Sota Watanabe faz visita técnica ao Centro de Excelência de Judô de São Bernardo do Campo

Alex Mognon, Sota Watanabe e Alessandro Panitz Puglia © FPJCOM

Vice-cônsul do Japão em São Paulo inspecionou a instalação dos tatamis adquiridos com recursos oferecidos pelo governo japonês

Por FPJCOM
19 de outubro de 2021 / Curitiba (PR)

Na segunda-feira (18), o vice-cônsul do Japão, Sota Watanabe, e a assessora consular Regina Erika Shiino visitaram as três áreas oficiais do Centro de Excelência de Judô de São Bernardo do Campo, onde estão instalados os tatamis comprados com recursos do governo japonês. Ambos foram recebidos por Alex Mognon, secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo do Campo, e Alessandro Panitz Puglia, presidente da Federação Paulista de Judô (FPJudô).

Representantes dos governos do Japão, São Bernardo do Campo e da FPJudô no dojô do Centro de Excelência © FPJCOM

“O apoio do Japão ao nosso projeto foi de suma importância. Essa parceria com o consulado japonês abre mais portas e oferece ainda mais força para que possamos dar as melhores condições aos atletas, que com certeza serão os futuros campeões olímpicos do Brasil”, afirmou Mognon.

Autoridades revisam os termos estabelecidos em contrato © FPJCOM

O secretário reiterou ainda a importância do olhar social do governo japonês, visto que o espaço também proporcionará entretenimento e aprendizado para a juventude local, atraindo crianças e adolescentes para a atividade do judô e seus benefícios. “Somos uma entidade extremamente respeitável, e essa parceria só dá ênfase e credibilidade ao nosso projeto.”

Regina Erika Shiino, assessora consular e Sota Watanabe, vice-cônsul do Japão em São Paulo © FPJCOM

Watanabe explicou, em entrevista traduzida por Regina, que o governo do Japão tem um programa de assistência a projetos comunitários de cultura. “Dentro dele, está previsto o auxílio financeiro a entidades culturais e esportivas em vários países, como a Federação Paulista de Judô (FPJudô), que foi contemplada desta vez. Outro objetivo, além de contribuir com o judô, é fortalecer a amizade e a integração sociocultural entre o Brasil e o Japão.”

Os tatamis oferecidos pelo Japão representam a possibilidade concreta de treinamento e competições seguras, e os japoneses sabem da importância desse investimento para a modalidade no Estado de São Paulo © FPJCOM

O judô, como esporte olímpico originário do Japão, recebe grande incentivo por parte do governo japonês. “A propagação dos ensinamentos filosóficos criados por Jigoro Kano e a difusão dos conceitos e hábitos que fundamentam a cultura do povo japonês são algo que o nosso governo faz questão de fomentar”, finalizou Watanabe.

Alessandro Puglia firma documentos pertinentes à vistoria técnica © FPJCOM

Alessandro Puglia, presidente da FPJudô, ressaltou que o bom relacionamento com o Consulado Geral do Japão em São Paulo é de essencial importância para a entidade e seus filiados.

Sota Watanabe e Alex Mognon revisam termos da parceria de São Bernardo do Campo com o Japão © FPJCOM

“Esta proximidade permitiu que, pela segunda vez, um projeto da nossa entidade fosse patrocinado pelo governo do Japão. Sem contar que esta relação sólida e transparente eleva a credibilidade do judô brasileiro.” Para o dirigente paulista, isso prova que a FPJudô está no caminho certo, já que as maiores autoridades do assunto acreditam na seriedade do trabalho realizado pela entidade, unindo assim a federação paulista e o Japão em torno do investimento num projeto socioeducativo.

Dojô do Centro de Excelência sendo preparado para a seletiva do campeonato brasileiro sub 21 no último fim de semana © FPJCOM

“Eles reconhecem nossa importância na promoção dos valores técnicos e filosóficos do judô e eu fico muito feliz de poder contemplar a nossa comunidade com o apoio do governo japonês. Os tatamis representam a possibilidade concreta de treinamento e competições seguras, e os japoneses sabem da importância desse investimento para a modalidade no Estado de São Paulo. Esta parceria é motivo de muito orgulho para a nossa gestão”, concluiu Puglia.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo