Paulino Namie recebe a graduação de professor kodansha shichi-dan (7º dan)

Alessandro Puglia entrega certificado de shichi-dan a Paulino Namie © 10 DRJ

Conhecido como um dos principais formadores de judocas do Estado de São Paulo, Paulino Tohoru Namie é homenageado por autoridades esportivas e políticas da 10ª Delegacia Regional Central

Por FPJCOM
13 de outubro de 2021 / São Paulo (SP)

Paulino Tohoru Namie, um dos maiores formadores da base do Estado de São Paulo e do Brasil, recebeu o grau shichi-dan (7º dan) sexta-feira passada (8), em cerimônia presenciada por familiares, alunos, amigos e autoridades esportivas e políticas no dojô principal da Associação Namie de Judô. Os professores Alessandro Panitz Puglia, presidente da Federação Paulista de Judô (FPJudô) e Yoshiyuki Shimotsu, coordenador de exame da FPJ e coordenador de curso da 10ª DR Central, entregaram o certificado e o obi ao sensei Namie.

Mesa de honra © 10 DRJ

Com cerca de 300 alunos filiados, professor Paulino já formou mais de 100 faixas-pretas, além de ter sido o precursor e o responsável pela criação dos cinco polos que ministram aulas de judô na cidade de Mogi das Cruzes (SP).

Ricardo Tikara, Everton Komatsubara, Paulino Namie, Sethiro Namie e Mary Namie © 10 DRJ

Namie tem alunos de altíssima qualidade espalhados por alguns dos principais clubes do Brasil, como Minas Tênis Clube (MG), Sogipa (RS), Clube Athletico Paulistano (SP) e Esporte Clube Pinheiros (SP). “Eu agradeço imensamente a presença dos meus primeiros alunos aqui nesta cerimônia. Foram eles os responsáveis por dar o pontapé inicial na minha trajetória como professor de judô há quase 40 anos”, disse o professor Paulino durante a cerimônia.

Abertura da cerimônia de outorga © 10 DRJ

Entre os seus primeiros alunos faixas-pretas estavam presentes Eduardo Tokuda, o primeiro formado por sensei Namie, Gerson Komatsu, Marcelo Silva, Marcos Antônio Cândido, Ricardo Ferreira, Fernando Arruda, Édson Marques de Souza, atual presidente da Associação Namie de Judô, Anderson Hideki Namie, Luciana Watanabe, Jeferson Takeshi Redondo, Osmar Pereira Luz e, por fim, o professor Leandro Tomé Corrêa, atual delegado regional da 10ª DR Central.

Regina Ikuta Namie, esposa do sensei Paulino Namie © 10 DRJ

Entre os familiares do professor Paulino que compareceram à cerimônia estavam seu pai sensei Sethiro Namie, sua mãe Mary Namie, seu irmão Ricardo Tikara Namie, sua esposa Regina Ikuta Namie e suas filhas Letícia, Renata e Camila. O professor Sethiro (6º dan) exerceu o cargo de vereador de Mogi das Cruzes por 24 anos. Além de ser considerado um dos esportistas mais competentes do judô nacional, é portador de uma conduta ímpar como político, cidadão e pai de família.

Professores Alessandro Puglia, Paulino Namie, Yoshiyuki Shimotsu e Leandro Corrêa © 10 DRJ

O secretário de Esportes de Mogi das Cruzes, Everton Komatsubara, bem como seus assessores Tiko Franco e Leandro Yoshida, marcaram presença na cerimônia de outorga de dan. “A prefeitura sempre nos deu todo o apoio necessário e cedeu o local de que precisávamos para os treinos e a prática de judô na cidade. Sou grato por todo o apoio durante a minha carreira como professor do esporte”, afirmou Paulino.

Letícia e Renata Namie, filhas do professor Namie © 10 DRJ

Os professores formados nas décadas de 1960 e 1970 pela Escola de Judô Terazaki, de Suzano (SP), também participaram da cerimônia para saudar Namie e relembrar os tempos do judô na região. Além deles, prestigiaram o evento membros e examinadores da 10ª DR Central: Glauber Aragão, coordenador técnico adjunto; Leandro Said, coordenador de arbitragem; e Luiz Cláudio Assis, tesoureiro e responsável pelos cursos de kata.

Alessandro Puglia, Paulino Namie e Yoshiyuki Shimotsu © 10 DRJ

Os professores Fernando Arruda, secretário, e Flávio Chapela, coordenador de arbitragem da 10ª DR, foram os responsáveis por organizar a festa em que foi celebrada a promoção do sensei Paulino.

Everton Komatsubara, secretário de Esportes de Mogi das Cruzes © 10 DRJ

O professor Paulino Namie recebeu sua graduação de sho-dan (1º dan) no dia 15 de fevereiro de 1978, quando tinha apenas 18 anos. Posteriormente, a faixa preta ni-dan (2º dan) veio aos 21 anos; o san-dan (3º dan), aos 24; o yon-dan (4º dan), aos 36 e o go-dan (5º dan) aos 41. A faixa vermelha e branca roku-dan (6º dan) lhe foi outorgada aos 49 e, finalmente, a shichi-dan (7º dan), 12 anos depois, aos 61.

Faixas-pretas formados pelo professor Namie © 10 DRJ
Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo