São Paulo se destacou no Campeonato Brasileiro de Judô Sub-13, realizado em João Pessoa, ao conquistar os títulos no feminino e no masculino. A competição, que começou na quinta-feira com as disputas do Sub-15, foi encerrada hoje com o Sub-13.
Os atletas paulistas dominaram o pódio, somando um total de 36 medalhas: 11 de ouro, 10 de prata e 15 de bronze.

Destaques Femininos
No feminino, São Paulo conquistou cinco ouros, sete pratas e seis bronzes.
Atletas Femininas – 1º Lugar (São Paulo)
As atletas que garantiram o primeiro lugar são: Klara Ribeiro (Sub-13 Leve -38kg), Sofia Venancio (Sub-13 Meio-Médio -42kg), Maria Moreto (Sub-13 Médio -47kg), Ana Costa (Sub-13 Superpesado +60kg), e Laressa Tavares (Sub-15 Meio-Leve -44kg).
**Alguns Destaques Masculinos**
No masculino, São Paulo obteve seis ouros, três pratas e nove bronzes. Os campeões paulistas são: Mauricio Miyaki (Sub-13 Leve -38kg), Caio de Lima (Sub-13 Meio-Médio -42kg), Samuel Reis (Sub-13 Superpesado +60kg), Felipe França (Sub-15 Superligeiro -40kg), Gustavo Silva (Sub-15 Meio-Pesado -73kg), e Felipe Achcar (Sub-15 Superpesado +81kg).

Comemoração e Futuro
O presidente da Federação Paulista de Judô, Henrique Guimarães, celebrou os resultados e destacou o investimento na base. “Temos uma geração que trará muitas conquistas para o judô paulista e brasileiro”, afirmou Guimarães.
Marco Antônio da Costa, coordenador técnico da Federação Paulista de Judô, declarou: “Vim como chefe de delegação no Campeonato Brasileiro da classe Sub-13 e Sub-15, que aconteceu aqui em João Pessoa, na Paraíba. As competições começaram na quinta-feira com a classe Sub-15, quinta e sexta-feira, e no sábado e domingo com a classe Sub-13. São Paulo foi muito bem, na classe Sub-15 fomos campeões no masculino e terceiro colocado no feminino, e na classe Sub-13 fomos campeões gerais na classe masculina e também na classe feminina. É um campeonato muito apreciado por todas as partes, muita gente nova, de talento, aparecendo, e uma grande força do Norte e Nordeste no Campeonato Brasileiro dessas classes. São Paulo veio mostrando a sua força na classe. Está vindo forte para os próximos anos que estão seguindo aí. Um agradecimento especial a todo o trabalho do Sen sei Henrique Guimarães, nosso presidente, para proporcionar uma boa condição para todos, enaltecendo também os clubes, as academias, com seus trabalhos de todos nas suas academias e seus clubes.”
Vitor Hugo, técnico do Palmeiras, comentou: “Após a competição, podemos notar o nível elevado da competição, muito cheia, bem disputada. Mas São Paulo foi muito bem, do meu ponto de vista, principalmente no masculino, fomos campeões gerais. No feminino também fomos bem, foi decidido no detalhe, perdemos duas finais. Se tivéssemos ganho essas duas finais, teríamos sido campeões gerais no feminino também. Então foi no detalhe, mas foi uma ótima competição, bem disputada, nível elevadíssimo.”

Suelen Shibana, técnica da Associação Judô Shibana e da Federação Paulista de Judô, destacou: “O campeonato brasileiro foi muito importante, pois nele aparecem grandes nomes de crianças que possam se destacar futuramente. É a base do nosso judô. A organização foi muito legal. Ficou muito bacana, estava bem separado, os dias foram bem planejados. Ocorreu conforme a programação. Os atletas se destacaram bem, muitos acertaram, muitos erraram, mas o esporte é assim mesmo. O importante é que o judô sempre ensina a se levantar e a continuar. Tenho certeza que esses atletas têm um futuro brilhante pela frente.”
Maria Fernanda Pio Sábbo , do Clube Paineiras do Morumbi, acrescentou: “Foi um evento de altíssimo nível. Pudemos entregar uma experiência ótima para todos os atletas. A Federação não mediu esforços para nos dar suporte, acompanhar as crianças. Tudo ocorreu bem, a hospedagem, transporte. Foi uma competição de alto nível e que trouxemos ótimos resultados para a Federação Paulista de Judô.”

São Paulo continua a atuar como formador de talentos, pavimentando o caminho para uma nova geração de atletas nos tatames nacionais e internacionais.