Primeira reunião online para a arbitragem da 5ª DRJ

Ailton Calado, professor da Associação de Judô Morimoto de Lins e da Secretaria Municipal de Esportes de Penápolis, é o coordenador regional de arbitragem da 5ª DRJ Noroeste

Reunião de árbitros aspirantes a regionais, regionais, estaduais, nacionais e aspirante FIJ durou 180 minutos e foi pautada nas inovações apresentadas pela comissão estadual de arbitragem

No dia 11 de junho a diretoria da 5ª Delegacia Regional Noroeste da Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou a primeira reunião de árbitros virtual, seguindo o modelo adotado pela FPJudô. Para conectar 17 árbitros e dirigentes de nove agremiações, utilizou-se o aplicativo Zoom.

José Pereira Calado, coordenador regional de arbitragem da 5ª DRJ Noroeste, mediou o encontro, auxiliado por Willian Suda, coordenador regional adjunto de arbitragem. Entre os 17 participantes estavam árbitros aspirantes a regionais, regionais, estaduais, nacionais e um aspirante FIJ.

Willian Seiji Inagaki Suda, professor da Academia Performance de Araçatuba e coordenador regional de arbitragem adjunto da 5ª DRJ Noroeste

O professor kodansha e delegado regional Wilmar Terumiti Shiraga detalhou os assuntos discutidos na primeira reunião de árbitros virtual da 5ª Delegacia Regional Noroeste.

“Agendamos esse encontro com o objetivo de potencializar o processo de desenvolvimento da arbitragem da nossa região e para agregar qualidade a ela. Além de avaliar a pesquisa desenvolvida pela coordenação de arbitragem da FPJudô, pudemos ouvir os relatos de cada participante no nosso grupo de arbitragem. Houve elogios, críticas construtivas e opiniões diversas sobre arbitragem, e agora faremos uma análise geral das avaliações feitas pelos nossos árbitros”, detalhou o delegado regional.

Entre os dirigentes da Delegacia Regional Noroeste que participaram do encontro estavam Wilmar Terumiti Shiraga, delegado regional; Edson de Freitas, diretor técnico; Ailton José Pereira Calado, coordenador de Arbitragem; William Seiji Inagaki Suda, coordenador de arbitragem adjunto e responsável por transcrever a ata da reunião e monitorar o aplicativo Zoom; Hudson Lima, coordenador de oficiais técnicos; e Eder Fonzar Granato, professor kodansha.

Árbitros que participaram do encontro

Em sua avaliação do encontro virtual da arbitragem da 5ª DRJ Noroeste, o professor Ailton Calado destacou a participação de todos e enalteceu o comprometimento e a atuação impecável dos participantes, principalmente quando todos tiveram oportunidade de falar e expressar seus pontos de vista.

Na sequência o coordenador de arbitragem revelou que o feedback dos árbitros sobre o encontro também foi bastante positivo. “Pelos relatos obtidos na reunião e posteriormente, todos gostaram muito da iniciativa, principalmente os árbitros mais novos e aqueles que foram convidados a retornar ao grupo de arbitragem. Um dos principais temas discutidos foi detalhar as tarefas enviadas pela comissão estadual de arbitragem da FPJudô e pela comissão nacional de arbitragem da CBJ. Ouvimos relatos sobre as dificuldades enfrentadas, como estão agindo diante das tarefas solicitadas e muitas indagações sobre como melhorar ainda mais a qualidade da arbitragem na nossa região”, disse o professor Calado.

Avaliando a utilização de aplicativos na realização de reuniões virtuais e encontros, Ailton José Calado entende que estes recursos vieram para ficar. “Acredito que, daqui por diante, ferramentas como o Zoom e o Google Meet farão parte do dia a dia das entidades esportivas e empresas. As reuniões virtuais tornaram-se importante instrumento de gestão. Possibilitam a participação de todos de forma simples, rápida e econômica. Entendo também que as reuniões presenciais estão com seus dias contados”, previu o dirigente.

Marcelo Honda Kiwada, professor da Associação de Judô Araçatuba tem auxiliado muito na arbitragem, trazendo importantes informações relatadas nas reuniões das equipes de base da CBJ

 

Professores e árbitros no encontro

A primeira reunião virtual da arbitragem da 5ª DRJ Noroeste contou com a participação dos professores Wilmar Terumiti Shiraga, Eder Fonzar Granato, Edson de Freitas, Ailton José Pereira Calado, Carlos Henrique Lourenço Rovina, Willian Seiji Inagaki Suda, Hudson Ricardo Lima, Alexandre Luiz Tropaldi, Marcelo Honda Kiwada, Victor Pulzatto Gonçalves, Antônio Soares Motta Júnior, Sandra Benedita da Silva, Olair Gandolfi Montouro, Anselmo Rodrigo Panini, Almir José Alves, Luiz Alberto Cazerta Azevedo Marques e Henrique Fernandez Neto.

Agremiações representadas

Nove associações e clubes da região Noroeste participaram do encontro: Associação de Judô de Andradina, Associação de Judô Araçatuba, Associação de Judô Guararapes, Associação de Judô Morimoto de Lins, Birigui Pérola Clube, Judô Clube Valparaíso, Performance Academia de Araçatuba, Secretaria Municipal de Esportes de Penápolis e Projeto Olímpico de Judô Guararapes.

Carlos Henrique Rovina, professor da Academia Performance de Araçatuba, um dos árbitros mais graduados da 5ª DRJ que, após um tempo afastado, volta a colaborar com a arbitragem da região Noroeste

Judô Paulista
21 de junho de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO 5ª DRJ
Guararapes – SP

Compartilhar
Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros