Lançamento do livro “O lúdico do judô: brincando também se aprende reúne grandes nomes do judô paulista”

O material contém diversas dicas de jogos e outras atividades lúdicas a serem aplicadas, bem como depoimentos de personalidades ligadas diretamente ao judô © E. Bueno

Escrito pelos professores kodanshas Sérgio Lex e Antônio Coimbra, o livro disserta sobre a aplicação de conceitos lúdicos nas aulas de judô para direcionar o aprendizado

Por FPJCom
24 de novembro de 2021 / Curitiba (PR)
Sensei Coimbra, Ligia Maria do Amaral Coimbra, Ana Lúcia Siqueira Lex e sensei Lex © E. Bueno

No sábado (20), os professores kodanshas Sérgio Barrocas Lex e Antônio Roberto Coimbra lançaram o livro O lúdico do judô: brincando também se aprende, publicado pela editora Bueno. O evento foi realizado na livraria Espaço Sophia, no Jardim Anália Franco, em São Paulo, e contou com a presença de diversas personalidades ilustres do judô, além de amigos e familiares dos autores.

Os autores com Renato Dagnino, uma das principais referências de São Paulo como atleta e professor © E. Bueno

O livro coloca em pauta como o judô pode ser ensinado de maneiras diferentes para priorizar, também, o entretenimento do aluno, facilitando o aprendizado de técnicas e filosofias relacionadas à arte marcial de maneira consciente. Assim, é feito um direcionamento dos objetivos propostos em cada aula para implicar o melhor desenvolvimento possível do aluno na modalidade.

Os autores com Patrícia Toshie Ueti Puglia e Alessandro Panitz Puglia © E. Bueno

O material contém diversas dicas de jogos e outras atividades lúdicas a serem aplicadas, bem como depoimentos de personalidades ligadas diretamente ao judô e prefácios escritos pelos senseis Michiharu Sogabe e Calazans Camargo e pelo professor doutor José Augusto Maciel Torres. As ilustrações ficaram por conta de Engenheiro Braga, enquanto a Shihan Kimonos foi parceira do projeto. O livro é indicado para professores, mestres, estudantes de educação física e todos aqueles apaixonados por pedagogia marcial.

Os autores com Gabriella Dias Toledo e Antônio Toledo © E. Bueno

Sob todos os cuidados necessários, cerca de 100 pessoas estiveram presentes no evento de lançamento do livro, entre as quais Alessandro Panitiz Puglia, presidente da FPJudô; Roberta Claro, gerente da Cia. Athletica; Antônio Toledo, diretor-executivo da Shihan Kimonos; Engenheiro Braga, ilustrador do livro; a arquiteta Gabriella Dias Toledo e os professores Renato Dagnino, Rioiti Uchida, Sidney Fukayama e Paulo Merino.

Professores kodanshas Antônio Roberto Coimbra, Rioiti Uchida e Sérgio Barrocas Lex © E. Bueno

Vice-presidente da Federação Paulista de Judô, o professor Sérgio Barrocas Lex agradeceu a presença dos amigos dos tatamis no lançamento do seu segundo livro voltado ao ensino do judô. “Recebemos mais de 100 pessoas no lançamento do nosso novo livro e esperamos colaborar significativamente no ensino da prática do judô”, disse o professor Lex.

Antônio Coimbra e Sérgio Lex abrindo a seção de autógrafos © E. Bueno

Diretor de cursos técnicos da 2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba, sensei Antônio Roberto Coimbra lembrou a importância de os profissionais da área oferecerem contribuição para os professore mais novos. “Quando iniciamos o processo de formação pedagógica há algumas décadas, não havia os recursos acadêmicos que existem hoje e, muito menos, literatura que pudesse oferecer maior embasamento pedagógico para realizarmos nossa atividade. Hoje, além dos cursos de educação física e as diversas pós-graduações, vemos cada vez mais conteúdo no mercado e é justamente este o propósito do livro que estamos lançando hoje. Esperamos, portanto, contribuir no processo de aprendizado dos novos professores”, expôs o professor Coimbra.

Os autores com Sidney Massayuki Fukayama e Mariá Azevedo Pereira Fukayama © E. Bueno

Para adquirir seu exemplar contate diretamente os autores Sérgio Barrocas Lex: (14) 99154-5634 e Antônio Roberto Coimbra: (12) 99137-8155.

Os autores fazendo a dedicatória para o sensei Paulo Merino © E. Bueno
Os autores com Roberta Claro e Edson Sesma © E. Bueno
Antônio Coimbra e Sérgio Lex com o Engenheiro Edie Braga, autor das figuras que ilustram o livro © E. Bueno
Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo