No sábado 19 de março, a bicampeã mundial vai a São Bernardo do Campo estará na Copa São Paulo de Judô © Divulgação
Ao longo das 24 participações do Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão, poucos atletas estabeleceram marcas que os projetassem na história do esporte nacional. Enquanto modalidade, o judô é até hoje a modalidade com maior número de medalhas olímpicas do Brasil e, de quebra, uma de suas atletas ostenta um recorde que certamente vai durar muito. A gaúcha Mayra Aguiar da Silva, nascida em Porto Alegre em 3 de agosto de 1991, conquistou medalhas em três edições consecutivas dos jogos de Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020.
Fenômeno do esporte, Mayra também é bicampeã mundial – em 2014 em Cheliabinsk, na Rússia, e 2017 em Budapeste, na Hungria – e campeã dos XVIII Jogos Pan-americanos de Lima 2019.
Com a medalha conquistada em Tóquio, Mayra igualou-se à levantadora Hélia de Souza, a Fofão, do vôlei, outra mulher brasileira a conquistar três medalhas em Jogos Olímpicos. Considerando apenas as medalhas em esportes individuais, além de ser única, ela se iguala a nomes como Robert Scheidt, Gustavo Borges e César Cielo.
Perseguindo a meta de disputar sua quarta Olimpíada, na próxima terça-feira (8) Mayra inicia mais um período de treino com a seleção brasileira em Pindamonhangaba, onde permanecerá até o dia 18. Atendendo a uma solicitação da MKS/Adidas, sua patrocinadora, no sábado (19) a bicampeã mundial vai a São Bernardo do Campo, onde fará uma manhã de autógrafos com seus fãs das categorias de base.
“Já fui uma atleta da base e sei a importância de estar em contato com os ídolos da modalidade. Muitos se espelham em nossa trajetória e com isso crescem tecnicamente e psicologicamente. Pretendo mostrar a eles as vantagens de perseguirmos nossos sonhos e lutar arduamente por nossos objetivos”, disse Mayra.
Murilo Saba, diretor-executivo da MKS/Adidas, explica que ações como esta deveriam ser realizadas sempre. “Os judocas do alto rendimento e, em especial, os da seleção brasileira, possuem compromissos permanentes com o calendário internacional e a presença deles nas competições nacionais fica cada vez mais difícil. Então, entendemos que esta aproximação é de suma importância para o desenvolvimento da base”, disse Saba.
“Reunindo em média 4 mil judocas, a Copa São Paulo de Judô é o maior evento da modalidade das Américas e, além de apoiar a Federação Paulista de Judô, a MKS/Adidas acredita que iniciativas com esta da Mayra Aguiar contribuem com o fortalecimento do judô de base e fortalecem a modalidade como um todo.
A Copa São Paulo de Judô 2022 será disputada nos dias 12 e 13 e 18 e 20 de março no Ginásio Poliesportivo de São Bernardo do Campo, Avenida Kennedy, 1155 – Parque Anchieta.