Município da Região Metropolitana de São Paulo, Guarulhos é a segunda cidade mais populosa do Estado e a 13ª do Brasil. Na década de 1990 foi uma das principais potências esportivas paulistas. Detentora de numerosos títulos dos Jogos Abertos e Regionais, por ela passaram os maiores nomes do esporte. No judô, especificamente, a cidade foi representada por gigantes como Aurélio Miguel, Frederico Flexa, Edinanci Silva, Cristina Sebastião, Maria Cristina Souza, Vânia e Tânia Ishii, entre outros orientados pela lenda Miguel Suganuma.
No dia 6 de dezembro, o secretário de Esporte e Lazer, Ronaldo Antônio da Silva, o Ronaldo Fratello, reuniu-se com Alessandro Panitz Puglia, presidente da Federação Paulista de judô (FPJudô). No encontro discutiu-se a possibilidade de estabelecer uma parceria com o objetivo de desenvolver projetos de interesse comum.
Além de Fratello e Puglia, participaram do encontro Marcos Camargo, chefe da divisão de Esportes; Roney de Oliveira, chefe de seção técnica de Alto Rendimento; e os professores Alexandre Imamura e Johnny Borges, do Judô Guarulhos (AGEC).
Na avaliação de Ronaldo Fratello, Guarulhos ostenta grande potencial econômico e deve desenvolver atividades no alto rendimento que fomentem a prática esportiva no município nas esferas social e escolar.
“Acreditamos que a prática esportiva seja a principal ferramenta de inclusão social em nosso País e o poder público tem de utilizar todos os recursos possíveis para suprir a demanda pela atividade, seja realizando eventos na cidade ou formando equipe que atraiam os jovens para o esporte. Guarulhos possui capacidade de sediar eventos e desenvolver projetos esportivos e o prefeito Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, aspira inscrever a cidade na rota do esporte novamente”, disse Fratello.
“No passado Guarulhos foi uma potência esportiva e abrigou grandes nomes do esporte olímpico do Brasil. O secretário Ronaldo Fratello acenou com a possibilidade de desenvolvermos parceria em eventos e outros projetos que nos interessam bastante. Guarulhos ocupa posição estratégica, servida por várias vias de acesso, e dispõe de infraestrutura hoteleira suficiente para os eventos que realizamos. Estamos bastante otimistas com a possibilidade de incluir o município em nosso calendário esportivo nos próximos anos”, adiantou Alessandro Puglia.