O primeiro dia de disputas do Campeonato Mundial Júnior de Judô, em Lima, no Peru, foi marcado pelo protagonismo dos clubes paulistas. Das quatro disputas por medalhas envolvendo o Brasil, três tiveram atletas de clubes filiados à Federação Paulista de Judô (FPJ).
Entre os destaques, Gyovanna Andrade (-57kg), do SESI-SP, brilhou ao conquistar a medalha de bronze. Convocada de última hora para o individual após a lesão de Clarice Ribeiro, Gyovanna fez uma bela campanha: venceu Raykhona Mamatova (UZB), Grace None (KEN), Zhanar Zholdosheva (KGZ) e Michela Terranova (ITA). Na semifinal, foi superada por Dana Abdirova (KAZ), mas se recuperou na disputa do bronze ao derrotar Jevgenija Gajic (SLO).
Nicole Marques (-52kg), atual medalhista de bronze no Mundial Cadete, teve um desempenho impecável e conquistou o ouro. A atleta venceu todas as adversárias: Carina Klaus-Sternwieser (AUT), Nurailym Sarsenbek (KAZ), Monica Martinez (ESP), Nungshithoi Leishangthem (IND) e Leonaris Ruiz (VEN) na grande final.
Bruno Nóbrega (-66kg) também chegou perto do pódio. O atleta venceu Jhordan Vanegas (COL) e Sebestyen Kollar (HUN), mas foi derrotado por Nizami Imranov (AZE). Na repescagem, superou Dilshodbek Hamroyev (UZB) e acabou terminando em 5º lugar após a derrota para Shuntaro Fukuchi (JPN).
Outra paulista que esteve na briga por medalha foi Bianca Reis (-57kg). Ela venceu Clarisse Carillon (FRA), Lea Wyss (LIE) e Carla Van Zyl (CAN), mas foi superada na semifinal por Mio Shirakane (JPN) e, na disputa do bronze, por Asuka Ueno (JPN), também encerrando o dia em 5º lugar.
Nos outros resultados, Lucas Takaki (-60kg) venceu na estreia, mas foi eliminado na segunda rodada por Abdulrahman Alsaiari (KSA). Já Mariana Nunes (-48kg) passou por Sofia Rangelova (BUL) e parou nas oitavas ao ser derrotada por Zilan Ertem (TUR).
O Brasil volta aos tatames nesta segunda-feira (6), com quatro atletas representantes do judô paulista: Duda Bastos (-63kg), além de Maria Oliveira (-70kg), Enzo Trombini e Luan Almeida (-81kg). Ana Feitosa completa a lista em busca de novas medalhas para o país.