FPJudô faz parceria com a RSM Brasil, uma das maiores empresas de auditoria independentes

Sexta maior empresa de auditoria e consultoria do planeta e quinta maior dos Estados Unidos, a RSM Consultoria modernizará conceitos de gestão dos recursos da entidade

Por FPJCom
21 de novembro de 2021 / São Paulo (SP)

De tempos em tempos, as entidades de administração esportiva, assim como os grupos empresariais ou conglomerados, são obrigadas a rever suas práticas e conceitos adotados na gestão, e foi com base nesse princípio que a nova diretoria da Federação Paulista de Judô concluiu uma das mais importantes ações no campo administrativo.

Visando a reformular e modernizar totalmente os conceitos de gestão dos recursos da entidade, Alessandro Panitiz Puglia e Arnaldo Queiroz Pereira finalizaram a negociação que já se arrastava há mais de dois meses e concretizaram a contratação da RSM Brasil Auditores Independentes, empresa que desenvolve projetos dinâmicos para superar desafios cotidianos e estratégicos, alcançando melhores resultados.

O contrato entre a RSM Brasil e a FPJudô foi assinado nesta quinta-feira (18), na sede da federação © FPJCom

A empresa se define como uma consultoria em gestão empresarial voltada ao desenvolvimento dos seus clientes, focando a ampliação da capacidade de gestão e geração de resultados, fazendo uso intensivo das ferramentas gerenciais para otimizar processos e atividades, reduzindo riscos, perda de energia e força produtiva.

“Quando assumimos o compromisso de comandar a federação paulista, estávamos cientes de que profundas mudanças deveriam ser feitas em todas as áreas”, explicou Alessandro Puglia, presidente da FPJudô. “E, após alguns meses de estudo e ampla pesquisa no mercado, concluímos que a RSM Consultoria possui o perfil que buscávamos. Felizmente, após longa negociação, chegamos a bom termo, dando importante passo rumo ao futuro da nossa gestão.”

Luiz Cláudio Fontes, sócio Senior de Auditoria © FPJCom

O contrato – que abrange inicialmente os exercícios 2021 e 2022 – foi assinado nesta quinta-feira (18), na sede da federação, em encontro que contou com a participação do presidente Puglia; Arnaldo Queiroz Pereira, secretário-geral da entidade; Adib Bittar Dib, coordenador Financeiro da FPJudô; e Luiz Cláudio Fontes, sócio Senior de Auditoria da RSM Consultoria.

Luiz Cláudio Fontes detalhou a forma como a RSM atuará na gestão da federação. “Vamos examinar as demonstrações financeiras da FPJudô; consequentemente, isso passa por eventos econômicos que permeiam as áreas de tesouraria, de patrimônio e jurídica. Todos esses elementos são processados de forma tempestiva e nós, na qualidade de auditores, examinamos se essa documentação está em ordem e assentada nas demonstrações financeiras. O objetivo é expressar uma opinião sobre a adequação dessas demonstrações financeiras ao final de cada exercício.”

Alessandro Puglia enfatizou que esta parceria é um importante passo rumo ao futuro da gestão © FPJCom

Fontes revelou que entre seus clientes estão algumas das principais entidades do esporte nacional. “Atualmente nós auditamos a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB), e agora teremos o imenso prazer de auditar também a Federação Paulista de Judô”, disse o executivo.

Um dos principais grupos de consultoria mundial, a RSM Consultoria é a sexta maior empresa de auditoria do planeta. “Nos Estados Unidos somos a quinta e no Brasil, a sexta maior e empregamos cerca de mil colaboradores nas principais cidades do País. Fundada há mais de 150 anos, nossa empresa possui uma fundação sólida, com padrões de qualidade bastante aderentes às boas normas de governança corporativa, o que nos tem dado enorme sustentação e projeção no mercado”, acrescentou Fontes.

O secretário-geral Arnaldo Queiroz foi enfático ao justificar a contratação de uma das maiores empresas de auditoria em nível global.

Membros do encontro no dojô do CAT © FPJCom

“Com esta iniciativa, buscamos apenas dar maior qualidade à gestão financeira, aos controles e aos processos, trazendo modernidade e confiança para os nossos associados. Mas, fundamentalmente, nosso objetivo é proporcionar total transparência na gestão dos recursos, em obediência àquilo que é feito na atualidade pelas principais entidades de gestão esportiva e demais instituições do terceiro setor”, explicou.

O presidente Alessandro Panitz Puglia destacou o impacto positivo da contratação da RSM Brasil Auditores Independentes em todos os setores da FPJudô.

Para Arnaldo Queiroz, a nova parceria proporcionará ganho de qualidade e oferecerá orientação, o respaldo e a credibilidade necessários na gestão dos recursos © FPJCom

“Vivemos um momento de transformação e transição. A adoção de total transparência na gestão impactará desde a gestão dos recursos até o desempenho de nossas futuras equipes. Teremos condições financeiras e humanas para fazer um trabalho mais sólido, abrangente e produtivo. Fico muito satisfeito com a concretização dessa parceria com a RSM, já que iniciaremos a temporada 2022 com um projeto bastante definido e focando novos horizontes”, comemorou o dirigente.

“Nossa empresa possui uma fundação sólida, com padrões de qualidade bastante aderentes às boas normas de governança corporativa, o que nos tem proporcionado enorme sustentação e projeção no mercado.”

Arnaldo Queiroz falou sobre a negociação que levou à contratação da RSM Consultoria. “Fizemos um trabalho de tomada de preços e seleção das empresas que poderiam prestar o serviço de auditoria fiscal, não apenas oferecendo pareceres, mas principalmente auxiliando na orientação das melhores práticas. Avaliamos três empresas que estão entre as dez maiores do País e acabamos fechando com a RSM, por ter uma proposta melhor e, principalmente, ser uma empresa com muita afinidade com a administração desportiva. Entidades similares à FPJudô, porém muito maiores, já usam seus serviços, como a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Com muitos praticantes, atletas, modalidades e clubes filiados, assemelha-se ao que judô reúne em termos de gestão e a escolha ocorreu recentemente, sob a presidência de Wlamir Leandro Motta Campos, o que é uma excelente recomendação. O segundo e maior indicativo é que a RSM Consultoria faz a auditoria fiscal independente do COB, a principal entidade de administração desportiva do Brasil, com orçamento gigantesco. Além disso, trabalha com todas as modalidades olímpicas e desenvolve operações nacionais e internacionais extremamente complexas.”

A FPJudô é a primeira federação estadual a firmar contrato com a RSM Brasil Auditores Independentes © FPJCom

O secretário-geral crê que a nova parceria proporcionará ganho de qualidade para a FPJudô e oferecerá orientação, o respaldo e a credibilidade necessários ao controle e à forma de apresentação das contas da entidade.

“Foi um processo realizado em 60 dias e, com a assinatura do contrato, partiremos para a verificação das contas de 2021, que ainda não estão fechadas. Seguiremos um cronograma de trabalho dentro do CAT, e teremos uma tarefa árdua nos próximos três meses, período que antecede a assembleia de prestação de contas. Agradeço o apoio da presidência e demais membros da diretoria na escolha da nova parceira da nossa entidade”, finalizou Queiroz.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo