Marco Aurélio Uchida avalia 2021 e faz projeções para a temporada de 2022 na FPJudô

Professor yon-dan Marco Aurélio Uchida, novo coordenador técnico da FPJudô © FPJCOM

O coordenador técnico da entidade defende acima de tudo o foco na evolução técnica dos judocas, um dos objetivos primários da FPJudô para 2022

Por FPJCOM
25 de dezembro de 2021 / Curitiba (PR)

Com o fim da temporada de 2021, iniciada tardiamente por conta da pandemia do coronavírus, o coordenador técnico da Federação Paulista de Judô (FPJudô), professor yon-dan (4º dan) Marco Aurélio Uchida, faz seu próprio balanço das atividades da entidade e revela suas expectativas para o próximo ano. Foram os primeiros meses dele no cargo, apesar de já atuar na entidade desde 2000.

“Eu já fui coordenador de eventos, coordenador de oficiais técnicos e, neste ano, o presidente Puglia me convidou para ocupar o cargo de coordenador técnico, assim que as atividades da federação foram retomadas”, explicou o sensei Uchida.

“A melhor conquista da nossa federação em 2021”, prosseguiu, “foi a retomada das atividades, e ainda conseguimos realizar diversas seletivas, como as dos campeonatos brasileiros e a do meeting, além de realizamos o exame de faixa, um desafio muito grande por avaliar mais de 700 candidatos.”

Com vasta experiência na gestão técnica, Uchida vislumbra grandes inovações em sua área © FPJCOM

Marco Aurélio entende que a maior dificuldade que a FPJudô enfrenta, neste momento é o sentimento de incerteza sobre a pandemia, que ainda não acabou, apesar de muito amenizada. As diversas restrições por razões de saúde pública acabam por refrear o trabalho da federação, justamente no momento de transição da gestão para a do professor Alessandro Puglia.

“Felizmente tudo está entrando nos trilhos e eu tenho certeza de que 2022 será um ano muito melhor”, disse o dirigente que afirma estar preparado para o novo desafio. “Eu já trabalhei com diversos colaboradores na FPJudô, que me ensinaram muito ao longo dos 21 anos na entidade; portanto, sendo um cargo importante, sei que com a minha experiência serei capaz de atender as necessidade da FPJudô e colaborar o máximo possível com a nova gestão.”

Para ele, que iniciou a prática do judô aos 10 anos, os primeiros meses no cargo de coordenador técnico estão sendo de aprendizado. “Essa é uma função nova, afinal.” Marco Aurélio é formado pela Associação de Judô Ichikawa e teve como sensei o renomado professor kodansha Oswaldo Ichikawa. Hoje, ele continua os trabalhos de seu mestre e espera ser graduado go-dan (5º dan) no próximo ano.

Marco Aurélio lança um novo olhar para a área técnica da FPJudô

Com relação ao ano de 2022, Marco Aurélio Uchida conta que a ideia é inovar e melhorar todo o sistema, desde a inscrição até a organização dos eventos, e informatizar tudo o que for possível para agilizar os processos. “Em janeiro lançaremos o novo portal da FPJudô e o mesmo será 100% responsivo e irá promover a integração total de todos os setores da federação”, disse o novo coordenador técnico bandeirante.

Para ele, a nova gestão está determinada a mudar cada vez mais a cara do judô paulista, trabalhando sempre em cima da evolução técnica dos judocas. “Nós começamos algumas ações, como os treinamentos no CAT para as classes sub 13 e sub 15, que esperamos ampliar para as demais classes e todas as delegacias regionais. Nós queremos elevar o nível técnico dos nossos judocas o mais rapidamente possível e alavancar a modalidade, porque ficamos quase dois anos parados por conta da pandemia do coronavírus.”

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo