Francisco Nakano, prefeito de Itapecerica da Serra, prestigia o Campeonato Paulista Veteranos

O Campeonato Paulista Veteranos foi maior evento máster das Américas em 2022 © FPJCOM

Judocas paulistas que participaram do Campeonato Pan-Americano Veterano realizado na Bahia foram homenageados na cerimônia de abertura

Por Paulo Pinto / FPJCOM
31 de maio de 2022 / São Paulo (SP)
Autoridades poíticas e esportivas © FPJCOM

Com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Itapecerica da Serra, a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou no sábado (28) o Campeonato Paulista de Judô Veteranos. Participaram da disputa 338 judocas da classe individual e 39 da classe absoluto, além de 13 agremiações, entre as 111 representadas, que competiram por equipes. Esta foi a primeira vez que a coordenação técnica da FPJudô promoveu o Paulista Veteranos de forma exclusiva, separado da competição de kata, realizada em 7 de maio.

A cada ano a presença feminina no judô veteranos é expressivamente maior © FPJCOM

Muito bem organizada pelas coordenações técnica e dos veteranos da FPJudô, a competição distribuiu-se em seis áreas montadas no aconchegante Ginásio Poliesportivo Antônio Baldusco, em Itapecerica da Serra.

Alessandro Puglia comemorou o sucesso do novo formato da disputa máster © FPJCOM

A cerimônia de abertura reuniu autoridades políticas e esportivas, entre as quais Alessandro Panitz Puglia, presidente da FPJudô; Francisco Nakano, faixa-preta prefeito de Itapecerica da Serra; Arnaldo Queiroz Pereira, secretário-geral da FPJudô; Geraldo Pedroso, secretário municipal de Esporte e Lazer; Roberto Joji Kimura e Sérgio Barrocas Lex, vice-presidentes da FPJudô;, Marco Aurélio Uchida, coordenador técnico da FPJudô; Takeshi Yokoti, coordenador estadual de arbitragem; Adib Bittar Júnior, coordenador financeiro da FPJudô; e Mikael Novaes, que representou o vereador Cícero Bello,

Alex Russo, coordenador da classe veteranos masculina também entrou no shiai-jô ©

Completaram a mesa de honra os delegados regionais Hissato Yamamoto (1ª DR Capital), André Gustavo Costa Gonçalves (3ª DR Sorocabana), Fábio de Almeida Feltrin (6ª DR Araraquarense), Sidnei Paris (8ª DR Oeste), Celso de Almeida Leite (15ª DR Grande Campinas) e Takeshi Yokoti (16ª DR Sul Itapeva) e os professores kodanshas Edinho Alcarde Everaldo e Massakatsu Akamine.

“Este foi maior evento da classe veteranos das Américas em 2022.”

Em seu pronunciamento, Alessandro Puglia destacou o protagonismo de Itapecerica da Serra no calendário esportivo da federação paulista e a importância de o município ter um gestor municipal faixa-preta.

Francisco Nakano, o prefeito faixa-preta de Itapecerica da Serra © FPJCOM

“Este evento é um marco para a classe veteranos, pois desde o início de 2019 esta competição não se realizava em função da pandemia. Se somarmos as inscrições individuais, do absoluto e da disputa por equipe, chegamos próximo dos 500 judocas. Com certeza, este foi maior evento da classe veteranos das Américas em 2022”. Na sequência o presidente da FPJudô parabenizou os idealizadores do novo formato da disputa.

O Ippon de Marcos Rossi da Associação de Judô Tatsu © FPJCOM

“Peço que os professores Rogéria Cozendey e Alex Russo se aproximem, para que sejam homenageados. Esclarecemos que partiu de ambos a ideia de realizar esta competição no formato de três classes distintas – individual, absoluto e por equipe –, como no passado, o que garantiu este grande intercâmbio técnico.”

Geraldo Pedroso, secretário municipal de Esporte e Lazer de Itapecerica da Serra, revelou que a sua família é formada por judocas © FPJCOM

O dirigente lembrou que Itapecerica da Serra guarda a tradição de sediar várias competições do judô bandeirante anualmente e, com a presença de um judoca no comando do governo municipal, a aproximação cresceu e a parceria entre a cidade e a federação ficou muito mais forte.

A disputa do individual, do absoluto e por equipes levou cerca de 500 judocas a Itapecerica da Serra © FPJCOM

Geraldo Pedroso, secretário municipal de Esporte e Lazer, revelou que toda a sua família é formada por judocas. “Cresci vendo meu avô, meu pai e meus tios praticando judô. Meu avô era san-dan e meu pai foi ni-dan. Durante muitos anos pratiquei judô no dojô do Clube de Regatas Tietê, onde fui aluno do icônico sensei Mário Katsumi Matsuda, falecido em 30 de dezembro de 2017. Cheguei até a faixa roxa, mas por obra do destino tive de deixar esta prática que agregou muitos princípios a minha vida. Felizmente a minha esposa é aikidoca e judoca, e saibam que sinto grande emoção por estarmos disponibilizando este espaço para a federação paulista. Sintam-se em casa. Desejo que guardem uma boa lembrança deste dia e desta festa que juntos estamos realizando.”

Roberto Joji Kimura, vice-presidente da FPJudô © FPJCOM

O último depoimento foi feito por Francisco Nakano, faixa-preta sho-dan prefeito de Itapecerica da Serra, federado na FPJudô pelo Clube Atlético Taboão da Serra da 7ª DR Sudoeste.

Árbitros que atuaram no certame © FPJCOM

“É com muita alegria que mais uma vez recebemos vocês aqui, após dois anos de inatividade. Esta é a 15ª vez que a FPJudô traz um evento do seu calendário oficial para a nossa cidade, que sempre recebe vocês, judocas, de braços abertos. Esperamos vê-los muitas vezes em nossa cidade, pois vocês são muito bem-vindos aqui.”

Thiago Leite do Instituto Professor Chiba de Judô de Barretos © FPJCOM

Campeonato Pan-Americano 

Na sequência o presidente Alessandro Puglia convidou todos os judocas paulistas que disputaram o campeonato pan-americano, realizado nos dias 12 e 13 de maio em Salvador (BA), para fazer-lhes uma homenagem.

Árbitros que atuaram no certame © FPJCOM

“O Brasil somou 181 medalhas no Campeonato Pan-Americano Veterano e certamente a maioria delas foi conquistada por vocês que aqui estão hoje. É um orgulho gigantesco ver São Paulo projetando-se em competições internacionais e, em nome da diretoria da Federação Paulista de Judô, parabenizo todos vocês que treinaram, se prepararam e foram à Bahia para representar nosso Estado e o Brasil de forma brilhante.”

Fábio de Almeida Feltrin, delegado regional da 6ª DR Araraquarense também entrou no shiai-jô © FPJCOM

Em seguida os 35 árbitros que atuaram no certame perfilaram-se diante da mesa de honra para a realização do rei inicial, comandado pelo árbitro FIJ A Kendi Yamamoto, da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Judô de Vila Carrão, Zona Leste da capital.

Geraldo Pedroso, Alessandro Puglia e Francisco Nakano © FPJCOM

Yanaguimori Judô é campeão geral

O Esporte Clube Osasco Yanaguimori é um dos mais tradicionais dojôs do judô brasileiro. Foi fundado em 1969 por Masaru Yanagimori, professor kodansha kyuu-dan (9º dan) que faleceu em 2021, após completar 100 anos de idade. A forte equipe osasquense foi campeã geral e da classe masculina, após disputar 15 finais e conquistar 13 medalhas, sendo oito de ouro, duas de prata e três de bronze.

Judocas do Esporte Clube Osasco Yanaguimori fazem a preleção antes dos combates © FPJCOM

Uma das mais novas equipes paulistas, o Instituto Camaradas Incansáveis (ICI) foi vice-campeã geral com 12 medalhas, sendo oito de ouro, uma de prata e três de bronze. Com sede no bairro da Pompéia, na capital, o ICI reúne judocas de renome na classe veteranos e marca presença constante no topo das principais competições da categoria do Estado.

Ana Paula Rossi da equipe Tigre de São Carlos conquistou o bronze no meio-pesado da categoria F3 © FPJCOM

O São Paulo Futebol Clube assegurou a terceira colocação conquistando 12 medalhas, sendo cinco de ouro, quatro de prata e três de bronze. Comandada pelos senseis André Luiz Cipriani, diretor do departamento de judô, e pelo técnico Josué Gomes Bragança, a equipe tricolor disputou nove finais e garantiu a liderança na tabela de classificação da classe feminina.

Presidente Puglia com os professores Leandro e Luiz Carlos Moreira, responsáveis pelo ensino do judô em várias escolas de Penápolis, juntos ensinam judô para mais de mil crianças © FPJCOM

Clique AQUI e veja a tabela de classificação geral e individual masculina e feminina do Campeonato Paulista Veteranos de 2022.

Professor Alex Russo, coordenador do judô veterano masculino, foi homenageado na abertura do certame pela iniciativa de realizar a competição com formato de três classes distintas – individual, absoluto e por equipe © FPJCOM

A Federação Paulista de Judô tem apoio da Ajinomoto do Brasil, Original Tatamis, Shihan Kimonos, MKS/Adidas e Budokan Kimonos. Por meio das suas 16 delegacias regionais a entidade congrega mais de 10 mil atletas federados e está presente em 282 municípios do Estado de São Paulo. Anualmente a FPJudô credencia cerca de 1.500 técnicos e 950 árbitros, que atuam em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais.

Danilo Pietrucci da Associação de Judô de Divinolândia vence o combate no osae-komi e garante o bronze no peso médio do M3 © FPJCOM

Galeria de fotos

Professora Rogéria Cozendey, coordenadora do judô veterano feminino, foi homenageada na abertura do certame pela iniciativa de realizar a competição com formato de três classes distintas – individual, absoluto e por equipe © FPJCOM
O Paulista Veteranos desta temporada mostrou lutas excelentes e muitos ippons © FPJCOM
Dirigentes com judocas paulistas que representaram São Paulo e o Brasil no Campeonato Pan-Americano Veteranos © FPJCOM
Bahjet Rached e Humberto Alonso do Instituto Camaradas Incansáveis na disputa do absoluto © FPJCOM
Alessandro Puglia e Francisco Nakano com judocas que participaram da disputa © FPJCOM

O veteranos dessa temporada voltou com a disputa por equipes agregando glamour a competição © FPJCOM

Esporte Clube Osasco Yanaguimori o grande campeã © FPJCOM
Instituto Camaradas Incansáveis (ICI) foi vice-campeão geral © FPJCOM
Mesmo com poucos atletas o São Paulo Futebol Clube assegurou a terceira colocação © FPJCOM
Associação de Judô Hinode ficou em quarto lugar © FPJCOM
Associação de Judô e Musculação Tigre de São Carlos conquistou a quinta colocação © FPJCOM
Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo