Cerimônia de abertura © 2ª DR Vale
Com apoio da Prefeitura e da Secretária de Esporte e Qualidade de Vida de São José dos Campos, a 2ª DR Vale do Paraíba da Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou a 25ª edição do tradicional Torneio Jarbas Dias Ferreira, competição que em todas temporadas dá o hajime no calendário esportivo do Vale do Paraíba.
A 2ª Delegacia Regional possui amplitude territorial gigantesca, além da enorme área metropolitana de São José dos Campos, a mesma chega até a divisa do Estado do Rio de Janeiro e abrange todo o Litoral Norte e dezenas de municípios da Serra da Mantiqueira.
Cerca de 30 agremiações e 800 atletas das classes pré-mirim a veteranos participaram do evento realizado domingo passado (16) no Ginásio Municipal Ney Rodrigues, o Teatrão. Houve também um festival para iniciantes e disputas do judô inclusivo, nas quais os judocas PCDs (com deficiência visual, intelectual e auditiva) competiram e a equipe paralímpica do Instituto Athlon foi o grande destaque.
Cláudio Calasans Camargo, delegado da 2ª DR Vale do Paraíba, explicou a origem do nome Jarbas Dias Ferreira. “O professor Jarbas está com 101 anos. Foi pracinha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e um dos fundadores da Obra Social Célio Lemos (OSCL). Por mais de meio século ele atuou voluntariamente como secretário-geral e tesoureiro da Delegacia Regional do Vale do Paraíba e, felizmente, hoje ainda exibe saúde e lucidez espantosas.”
Participaram da mesa de honra e prestigiaram a cerimônia de abertura as seguintes autoridades: Kátia Maria Riêra Machado, secretária de Esporte e Qualidade de Vida de São José dos Campos; Marco Olivatto, delegado de Esportes da secretaria estadual; Augustin Domingos Fasanella, presidente do Lions Clube de São José dos Campos; Carlos Eugênio Backos, presidente do Panathlon Clube de São José dos Campos; Christian Cruiff, coordenador de Lutas do DAEC da Secretaria Municipal de Esportes; Elenilda Ferraz, coordenadora de Lutas do Programa Escola Ativa; os professores kodanshas Michiharu Sogabe, kyuu-dan (9º dan); Josino Francisco de Souza, hachi-dan (8º dan); Harley do Amaral e Cláudio Calasans Camargo, shichi-dans (7º dans); Arnaldo Menani e Jair Siqueira, roku-dans (6º dans) e os familiares de JarbasFerreira, seu filho Rubens Ferreira, o Binho, e o neto Raphael Ferreira, ambos faixas-pretas.
Ainda na cerimônia de abertura, os professores Marcelo Queiróz e Nilson Mariano fizeram uma primorosa apresentação do kata Kodokan goshin jutsu, um kata do judô com técnicas de defesa pessoal. É o kata mais recente oficialmente reconhecido pelo Intituto Kodokan, criado por um grupo de trabalho em 1956, que incorpora técnicas de aikidô por meio da forte influência de Kenji Tomiki.
Para o sucesso de um evento deste porte, envolvendo 800 atletas, a comissão organizadora foi formada por uma equipe multidisciplinar de faixas-pretas, com os professores José Marques e Maurício Bento à frente da coordenação de arbitragem, Artur Zumbano na coordenação dos oficiais técnicos e Márcio André na coordenação de informática e pesagem masculina. Karina Missono atuou na coordenação de pesagem feminina, Luiz Fernando Gomes foi o responsável pela sonorização e Fernando Tavolaro cuidou dos equipamentos eletrônicos, enquanto Jeferson e Roberta Santos atuaram na coordenação de súmulas. Carlos Augusto Quintino foi resonsável pela montagem geral de equipamentos, Isabela Muniz cuidou da organização, Sandro Marcelo e Edie Braga gerenciaram o judô PCD/Inclusivo e Marcelo Souza ficou à frente do judô veteranos.
1º Projeto Olhar Futuro/ADPM Regional São José dos Campos
2º Secretaria Municipal de Esportes de Jacareí
3º Associação Yamazaki de São José dos Campos
4º Secretaria Municipal de Esportes de Canas
5º Associação Esporte 10/Calasans Camargo
1º Associação Esporte 10/Academia Calasans Camargo
2º Projeto Olhar Futuro/ADPM Regional São José dos Campos
3º Academia Tsugui Ashi de Jacareí
4º Secretaria Municipal Esportes de São José dos Campos
5º Associação Kamakura de São José dos Campos