Cerca de 1.100 atletas de 191 clubes participaram dessa edição do Meeting Interestadual Interclubes © João Victor Rosa
Com o apoio da Prefeitura de Brusque, a Federação Catarinense de Judô (FCJ) realizou de 11 a 13 de novembro a 19ª edição do Meeting Interestadual Interclubes, uma das maiores competições interestaduais, que reúne judocas das classes sub 11, sub 13, sub 15 e sub 18, nas classes graduados e aspirantes.
Localizada na Região do Vale do Itajaí, a cidade Brusque recebeu cerca de 1.100 atletas de 191 clubes e agremiações da V Região da Confederação Brasileira de Judô, que compreende as federações estaduais de judô de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Com a arquibancada parcialmente tomada pelas equipes que foram a Brusque, a Arena Multiuso Antônio Neco Heil foi o palco das disputas transmitidas ao vivo pela Judô SCTV, canal do YouTube da Federação Catarinense de Judô (FCJ).
No evento houve a estreia da mascote do judô catarinense, o Graxa, inspirada no graxaim-do-mato, animal que representa o Estado, com características de agilidade e astúcia. Suas aparições em meio aos atletas, durante o aquecimento, foi uma festa que rendeu muitas fotos e abraços.
Integraram a mesa de honra autoridades políticas e esportivas como Moises Gonzaga Penso, presidente da Federação Catarinense de Judô; Pastor Gilmar, vice-prefeito de Brusque; Helder Faggion, presidente da Federação Paranaense de Judô; Alessandro Panitz Puglia, presidente da Federação Paulista de Judô; Arnaldo de Queiroz Pereira, secretário-geral da FPJudô; Rodrigo Granada, chefe da delegação do Rio Grande Sul, representando o presidente da federação estadual, Luiz Bayard Martins dos Santos, que não pôde ir a Brusque por estar sediando um evento da CBJ; Roberto David da Graça, o Cocada, ex-presidente da FCJ; e Carlos Eduardo Honorato, vice-campeão olímpico nos Jogos de Sydney (2000).
O presidente da FCJ agradeceu o empenho das delegações que foram a Brusque para prestigiar a competição. “Sabemos o esforço que a maioria dos clubes e famílias que aqui estão desenvolveu para trazer seus atletas e filhos até aqui, muitas vezes deslocando-se milhares de quilômetros. O judô brasileiro de base deve muito a mães e pais dedicados, incansáveis incentivadores dos pequenos atletas que, em ocasiões como esta, despertam seu espírito de luta em busca do sonho de serem campeões no futuro. Somos imensamente gratos e reitero que todos são muito bem-vindos a Santa Catarina.”
Após cumprimentar a todos, o vice-prefeito de Brusque parabenizou a diretoria da FCJ pela magnitude e organização do certame e fez o convite para que o meeting retorne outras vezes à cidade.
Falando em retornar, quem mais uma vez participou da cerimônia de abertura e prestigiou o Meeting Interestadual Interclubes foi Alessandro Puglia, presidente da FPJudô, que destacou a tradição e a organização que balizam o certame.
“O meeting é um evento tradicional e importantíssimo para a base dos quatro Estados que compõem a V Região. Mais uma vez o comitê organizador equacionou o certame muito bem e com isso manteve todas as áreas em atividade constante. Falando um pouco de história, eu vejo o meeting como o encontro final da cada temporada de atletas e técnicos de quatro federações com potencial técnico gigantesco. A nossa região forma inquestionavelmente o território mais técnico e competitivo da modalidade no Brasil, e este evento contribui significativamente no desenvolvimento técnico cada vez maior dos atletas destes Estados. A troca técnica é muito grande.”
O dirigente paulista destacou que, no campo político, o encontro com o presidente paranaense, Helder Faggion, foi extremamente importante e muito gratificante pela oportunidade de discutir estratégias de crescimento para os quatro Estados.
“Tivemos o prazer de nos reunirmos com o professor Helder Faggion, presidente da FPrJ, que revelou projetos e iniciativas que podem proporcionar enorme crescimento para os Estados que há quase 20 anos disputam o Meeting Interestadual Interclubes. Lamentavelmente neste ano o professor Bayard estava sediando a seletiva nacional, mas oportunamente iremos nos reunir pata discutir iniciativas de interesse comum.”
Totalizando 17 medalhas, sendo sete de ouro, cinco de prata e cinco de bronze, o Grêmio Náutico União foi campeão geral da competição. A equipe vice-campeã foi outra agremiação gaúcha, a Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), com 14 medalhas, sendo seis de ouro, cinco de prata e três de bronze.
O destaque catarinense foi a terceira colocação alcançada pela Associação Videirense de Judô, comandada pelo professor Moises Penso. Na quarta e na quinta colocação ficaram duas agremiações do Paraná, o Dojô Otto Judô, que totalizou oito medalhas (três de ouro, uma de prata e quatro de bronze), e o Judô Kussumoto, com quatro (três ouros e uma prata).
Após a cerimônia de premiação e no limiar do evento, o comitê organizador local anunciou que em 2023 o meeting chegará à 20ª edição na esteira das comemorações do cinquentenário da FCJ – promessa de mais um grande evento para a base das equipes da região.
Para acessar a quadro de medalhas por entidade, faça login no Zempo e clique AQUI.