da 10ª DRJ.
Além dos professores relacionados por sensei Shimotsu, figuram outros grandes judocas, entre os quais os professores Ken Saito, Toshiaki Matsuzaki, Ken Yaguinuma, Sadaomi Shiba, Sadanori Dan, Kyo Kondo, Kazuo Edaki, Davi Trinca, Paulino Namie, Hugo Ramos, Seiko Kato e Yoshiteru Onishi. E ainda Sethiro Namie, que durante a sua gestão como delegado regional trabalhou incansavelmente para trazer do Japão o sensei Seiya Kuroda (4º dan), da Universidade Tokai, que melhorou muito a prática do judô na 10ª. delegacia. Foi quando começou a aplicação do yoko-sankaku-gatame.
Entre os atletas de destaques estão Luiz Hisashi Iwashita, atual presidente da Federação Paranaense de Judô (FPrJ), Roberto Davi, Masaru Saito, irmãos Namie, Edson Kondo, Carlos Gondo, Lauro Saito e os irmãos Terramoto.
Atual presidente do Judô Clube Mogi das Cruzes e membro das comissões de graduação e disciplinar da Federação Paulista de Judô, Yoshiyuki Shimotsu nasceu em 2 de janeiro de 1951 em Mogi das Cruzes (SP) e iniciou a prática do judô aos 6 anos.
Seu primeiro sensei foi Kazuo Edaki. Posteriormente tornou-se aluno do sensei Fuyuo Oide, o primeiro professor do Brasil a alcançar o kyuu-dan (9º dan), e mais tarde recebeu ensinamentos do também professor kodansha kyuu-dan (9º dan) Yokichi Kimura.
Promovido a sho-dan em 1969, sensei Yoshiyuki Shimotsu destacou-se como atleta por seu tokui-waza, que compunha técnicas variadas como o-goshi, uchi-mata e sasae-tsurikomi-ashi. Atualmente seu professor de kata é o professor kodansha Kenzo Matsuura, outra importante referência técnica do judô paulista.
Judô Paulista
3 de junho de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESS
Mogi das Cruzes – SP