A Seleção Brasileira de Judô inicia sua participação no Campeonato Mundial Júnior, em Lima, Peru, com 20 atletas convocados, dos quais nove são de clubes filiados à Federação Paulista de Judô, destacando o protagonismo e a tradição do estado.
O Esporte Clube Pinheiros conta com quatro representantes: Bianca Reis (-57kg), Bruno Nóbrega (-66kg), Enzo Trombini (-81kg) e João Segatelle (-90kg). O SESI-SP apresenta três nomes: Gyovanna Andrade (-57kg), Maria Oliveira (-70kg) e Luan Almeida (-81kg). Completam a lista paulista Eduarda Bastos (-63kg), do Clube Paineiras do Morumby, e Dandara Camilo (-78kg), da Sociedade Esportiva Palmeiras.
Além deles, a equipe inclui Clarice Ribeiro e Mariana Nunes (-48kg), Nicole Marques (-52kg), Ana Feitosa (-63kg) e Ana Soares (+78kg) no feminino; Lucas Takaki (-60kg), Matheus Nolasco (-73kg), Jesse Barbosa (-90kg), Gustavo Milano (-100kg), Andrey Coelho (+100kg) e Gabriel dos Santos (+100kg) no masculino.
*Avaliados pelo departamento médico da Confederação Brasileira de Judô e cortados da convocação, foram substituídos por: Gyovanna Andrade (-57kg), que competirá também no individual, e Claiton Faria (-73kg), somente para a competição por equipes mistas.
O grupo é baseado na equipe que fez história nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, conquistando doze medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze, a melhor campanha da história.
No último Mundial Júnior, o Brasil conquistou três medalhas de bronze — com Bianca Reis, Dandara Camilo, ambas de clubes paulistas, e Clarice Ribeiro — além de três quintos e dois sétimos lugares, terminando em 15º no quadro geral.
O Mundial começa neste domingo (5), com quatro dias de competição: três dedicados às disputas individuais e o último às equipes mistas.
—