Para expor as ações do departamento técnico a 39 professores responsáveis por 38 associações, a diretoria da 1ª DRJ Capital realizou no dia 15 de maio a sua segunda reunião virtual, seguindo o modelo adotado pela Federação Paulista de Judô (FPJudô).
O encontro utilizou a plataforma Zoom e foi mediado pelo professor Fernando Ikeda que, além de secretário geral do TJD e da comissão de ética da FPJudô, é coordenador do departamento de oficiais técnicos da 1ª DRJ
Ikeda falou inicialmente sobre os principais pontos do primeiro encontro virtual da Capital. “Nossa primeira reunião virtual, no dia 7 de maio, revelou-se uma experiência ímpar por ser a primeira vez que utilizamos esta ferramenta para este fim específico”, disse.
Diante do atual panorama de incertezas, o secretário geral do TJD explicou que todas e quaisquer medidas tomadas pela 1ª DRJ devem ser calculadas e planejadas com cautela, atendendo as necessidades da maioria dos associados.
“Para tanto, a maior parte da reunião foi dedicada ao acolhimento dos representantes, quando todos puderam expor as dificuldades e contar como estão enfrentando a situação. Os relatos dos professores foram cuidadosamente anotados e depois os membros da equipe técnica da capital reuniram-se com o objetivo exclusivo de traçar e planejar ações para auxiliá-los, assim como seus alunos, neste momento delicado pelo qual todos nós passamos”, relatou Ikeda.
De posse dos resultados dos questionários, a equipe técnica da capital pôde traçar uma estratégia de enfrentamento das atuais dificuldades, a qual abrange três grandes frentes em grau de especificidade:
Ikeda lembrou que a cidade de São Paulo é imensa, e em situações normais a locomoção dos professores para reuniões no CAT demanda várias horas. “A mobilidade na cidade São Paulo sempre foi um grande empecilho para a participação dos professores, o que foi solucionado com a utilização de ferramentas virtuais; como consequência, tivemos grande adesão dos professores”, detalhou o dirigente que, na sequência, apresentou o resumo da decisões tomadas após a realização da primeira reunião virtual da DRJ Capital.
“Considerando o momento atípico que vivenciamos, não há um modus operandi consolidado e conciso de enfrentamento desta situação. Por isso, a primeira reunião objetivou mostrar a atuação do departamento técnico da Federação Paulista de Judô, como segue:
Ações previstas
– Ativação das mídias sociais da 1ª DRJ Capital (Instagram e Facebook), num primeiro momento com lives semanais. Já foram realizadas duas: a primeira com o Tiago Camilo e a segunda com a Edinanci Silva. Para a interação com os participantes foi escolhido o professor kodansha Fernando Catalano (Círculo Militar de São Paulo).
– Criação de um manual durante e pós-isolamento. Participam desta frente a professora kodansha Miriam Minakawa (A Hebraica de São Paulo) e os professores Alexandre Lee (Clube Paineiras do Morumby) e Fernando Garbeloto (Instituto Roldão).
– Realização de uma gincana com os alunos associados na 1ª DRJ. Participam deste projeto: professora kodansha Miriam Minakawa, professor Alex Russo (Sensei Divino Budokan), professor Wagner Tadashi Uchida (Associação Alto da Lapa) e Simone Fer Lima (Clube Esportivo da Penha).
– Criação de um canal Jita-Kyoei para prestar orientações aos filiados da 1ª DRJ, bem como arrecadar mantimentos a serem destinados àqueles que enfrentam maiores dificuldades.
Todas estas frentes contam com a coordenação do departamento técnico da 1ª DRJ Capital.
Segundo o coordenador do departamento de oficiais técnicos da capital, a aceitação de reuniões no formato virtual foi unânime entre os representantes das associações. Por isso, serão realizadas reuniões periódicas para captação de ideias, verificação das necessidades e avaliação da efetividade das ações.
A segunda etapa do conjunto de ações será apresentada numa terceira reunião, a ser agendada.
Escolas, clubes e dojôs no encontro
Participaram do encontro virtual os representantes de 38 associações: AABB-SP, Academia de Judô Pissarra, Acre Clube, Judô Alto da Lapa, Anhembi Tênis Clube, Associação de Judô e Karatê Asahi, Associação de Judô Vila Santa Isabel, Associação Kimura de Judô, Associação de Judô Butantã Budokan, Associação de Judô Messias/Imecam, Associação de Judô Previato, Associação Judô Kata Team, Associação Pessoa de Judô, Clube Atlético Monte Líbano, CAT Judô Shinohara, Círculo Militar de São Paulo, Clube Espéria, Clube Paineiras do Morumby, Associação de Judô Colossus, Clube Esportivo da Penha, Esporte Clube Corinthians Paulista, Esporte Clube Pinheiros, Hombu Budokan, Ipê Clube, Instituto Roldão, Instituto Sensei Divino, Associação de Judô Belarmino, Judocas de Cristo – MI, Judô Shoorikan, Associação de Judô Kanayama, Pirituba Futebol Clube, Projeto Budô, São Paulo Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras, Social Bom Jesus, Unibes Cultural e Associação Unijudô.
Professores, técnicos e árbitros
Ao todo, 39 professores participaram da segunda reunião virtual da1ª DRJ Capital: Nilson de Jesus Souza, Horácio Rodrigo Pissarra da Silva, Sérgio Yukio Matsumura, Wagner Uchida, Ricardo Regis, Ricardo Perez Rodrigues, Márcio Toshio Suzuki, Laryssa Thabyda, Creito Kokei Nakamura, Maurício de Jesus Borges Neve, Carlos Previato, Leonardo Luís Vendrame, Rafael Rossi, Ricardo Forte Katchborian, Alexandre Bandeira, Fernando Catalano, sensei Eugênio Diniz, Carlos Kira Yamazaki, Rubiane Guarino Pereira, Simone Fer Lima, Solange de Almeida Pessoa Vincki, Raphael Luís Moura (Jukita), Danilo Aoike, Fernando Garbeloto, Júlio Costa, Raphael Magalhães, Márcio Belarmino, Caio Kanayama, Dilso Coelho, Christiano Rocha, Josué Gomes Braganca Júnior, Marco Antônio Inácio, Jairo Andrade, Deise Ribas, André Luiz Cipriani, Vinícius Erchov, Paulo Sérgio Merino e Cléber Soares de Souza.
Entre os membros da diretoria da 1ª DRJ Capital que participaram do encontro virtual estavam os professores kodanshas Hissato Yamamoto, delegado regional, e Antônio Carlos Silva de Mesquita, presidente da comissão disciplinar e do TJD da FPJudô, e os professores Marco Aurélio Uchida, coordenador técnico; Kendi Yamamoto, coordenador do departamento de arbitragem; Idson Lima, tesoureiro; e Fernando Ikeda, coordenador do departamento de oficiais técnicos.
Judô Paulista
31 de maio de 2020
Por PAULO PINTO IFotos BUDOPRESS e ARQUIVO 1ª DRJ
São Paulo– SP