Treinamento de Carnaval de Kata reúne 80 participantes de seis estados em São Bernardo do Campo

Treinamento de Carnaval de Kata reúne 80 participantes de seis estados em São Bernardo do Campo

O Treinamento de Carnaval de Kata, realizado em São Bernardo do Campo, reuniu cerca de 80 participantes de seis estados brasileiros — São Paulo, Amazonas, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e Santa Catarina , evidenciando a força e o alcance nacional do kata no judô brasileiro. O evento, organizado pelo coordenador de Kata da Federação Paulista de Judô (FPJudô), Sen sei Rioiti Uchida, é referência no aperfeiçoamento do kata no Brasil.

O treinamento foi realizado na Arena Caixa em São Bernardo do Campo

A presença de representantes de seis unidades federativas reforça a importância do treinamento como polo de integração e desenvolvimento da modalidade, atraindo praticantes da capital paulista, do interior e de diferentes regiões do país. Ao longo do feriado, foram trabalhadas técnicas de Ju no Kata, Nage no Kata, Katame no Kata, Kime no Kata, Itsutsu no Kata e Koshiki no Kata.

Evento já é tradicional no calendário do judô no Estado de São Paulo

Participação feminina: avanço significativo.
A participação de 19 mulheres  chegou perto dos  25% do total de participantes, refletindo o crescimento constante da presença feminina no kata. O dado aponta para uma tendência de  ampliação de oportunidades para mulheres na prática e no aperfeiçoamento da modalidade. A FPJudô tem registrado maior envolvimento feminino em treinamentos de kata, seminários e competições regionais e nacionais e no ano passado teve a iniciativa da criação da comissão de mulheres.

Henrique Guimarães destacou a participação feminina no treinamento de Kata ao todo 19 mulheres participaram do treinamento.

 Mais que um feriado: uma semana de imersão no kata

O Sen sei Rioiti Uchida ressaltou que o treinamento é apenas o início de uma semana intensa dedicada à modalidade. “É uma oportunidade única de treinamento e aprimoramento. Muitos participantes já ficaram para o Seminário Nacional de Kata, que acontece nesta semana e contará com coordenadores de todos os estados do Brasil”, afirmou.

Sen Sei Rioiti Uchida comanda e coordena o treinamento em São Bernardo do Campo

Apoio da FPJudô

Presidente Henrique Guimarães esteve na Abertura no último sábado

O presidente da FPJudô, Henrique Guimarães, esteve presente na abertura do treinamento, no último sábado (14). “É fundamental valorizar iniciativas como essa, que fortalecem o judô paulista. Vemos aqui o compromisso de atletas e professores que dedicam o período de Carnaval ao aperfeiçoamento. Faço questão de lembrar que fui o único medalhista olímpico a fazer uma apresentação de kata em um Campeonato Paulista, o que mostra o quanto essa prática  é importante para a nossa história. O trabalho do Sen sei Rioiti Uchida à frente da coordenação é excepcional e merece todo o nosso reconhecimento”, destacou Guimarães.

Hatiro Ogawa esteve presente no domingo.

O vice-presidente da FPJudô, Hatiro Ogawa, também prestigiou o evento no Domingo (15)”O kata é a essência do judô, as raízes da nossa arte. Valorizar o kata é valorizar o judô em sua forma mais pura. Fico feliz em ver tantos praticantes reunidos, vindos de diferentes estados, dedicando o feriado ao estudo e à prática. A Federação Paulista tem o compromisso de apoiar e fortalecer cada vez mais essas iniciativas”, afirmou Ogawa.

O membro do conselho fiscal da FPJudô, André Amoroso, também marcou presença e participou dos três dias de treinamento.

Membro do conselho fiscal da FPJudô Andre Amoroso participou dos treinamentos, na foto junto com Guimarães e Uchida.

Atletas de seis estados participam do treinamento

Além de representantes do estado de SP mais 5 estados estiveram presentes.

A representatividade de seis estados no treinamento demonstra que o evento transcendeu as fronteiras paulistas e se consolidou como um encontro de relevância nacional para o kata.

O atleta Fabiano Ferreira – veio de Manaus/AM para participar do treinamento:
“É minha quinta participação; desde o início eu estou presente. Toda vez que a gente vem, aprende uma coisa nova, um detalhe novo. O Sen sei Uchida é excepcional, consegue passar com maestria o conhecimento do kata, os detalhes e a eficiência da técnica. Estar aqui é uma oportunidade ímpar. Quem tem essa chance é para aproveitar.”

Já Alexandre Xavier veio do Rio de Janeiro/RJ: e contou a sua experiência “A busca do conhecimento tem que ser constante. No judô, ela é infinita: a cada momento que você sobe no tatame, aprende algo. O Sen sei Uchida é uma pessoa extraordinária, uma referência não só no nosso país, como fora. E esse momento de treinamento está sempre ligado também às amizades que você cria. A cada ano, você conhece novas pessoas e esse laço aumenta. Enquanto alguns vão relaxar ou passear, esse é o momento de quem gosta da arte e quer se aprimorar.”

Vindo do Distrito Federal o atleta Bruno Ramos particpou pela primeira vez do evento “Há muito tempo eu queria participar desse treinamento da Federação Paulista. Este ano aproveitei para fazer uma imersão de kata durante uma semana inteira. Fico para o Seminário Nacional e, se o Sen sei Uchida oferecer treinamentos extras nos próximos dias, faremos trabalhos adicionais com os amigos de São Paulo.”

80 atletas participaram dos três dias de treinamento.

O evento também contou com forte participação de atletas paulistas, tanto da capital quanto do interior, além de representantes de outros estados, Santa Catarina,  Amazonas , Distrito Federal,  Minas Gerais e Rio De Janeiro consolidando o Treinamento de Carnaval de Kata como um verdadeiro encontro nacional da modalidade.

Tradição e compromisso com as raízes do judô

Crédito Fotos: Simone Ferreira FPJ

O Treinamento de Carnaval de Kata tem como objetivo promover o estudo, a prática e o aperfeiçoamento da modalidade, reunindo praticantes de diferentes níveis e de todo o Brasil. Sob a orientação do Sen sei Rioiti Uchida, os participantes vivenciaram dias intensos de troca de conhecimento e valorização das raízes do judô.

A Federação Paulista de Judô reafirma seu compromisso com as iniciativas que promovem e fortalecem o judô no estado de São Paulo e no cenário nacional.

Compartilhar
Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros