A competição começou na última terça-feira (2) e marca o início do processo de formação da equipe que representará o país no próximo Campeonato Mundial. O evento acontece no Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo, até sexta-feira. O masculino abriu a seletiva na terça (2), enquanto o feminino competiu na quarta (3).

Um dos grandes destaques foi Muhammad, atleta do Clube Paineiras do Morumby. Lutando “em casa”, ele conquistou o ouro na categoria -55kg após vencer sete lutas.
“Fiquei muito feliz por ter ganho a Seletiva Nacional. Estava treinando muito e ganhar em casa é muito bom. Meu foco é continuar como líder do ranking para ir ao Campeonato Mundial ano que vem”, disse Muhammad após a conquista.

No segundo dia, a principal performance veio de Lavínia Igaki, da Sociedade Esportiva Palmeiras, campeã na categoria -52kg após vencer cinco lutas.
“Bati na trave ano passado. Este ano vim diferente, treinei o ano todo para este momento. Devo tudo à minha mãe, que sempre esteve comigo”, celebrou Lavínia.
Nicoly Borges, da Associação Mercadante de Judô, também conquistou o primeiro lugar no feminino.

Heitor Souza, da AD Santo André, se destacou no masculino e comentou sobre seu título: “Treino judô desde 2016, com o apoio dos senseis Gil, Ives e Marcos. Agradeço especialmente à minha família, que sempre me apoiou, e à AD Santo André, que me ajudou a evoluir. Estou treinando lá desde criança.”
Os resultados dos dois dias foram conquistados pelos clubes filiados à Federação Paulista de Judô: A.D. Santo André, Associação Marcos Mercadante de Judô, Clube Paineiras do Morumby, Esporte Clube Pinheiros, Sociedade Esportiva Palmeiras.

Para o presidente da FPJudô, Henrique Guimarães, a classe cadete tem papel fundamental no desenvolvimento do judô nacional: “A classe cadete reúne grandes atletas que já conquistaram muitas medalhas em Campeonatos Pan-Americanos e Mundiais. A proposta da Seletiva é que eles integrem a seleção brasileira, participem de estágios e diminuam cada vez mais a distância para os grandes atletas.”
As disputas seguem nos próximos dois dias com a classe Júnior.