Equipe canadense confirma presença na XVI Copa Minas de Judô

Sérgio Pessoa e Bianca Ockedahl, técnicos da seleção canadense © Arquivo

Além da comissão técnica, a seleção da província de Québec trará a Belo Horizonte 20 judocas que disputarão medalhas e participarão de treinamento de campo.

Por Paulo Pinto / FPJCOM
20 de junho de 2022 / São Paulo (SP)

Com o apoio da Federação Mineira de Judô, do Comitê Brasileiro de Clubes e da Interodonto, o Minas Tênis Clube realizará a XVI Copa Minas de Judô e treinamento de campo de 8 a 10 de julho na arena UNIBH, em Belo Horizonte (MG).

Sérgio Pessoa, o head coach da representação canadense, destacou a qualidade da competição e a importância de fomentar intercâmbio técnico.

“Esta será a nossa terceira participação na Copa Minas de Judô; na segunda fomos vice-campeões da classe juvenil (sub 18). A competição costuma reunir excelentes judocas da base e isso nos motiva a representar o Canadá mais uma vez, levando uma equipe de Québec. Nossos atletas estão muito motivados a conquistar medalhas e participar do treinamento de campo”, disse o técnico brasileiro que há 18 anos reside em Québec e há nove comanda a seleção da sua província.

Além do técnico Sérgio de Almeida Pessoa e da auxiliar-técnica Bianca Ockedahl, a equipe canadense vem ao Brasil com os seguintes atletas: Charlie Bisson, Charline Bourque, Antoine Desgranges, Léanne Dussault, Fahd Fithane, Matis Ganet, Loane Gill, Samson Gill, Jamal Amath Kane, Arthur Karpukov, Daniil Kremerman, Simon Langlois, Méloize Perkinson, Frédérique Lavigne, Vincent Nepton, Jérémie Ngombi; Loika Cloé Robertson, Maya Roy, Catherine Toshkov e Laurence Gangon.

Para Sérgio Cota, supervisor técnico do departamento de judô do Minas Tênis Clube, a presença da seleção canadense engrandece o certame e promove uma das principais metas da competição, que é o fomento e o intercâmbio técnico do judô no continente americano.

“Mantendo as marcas que atingimos nas últimas edições da competição, esperamos cerca de mil judocas de 100 agremiações na competição. Esta será a terceira vez que recebemos equipes do Canadá comandadas pelo professor Sérgio Pessoa. É uma presença que, além de nos envaidecer, proporciona a convivência de atletas das Américas do Norte e do Sul.”

Treinamento de campo em São Paulo

Formado no judô da Sociedade Esportiva Palmeiras, o professor kodansha Sérgio Pessoa é uma das grandes referências técnicas do judô brasileiro dos anos 1980. Foi o primeiro ocidental campeão da tradicional Jigoro Kano Cup, importante competição realizada anualmente no Japão, em 1986 e coleciona numerosas medalhas, como a de prata conquistada no Torneio de Paris em 1985.

Radicado desde 2004 em Montreal, maior cidade da província de Québec, rapidamente emprestou seu talento e conhecimento ao judô canadense, chegando a ser técnico da seleção principal.

Profundo conhecedor do judô brasileiro, após o treinamento de campo mineiro, Pessoa levará sua equipe para um período de treinamento no Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo do Campo (SP).

“Iremos a São Paulo para outro importante treinamento com os judocas do Projeto de Excelência Esportiva, no qual esperamos também encontrar os atletas das principais agremiações do Estado”, concluiu Pessoa.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo