Autoridades políticas e esportivas e professores kodanshas na cerimônia de abertura © Arquivo
A Associação Registrense de Judô (ARJU) realizou no domingo (19) seu tradicionalíssimo bonenkai, coroado pela cerimônia de troca de faixas de 2021. Estima-se que mais de 300 convidados tenham comparecido ao evento, entre eles pais de alunos, autoridades, amigos e colaboradores da entidade. Após as formalidades, houve um churrasco de confraternização para comemorar o sucesso obtido na temporada e a união de todos.
O presidente da Federação Paulista de Judô (FPJudô) Alessandro Panitz Puglia esteve presente no evento para celebrar, em conjunto com as autoridades locais e dirigentes da ARJU, ama das mais tradicionais festa de fim de ano do judô bandeirante.
“Foi uma festa de encerramento muito especial. A cidade de Registro e a Associação Registrense de Judô têm uma história muito importante por serem um dos principais berços da modalidade em São Paulo e no Brasil. No ano que vem a Registrense completa 70 anos de existência e é um orgulho imenso contar com toda a equipe da ARJU engrandecendo a história do judô paulista. Os professores se empenham absurdamente e o sucesso obtido por eles acaba gerando sempre excelentes frutos para a FPJudô.”
Para Puglia, a constante atualização é um dos grandes diferenciais da entidade. “Foi o fechamento do ano, o fechamento de um ciclo, com a presença de muitas crianças que, graças ao desenvolvimento e ao fomento do judô na cidade, estão se tornando grandes cidadãos. Eu sempre sou bem recebido quando vou a Registro, e dá para sentir o amor pelo esporte, o respeito e o carinho pela modalidade.”
O evento marcou, oficialmente, o retorno das atividades da ARJU, que se encontravam em pausa devido à pandemia do coronavírus. O presidente Ricardo Marchesine Cardoso usou a ocasião para levar os convidados para conhecerem a nova sede da entidade, inaugurada em agosto deste ano.
Autoridades políticas e esportivas marcaram presença no bonenkai, entre os quais Akira Hanawa, delegado da 14ª Delegacia Regional Vale do Ribeira; Alessandro Panitz Puglia, presidente da FPJudô; Ricardo Marchesine Cardoso, presidente da ARJU; Rubens Massashi Nakazawa, professor kodansha roku-dan (6º dan); Omar Mitsuo Kato, sensei go-dan (5º dan); Edna Pioker, árbitra da Federação Internacional de Judô (FIJ); o vereador Renato Machado, representando a Câmara Municipal de Registro; Fábio Bruniera, diretor da Vigilância Sanitária de Registro; Adolfo Eduardo Bittencourt, presidente da APAMIR; sensei Walter Rocha, representante da Associação Sete Barrense de Judô; Vinícius Almeida Grassi, representante da Judô na Faixa Team de Sorocaba; e os professores kodanshas Osvaldo Hatiro Ogawa, hachi-dan (8º dan), Belmiro Boaventura, hachi-dan (8º dan), Takeshi Nitsuma, hachi-dan (8º dan) e Edson Barbosa, roku-dan (6º dan).