O Mundial de Judô, que está acontecendo em Budapeste, na Hungria, tem sido marcado por boas performances do judô brasileiro, que esteve perto de conquistar mais duas medalhas nesta segunda-feira, dia 16, quarto dia de competição.
A destaque do dia foi Nauana Silva, de 22 anos, atleta do Esporte Clube Pinheiros-SP, que fez uma excelente campanha na categoria até 63kg. Ela começou vencendo a coreana Ji Hye Kim com um yuko, e na luta seguinte, derrotou a holandesa Joanne Van Liechout, atual campeã mundial, com um waza-ari. Nas quartas de final, Nauana conquistou mais um waza-ari na húngara Szabina Gerczak, garantindo sua melhor colocação em um Campeonato Mundial até então, avançando às semifinais.
Na semifinal, Nauana enfrentou a japonesa Haruka Kaju, que conseguiu imobilizá-la até o ippon, terminando com a sua participação na disputa pelo ouro. Na luta pelo bronze, Nauana caiu diante da atleta do Kosovo, Laura Fazliu, também por ippon, ficando assim na quinta colocação. O desempenho da judoca do Esporte Clube Pinheiros foi destacado pelo presidente da Federação Paulista de Judô, Henrique Guimarães, que está em Budapeste, e que ressaltou o talento e potencial de Nauana, que foi eliminada pela campeã mundial.
Além de Nauana, a brasileira Rafaela Silva também chegou às disputas de bronze na sua categoria, mas terminou na quinta colocação. As performances mostram o bom momento do judô brasileiro, que esteve bem próximo de subir ao pódio em várias categorias nesta segunda-feira.
Por outro lado, o atleta Luan Almeida, do Sesi, foi eliminado na primeira rodada da competição.
Henrique Guimarães que esta presente no evento acompanhando todas as lutas esteve hoje com a medalhista de Bronze Shirlen Nascimento do Sesi -SP e também com o medalha de prata Daniel Cargnin.
O Mundial de Judô em Budapeste segue emocionante, com atletas Paulistas e brasileiros mostrando força e determinação em busca de medalhas e deixando uma boa impressão na competição internacional.