O aniversário da cidade de São Paulo ficou marcado pela volta das atividades do judô ao histórico Ginásio do Pacaembu, que não recebia competições da Federação Paulista de Judô há quase 40 anos. O último torneio realizado no local foi a Olimpíadas das Nações, no final dos anos 80, período em que o Pacaembu era um palco tradicional para a modalidade desde os anos 50.

Henrique Guimarães, presidente da Federação Paulista de Judô, recordou sua época como atleta, competindo pelo Palmeiras e representando a Itália nas Olimpíadas das Nações. Ele destacou que uma das metas de sua gestão era trazer novamente eventos de judô para o Pacaembu. “Após quase 40 anos, consegui viver esse momento de trazer os eventos de volta para o Pacaembu. Me sinto muito feliz com isso”, afirmou Guimarães.

O final de semana de competições reuniu mais de 500 atletas de várias entidades. Guimarães afirmou ainda: “Pretendemos trazer esse evento para o nosso calendário. Vamos fazer de tudo para organizar outros eventos no Pacaembu.” A volta do judô ao Pacaembu resgata a tradição da modalidade na cidade de São Paulo e promete revitalizar o interesse do público da Zona Oeste da cidade.
