Dirigentes, treinadores e árbitros que marcaram presença na seletiva paulista © Arquivo
Por vários anos setembro será lembrado como o mês da retomada do judô paulista e nacional, após a pandemia que destruiu a economia e ceifou milhões de vidas em todo o planeta.
O recém-inaugurado Centro de Excelência Esportiva do Judô de São Bernardo do Campo foi o palco do certame que, neste sábado (18), reuniu 52 judocas que competiram por uma vaga na seleção paulista de judô feminina da classe júnior (sub 21).
A seletiva realizou-se em parceria com a comissão de técnicos da Federação Paulista de Judô, composta pelos professores Sérgio Malhado Baldijão, Marcos Elias Mercadante, Thiago Valladão Fernandes, Alexandre Lee e Paulo Ferraz Alvim, que marcaram presença na competição.
Dentro e fora dos tatamis o clima era de muita esperança e alegria devido à importância simbólica de uma competição que marcou não apenas a retomada dos eventos esportivos do pós-isolamento, mas o início de um novo ciclo do judô paulista.
A cerimônia de abertura reuniu grandes nomes do judô bandeirante, entre os quais Alessandro Puglia, presidente da FPJudô; Alex Mognon, secretário de Esportes de São Bernardo do Campo; Mário Tsutsui, técnico da seleção brasileira feminina; Victor Leopoldo, supervisor do Sesi; e os medalhistas olímpicos Douglas Vieira, Leandro Guilheiro e Tiago Camilo, além de vários membros do time administrativo do judô paulista, como Marco Aurélio Uchida, Antônio Mesquita, Joji Roberto Kimura e Júlio César Jacopi.
Após a realização dos confrontos, a seleção paulista feminina da classe júnior (sub 21) que irá disputar o campeonato brasileiro sub 21 de 18 a 20 de outubro em Pindamonhangaba (SP) ficou composto pelas seguintes judocas:
Alessandro Panitz Puglia, presidente da Federação Paulista de Judô, comemorou a data histórica que é o marco da gestão do Novo Judô Paulista.
“Sem dúvida alguma o encontro de hoje representa um marco no esporte e em nossas vidas. Há 60 dias tivemos o início dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o maior certame do desporto mundial, que também foi carregado de importância e simbologia, pois permitiu que pouco a pouco a humanidade acreditasse que de alguma forma a vida em nosso planeta estaria voltando à normalidade. Na sequência vieram os Jogos Paralímpicos, em alguns países as partidas de futebol já contam com a presença de público e a realização desta seletiva é a prova cabal de que em 2022 o judô paulista voltará a realizar todos os eventos do seu calendário anual”, disse o dirigente. Em seguida, fez a sua avaliação do certame.
“Minha leitura é que a energia foi bastante positiva. Todos mostravam felicidade por rever os amigos e por retomar as disputas que sempre fizeram parte do nosso dia a dia. Foi uma felicidade enorme poder realizar um evento depois de quase dois anos parados. A partir de agora voltaremos nossa atenção também para a área esportiva, fortalecendo cada vez mais as seleções que representarão o nosso Estado e, principalmente, demonstrando a necessidade de nos unirmos para enfrentar os desafios e sequelas que surgirão devido à pandemia. Se possível, vamos reunir os grandes clubes aqui no Centro de Excelência para realizarmos treinamentos periodicamente e trocarmos experiências que reforcem cada vez mais o alto rendimento do judô do Estado de São Paulo. A retomada da antiga hegemonia nacional é uma das prioridades da nossa gestão”, afirmou Puglia.
Ao todo, 13 árbitros atuaram na seletiva feminina sub 21 da Federação Paulista de Judô, sob a coordenação de Kendi Yamamoto (FIJ B): João David de Andrade (FIJ B), Andaluza Marin Calvo (FIJ C), Renato Camacho (FIJ C), Leandro Said (aspirante FIJ), Leandro Tomé (aspirante FIJ), Rubia Renata Fabri (aspirante FIJ), Rogério Possari (aspirante FIJ), Flávio Henrique Chapela (aspirante FIJ), Wagner Tadashi Uchida (aspirante FIJ), João Manoel Costa Rocha (aspirante FIJ), Cláudia Sclafani (nacional) e Cleginaldo Correia Nunes (nacional).
LIGEIRO
1 Hanna Laryssa Silva do Nascimento – Club Athletico Paulistano
2 Ana Júlia Batista Bastos – Associação Kamakura de Judô
3 Luíza dos Santos Pereira – Clube Internacional de Regatas
3 Paloma Abreu Soares – Clube Internacional de Regatas
MEIO-LEVE
1 Fernanda Costa Rodrigues dos Santos – Esporte Clube Pinheiros
2 Giovana Guin Campos Shimada – Judô Clube Mogi das Cruzes
3 Natália Barreto Lima – Club Athletico Paulistano
3 Camila Aparecida dos Santos – Apajul
LEVE
1 Júlia Roberta Delfino G. Henri – Judô Clube Mogi das Cruzes
2 Francielle Manda Watanabe – São João Tênis Clube/Apaja
3 Catarina Bárbara dos S. C. Silva – Sesi SP
3 Gyovanna Victoria da Silva – Associação Desportiva São Caetano
MEIO-MÉDIO
1 Sarah Melo Dias Veras da Silva – A. Brasileira A Hebraica de São Paulo
2 Nauana Aparecida das Dores Lopes Silva – Esporte Clube Pinheiros
3 Rafaela Sardinha Ronque – A.R.C.D. São Bernardo
3 Lídia Mitsue Hasegawa – Judô Clube Mogi das Cruzes
MEDIO
1 Giovana Galkowski – Sesi SP
2 Mary Haysy Lys da Silva – Club Athletico Paulistano
3 Heloísa Marcon da Silva – Sesi SP
3 Anna Júlia da Silva – Associação Desportiva São Caetano
MEIO-PESADO
1 Beatriz Furtado Petri de Freitas – Esporte Clube Pinheiros
2 Gabriela Libório Vilhena – Clube Paineiras do Morumby
3 Thayna Kailany da Silva Chiodi – Sesi SP
3 Heloísa Cheroto Marinho – Associação Desportiva São Caetano
PESADO
1 Rebeca de Souza Silva – A.R.C.D. São Bernardo
2 Luana Ribeiro de Oliveira – São João Tênis Clube/Apaja
3 Yasmim Gabrielly de Lima Ferreira – Sesi SP
3 Maria Victoria Souza Silva – Associação Kiai Kam