A Associação de Judô Corpore Sano atua com projetos voltados para área esportiva há mais de 25 anos, no entanto, devido à grande demanda na área social apresentada pelos usuários, surgiu no ano de 2020, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Judô Cidadão.
Projeto que oferece um espaço para trocas culturais e de vivencias, buscando desenvolver o sentimento de pertença e de identidade com caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidade e potencialidades de acordo com a resolução n° 109, de 11 de novembro de 2009, que dispõe sobre a tipificação nacional de Serviços Socioassistenciais, onde são instituídos em suas modalidades alternativas como outra forma de acolhimento, seja na Política de Proteção Social de Alta Complexidade ou Proteção Social Básica, a fim de minimizar a vulnerabilidade e fragilidade social que sujeita as crianças a perda dos direitos fundamentais, enfraquecendo os vínculos familiares e vulnerabilidade a exposição do trabalho infantil, mediante a falta de recursos mínimos de sobrevivência, com alto índice de reprovação e evasão escolar.
Como todo serviço da área de assistência social, a Corpore Sano buscou o registro do Conselho Municipal da Assistência Social, com o intuito de apresentar-se regularizada aos órgãos de fiscalização da Assistência Social e posteriormente obter demais certificados necessários. Sendo assim, na data presente, a Associação de Judô Corpore Sano foi contemplada com o seu primeiro registro do Conselho Municipal da Assistência Social, aprovado em plenária ordinária pelos conselheiros e mesa diretora do CMAS do município de Ribeirão Preto.
Para Cláudia Leticia de Paula, Educadora Social do projeto, o registro no conselho ampliará o atendimento do serviço social básico à criança e ao adolescente através de convívio e desenvolvimento de habilidades.
“A Associação de Judô Corpore Sano já desempenha na área do esporte o efetivo serviço de garantia de direitos para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, dessa forma, funciona com excelência como porta de entrada de seus usuários para o acesso à rede de serviços públicos. O registro da Associação no Conselho Municipal da Assistência Social ampliará o atendimento do serviço social básico à criança e ao adolescente através de convívio e desenvolvimento de habilidades, de acordo com o ciclo de vida e peculiaridade de cada usuário, fortalecendo a ligação familiar, incentivando a socialização e a convivência na comunidade com o objetivo de contribuir ainda mais na defesa e garantias de direitos da criança e adolescente”, afirmou Cláudia.
Coordenador da Associação de Judô Corpore Sano, o professor Cleber do Carmo comemorou a conquista e afirmou que a intenção do projeto é ser um sucesso e ter a mesma qualidade e comprometimento que os trabalhos esportivos executados pela associação.
“Estou muito feliz que Conselho Municipal da Assistência Social tenha aprovado o nosso registro. Eles sabem da seriedade do nosso trabalho. Estamos empolgados para aplicar a mesma qualidade e comprometimento que temos nos nossos projetos esportivos. Sou muito grato a tudo que conquistei em minha vida como atleta e o Judô Cidadão é uma forma de retribuir tudo isso. Quanto mais pudermos ajudar, melhor”, disse Do Carmo.
JUDÔ PAULISTA
22 DE MARÇO DE 2021
POR MURILO BERNARDES
SÃO PAULO – SP