São Paulo ratifica hegemonia nas categorias de base no Meeting Interestadual Interclubes

Realizado pela FCJ o Meeting 2021 foi o maior evento de judô no Brasil, nesta temporada © João Victor Rosa / FCJ

Federações de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo reuniram 114 equipes e 968 atletas no grande evento das categorias de base

Por FPJCOM
30 de novembro de 2021 / Curitiba (PR)
Autoridades políticas e esportivas na mesa de honra © João Victor Rosa / FCJ

O Meeting Interestadual Interclubes reuniu quase mil atletas de 114 clubes das três federações do Sul e a de São Paulo, de 12 a 14 de novembro, no Centro Multiuso de São José, em Santa Catarina. A competição foi dividida entre graduados e aspirantes das classes sub 11 a sub 18 e confirmou a hegemonia dos paulistas nas categorias de base.

No quadro de medalhas dos graduados, as instituições paulistas aparecem cinco vezes entre as dez primeiras colocações: a Associação Kamakura de Judô foi a primeira colocada, com 122 pontos; o Projeto Olhar Futuro/ADPM, de São José dos Campos, aparece em terceiro com 99 pontos; a Associação de Judô Araçatuba em quarto, com 91 pontos; a Associação Brasileira Hebraica de São Paulo em quinto, com 82 pontos; e o Clube Paineiras do Morumby em sétimo, com 74 pontos. Juntas, essas equipes somam 48 medalhas, sendo 22 de ouro, 11 de prata e 15 de bronze.

Moisés Penso e sua diretoria a realizaram mais um grande evento para as categorias de base © João Victor Rosa / FCJ

No quadro de aspirantes, as agremiações paulistas somaram 18 medalhas, sendo dez de ouro, sete de prata e uma de bronze. O clube Judô de Praia Grande e o Sesi-SP representaram o Estado na tabela, com 125 e 72 pontos respectivamente.

A solenidade de abertura do Meeting Interestadual Interclubes 2021, no sábado (13), contou com a presença dos presidentes das federações de São Paulo, Alessandro Panitz Puglia, e do Rio Grande do Sul, Luiz Bayard, e do prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, acompanhado de autoridades locais. Tanto o prefeito quanto os dirigentes salientaram a importância de eventos desta magnitude para o desenvolvimento do judô e do esporte em geral, pela integração e intercâmbio técnico que os encontros interestaduais proporcionam.

Alexandro Puglia é convidado para compor a mesa de honra © João Victor Rosa / FCJ

O presidente da FCJ, Moisés Gonzaga Penso, além de ressaltar o esforço para a retomada das competições, agradeceu ao Município de São José pela acolhida e prometeu aprimorar ainda mais o evento, para realizar o Meeting Interestadual Interclubes 2022 com muito mais de mil atletas. Segundo ele, o aprimoramento da Federação Catarinense de Judô, em todos os aspectos visa à consolidação de uma entidade modelo.

“A principal razão da existência das federações são os praticantes filiados. Com base nessa constatação, afirmo que a nossa prioridade é otimizar o atendimento que prestamos aos clubes e aos judocas inscritos na Federação Catarinense de Judô. Desejamos voltar à normalidade prontamente, para darmos início a uma série de ações que passam pelo aperfeiçoamento técnico dos nossos professores”, disse o dirigente catarinense.

Reunião dos árbitros que atuaram no certame © João Victor Rosa / FCJ

Nas palavras do presidente da Federação Paulista de Judô (FPJudô), foi muito importante realizar pelo menos um evento presencial das categorias de base nesta temporada, como o Meeting Interestadual.

“A grande razão de existirem competições como esta é justamente fomentar o intercâmbio e o desenvolvimento técnico da base, e mais uma vez este torneio alcançou plenamente estes objetivos. O Meeting Interestadual e as Copas Paraná, São Paulo e Minas são eventos voltados eminentemente para o fomento da base. Temos de aproveitar toda e qualquer oportunidade para oferecer intercâmbio técnico às novas gerações.”

Luiz Bayard, participa pela primeira do Meeting Interestadual como presidente da Federação Gaúcha de Judô © João Victor Rosa / FCJ

“Fora isso”, acrescentou Puglia, “eu, enquanto presidente, fui muito bem recebido pelos colegas dos demais Estados, como já aconteceu em diversas oportunidades, e em especial pelo professor Moisés Gonzaga Penso, presidente da Federação Catarinense de Judô (FCJ), um excelente anfitrião, que sempre promove grandes eventos, recebendo colegas dos demais Estados muito bem.”

Para a vice-presidente da FPJudô, Solange Pessoa, o evento foi de suma importância por colocar no radar novamente competições voltadas para a base da modalidade, que são essenciais para o processo de crescimento dos jovens atletas.

Moisés Penso Homenageia Alessandro Puglia © João Victor Rosa / FCJ

“É opinião unânime que este período de pandemia foi muito complicado para todos os atletas, mas são os jovens os que mais sofreram com a paralisação das atividades. Nós, da federação, fizemos o possível para manter o ritmo por meio de eventos organizados de maneira remota, mas é uma satisfação gigantesca poder ver uma competição importante como o Meeting Interestadual Interclubes reunir mais de 900 atletas da base para fomentar a modalidade. Eles são, inegavelmente, o futuro do nosso esporte.”

Solange comentou ainda o domínio do judô de base paulista na competição: os clubes do Estado tiveram um desempenho ímpar tanto nos graduados quanto nos aspirantes. “Temos projetos bastante ambiciosos para as categorias de base. Alguns já serão colocados em prática a partir de dezembro, a exemplo dos treinamentos semanais no CAT da nossa federação para as categorias sub 13 e sub 15 que já iniciam nesta semana. O ano 2022 será muito importante para o judô paulista, e nós faremos de tudo para consolidar o nome do Estado no topo do ranking da modalidade.”

Os dirigentes, Luiz Bayard, Moisés Penso e Solange Pessoa © João Victor Rosa / FCJ

Dos 968 atletas participantes, 695 eram graduados e 173, aspirantes. Somando as quatro federações, 114 clubes inscreveram atletas; atuaram no certame 25 árbitros, sendo 13 da FCJ e os demais de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da FCJ no YouTube, com quatro links simultâneos e um total de 37 mil visualizações.

Os jovens judocas voltaram a sorrir e a comemorar conquistas nos tatamis © João Victor Rosa / FCJ
Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo