Professores que participaram do encontro da 13ª Alta Sorocabana © 13ª DR
Sob o comando do delegado regional André Gustavo Costa Gonçalves, realizou–se no dia 12 de fevereiro a reunião anual dos professores responsáveis pelas agremiações filiadas à 13ª Delegacia Regional Sorocabana da Federação Paulista de Judô (FPJudô).
O encontro realizado na sala de judô da Associação de Judô Fênix, localizada no clube da Associação Prudentina de Esportes Atléticos (APEA), em Presidente Prudente. A reunião recebeu 28 representantes de 13 agremiações filiadas à FPJudô na região.
Os dirigentes da entidades filiadas foram recebidos com um café da manhã e a seguir iniciaram-se os trabalhos, durante os quais foram apresentados e elucidados os seguintes assuntos:
André Gustavo passou os detalhes da divisão iniciante/escolar, como suas atrativas taxas diferenciadas, condições para adesão, necessidade do vínculo do professor com a escola ou entidade, possibilidade de filiação de aspirantes, realização de festivais e competições exclusivos para essa nova classe e possibilidade de o atleta poder subir para categoria aspirante (com recolhimento da diferença de valores). Fernando Ikeda explicou minuciosamente a criação, o funcionamento e as expectativas da nova divisão, que foi muito bem aceita e comemorada pelos representantes das entidades filiadas.
Outros temas anunciados pela diretoria da FPJudô e abordados na reunião anual dos professores responsáveis pelas agremiações filiadas à 13ª DR Sorocabana foram:
Em seguida o delegado da 13ª DR pautou a definição do calendário de 2023. “Marcamos dois eventos amistosos no primeiro semestre, o Torneio da Associação de Judô Fênix, em Presidente Prudente, e o Torneio Isaburo Suto, em Paraguaçu Paulista. Para o segundo semestre marcamos uma palestra oferecida pelo sensei Odovaldo Mello, que se dispôs a ministrar um curso para a 13ª DR com o tema Aspectos Cardiorrespiratórios no Treinamento.”
Ao final da reunião os professores cobraram a realização do cursos de arbitragem, fundamentos técnicos e aprimoramentos do nage-no-kata e demais katas na delegacia. Esses cursos ficaram de ser agendados conforme a disponibilidade dos palestrantes antes da pandemia.
“Avalio muito positivamente esta cobrança, pois ratifica a vontade dos nossos faixas-pretas e senseis de aprenderem sempre mais”, disse André Gonçalves. “Eles estão em busca de mais conhecimento e preparo e eu vou confirmar a agenda do professor Luís Alberto, nosso coordenador de cursos, no sentido de promover este encontro ainda no primeiro semestre aqui em Presidente Prudente. Pretendo também convidar professores das associações de outras regionais próximas que queiram aproveitar esta importante oprtunidade, já que quanto mais partilharmos conhecimento mais seremos beneficiados.”
Segundo o dirigente, a reunião transcorreu de forma tranquila e os professores aceitaram as inovações e mudanças que visam a impulsionar ainda mais a modalidade. “Pude perceber claramente que os nossos professores estão engajados e em busca de se qualificarem cada vez mais e atrair um número cada vez maior de praticantes em nossa vasta região”, disse André Gustavo Costa Gonçalves.
Estiveram representadas à reunião da 13ª DR Sorocabana as seguintes entidades: DEREM Martinópolis (professores Adriano Alves Coelho e Carlos Renan Rocha Camilo), Associação Cultural e Esportiva Paraguaçu Paulista (Renato Espírito Santo, presidente, e professores Larissa da Silva Félix e Rodrigo Francisco Pereira da Silva), Associação Atlética de Judô Ranchariense (professor Celso Toshio Kosugue), Associação Tênis Clube (professores Jacir Mariano de Freitas e Anderson Ribeiro da Silva), SEMEPP (professor Paulo Costa Júnior), Escola de Judô Giberti (professores Guilherme Correa Giberti, Daniela Cristian de Oliveira Giberti e Wesley Moisés de Oliveira Figueiredo), Associação Cultural, Esportiva, Recreativa e Educacional de Judô Irmãos Araújo (professores Lucas Dias Araújo e Tiago Dias Araújo), Projeto de Judô Cocal (professores Odovaldo Mello e Júlio César de Mello), Paraguaçu Tênis Clube/Academia Studio (professores Renato Tortorelo Araújo Lourenço e Vinícius Henrique de Andrade), Coroados Tênis Club (professor Rodrigo Elias de Carvalho) e Associação de Judô Fênix (professores Rodolfo Weber Correa Zanin, Rafael Chinelli, Celso José Guimarães e Romildo Jozue Paiter).