A cidade de São Bernardo do Campo é palco, neste final de semana, do Seminário Nacional de Kata, evento organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) que reúne judocas representantes de 15 estados brasileiros. As atividades tiveram início na última sexta-feira e seguem programadas até este domingo, com o objetivo principal de padronizar a prática do kata em todo o território nacional.

Neste sábado, o presidente da Federação Paulista de Judô, Henrique Guimarães, marcou presença na abertura do segundo dia de trabalhos e aproveitou a ocasião para enaltecer a organização do evento. “Parabenizo a CBJ e o Sen sei Uchida pela excelente organização deste seminário, que reúne judocas de todo o Brasil em um espaço de aprendizado e crescimento. Saudamos todos os participantes e desejamos um seminário muito produtivo”, afirmou o dirigente.

O Sen sei Rioiti Uchida, responsável pela condução técnica do evento, destacou a importância da padronização para o desenvolvimento uniforme do kata em todo o país. “Considero muito importante este seminário, no qual estamos promovendo a padronização para que todos os estados falem a mesma linguagem na prática do kata. Com essa padronização, conseguimos fazer com que todos pratiquem da mesma forma”, declarou Uchida.

O encontro também contou com a participação de representantes de diversas federações estaduais. O presidente da Federação do Espírito Santo, Irisomar Fernandes, ressaltou a relevância do seminário para padronização. “O desenvolvimento do kata no Brasil já é motivo de grande prazer e felicidade. Nos últimos anos, temos visto o kata alavancar, e em São Paulo, que é o berço do kata no Brasil, o privilégio é ainda maior — o aprendizado é muito rico. Portanto, é de grande relevância e importância a Federação Paulista e a CBJ proporcionarem um seminário de excelência, como tudo o que fazem. Para nós, é um prazer muito grande; só temos a aprender e a crescer cada vez mais com o kata brasileiro”, concluiu o dirigente.

O Seminário Nacional de Kata encerra suas atividades neste domingo, com mais uma programação técnica voltada ao aprimoramento e à unificação da prática do kata em todo o território nacional.