IX Torneio Aberto de Judô de Taquarituba estabelece novo marco no fomento do judô da 16ª Sul Itapeva

Judocas perfilados no shiai-jô © Silvana Werneck

Com o apoio das iniciativas pública e privada, o município de Taquarituba gradativamente se firma como importante polo do judô paulista

Por Paulo Pinto / FPJCOM
12 de novembro de 2022 / São Paulo (SP)

Resultado da parceria entre a 16ª Delegacia Regional Sul Itapeva da Federação Paulista de Judô (FPJudô) e a Prefeitura de Taquarituba, realizou-se no domingo (6) o IX Torneio Aberto de Judô de Taquarituba, reunindo no ginásio municipal de esportes Juvenal Rodrigues, o Mininico, centenas de atletas das mais diversas faixas etárias, representantes de dez agremiações da região.

A cerimônia de abertura reuniu autoridades políticas e esportivas como Éder Miano Pereira, prefeito de Taquarituba; Takeshi Yokoti, delegado da 16ª Sul Itapeva; Sérgio de Sá, secretário de Esporte de Taquarituba; José Roberto Santinoni Veiga, prefeito de Coronel Macedo; Andreia Cristina da Fonte, diretora da Uniccursos (parceira dos projetos de judô); Katia Cristina Varotto da Silva, professora de judô de Taquarituba; e Michael Moreira tesoureiro da 16ª DR Sul Itapeva da FPJudô.

Andreia Cristina, José Roberto Santinoni Veiga, Éder Miano Pereira e Takeshi Yokoti © Silvana Werneck

Apontado como um dos principais fomentadores da modalidade no Estado, o delegado regional Takeshi Yokoti ressaltou que o Torneio Aberto de Judô de Taquarituba tem a particularidade de ser um evento pequeno, mas que anualmente cumpre o importante papel de levar o judô a uma fatia importante de novos praticantes.

“Todo ano a professora Kátia Cristina Varoto da Silva realiza um evento muito bom sob os pontos de vista organizacional e promocional da modalidade. Ela é a responsável e realiza sempre competições muito bem resolvidas. É um evento pequeno, até pela quantidade de participantes, mas um grande incentivo aos atletas que querem crescer nas competições. É quase um formato de festival, com crianças até da classe biribinha, quase todos estreando nos tatamis.”

Takeshi Yokoti faz seu pronunciamento © Silvana Werneck

Segundo o dirigente da 16ª Sul Itapeva, o pessoal mais novo gosta de participar, competir e até como forma de perceber o aproveitamento que obtêm das aulas nos dojôs. “No fim ela acaba premiando todo mundo e, indubitavelmente, é uma forma de incentivo e de fomentar o judô na região. Ela sempre faz tudo de forma planejada e segue estritamente o horário estipulado. A professora Kátia também é minha aluna e isso faz com que tenhamos uma certa aproximação, o que nos permite conversar e planejar tudo com maior intensidade. Mesmo federada pela entidade dela, ela é filiada à FPJudô pela minha entidade e é uma das minhas pupilas devido a sua retidão de caráter e objetividade com que trabalha e fomenta o judô.”

Yokoti lembrou que em Taquarituba a sensei Kátia recebe incentivo e apoio do governo municipal, cujo prefeito Éder Miano Pereira valoriza bastante a capacidade que o esporte possui em proporcionar desenvolvimento social e cultural aos praticantes. É um gestor público que incentiva a prática esportiva a partir da infância para meninas e meninos.

Judocas entoam o Hino Nacional © Silvana Werneck

“Além do apoio público, a Uniccursos de Taquarituba é uma empresa parceira dos projetos esportivos da prefeitura, entre eles o de judô. Então, essa parceria com os setores público e privado acaba dando certo quando feita de forma correta, transparente. E isso já vem de longos anos.”

Segundo Takeshi, Andrea Cristina da Fonte, diretora executiva da Uniccursos, é uma das responsáveis pela evolução do judô na cidade de Taquarituba. Assim como Sérgio Quissá, secretário municipal de Esportes, que dá todo o respaldo necessário à modalidade e ao esporte como um todo.

Pódio da classificação geral © Silvana Werneck

Outra personalidade presente ao evento, o prefeito de Coronel Macedo, José Roberto Santinoni Veiga, o popular Betinho, também tem acompanhado os eventos de judô. “Ele tem um filho que pratica judô, esteve na competição realizada em Buri e acompanha nossos torneios com grande frequência. Ele foi convidado a fazer parte da mesa de honra, conversamos muito e existem planos para no ano que vem de implantar um projeto de judô em Coronel Macedo, o que seria de fundamental importância, pois não se pratica judô naquele município”, concluiu o delegado da 16ª Sul Itapeva.

Classificação Final

COLOCAÇÃO – AGREMIAÇÃO
1º – Coordenação M. de Esporte de Taquarituba
2º – Judô Clube Itararé
3º – Secretaria Municipal de Esporte de Buri
4º – Associação Itapevense de Judô
5º – Judô Taquarivaí
6º – Associação Piedadense de Judô
7º – Associação Itapetininga Kodokan
8º – Associação Amigos Para Futuro Melhor
9º – Academia Angatuba de Kodokan
10º – Academia de Judô Adriano Bento

banner

Compartilhar
Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros