Treinão de fim de ano dos veteranos reúne a elite do judô paulista em São Bernardo do Campo

Dirigentes e judocas veteranos no encontro © FPJCOM

O evento foi promovido pela Coordenação de Veteranos da Federação Paulista de Judô para fechar o ciclo de 2021 com chave de ouro

Por FPJCOM
23 de dezembro de 2021 / Curitiba (PR)

A Coordenação de Veteranos da Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou dia 11 de dezembro, sábado, um treinão para marcar o fim do ciclo 2021. Após o treinamento, realizou-se o tradicional bonenkai da entidade, tudo no Centro de Excelência de Judô de São Bernardo do Campo.

Faixas-pretas de todas as regiões do Estado abrilhantaram o encontro © FPJCOM

“O evento foi uma iniciativa da Coordenação de Veteranos para finalizar o ano, conturbado por conta da pandemia. Foi-nos permitido fazer essa ação presencial, e tivemos cerca de 150 atletas nos tatamis”, relatou Alex Russo, coordenador da classe de veteranos. “O treino foi comandado por mim, pelo Rato e pela Vânia Ishii, com auxílio do sensei Hatiro. Foi também uma forma de nos reencontrarmos com muitos atletas. Nós pudemos ver pessoas do interior, do litoral e de todos os cantos do Estado de São Paulo. Ao final do treino, pudemos conversar bastante, o que foi muito positivo.”

Ao lado das senseis Vânia Ishii e Soraia André, Alessandro Puglia da boas-vindas aos veteranos que foram a São Bernardo © FPJCOM

Para Vânia Ishii, o evento foi importante por marcar a retomada das atividades depois de quase dois anos de paralisação devido à pandemia. Esse retorno evidencia o planejamento extenso da FPJudô para a temporada de 2022, que será de extrema importância para a volta do crescimento do judô paulista. O principal foco da nova gestão, segundo ela, é alavancar a modalidade mediante um trabalho de base na parte técnica.

Judocas do projeto do Centro de Excelência foram conhecer algumas lendas da classe veteranos do judô paulista © FPJCOM

“A base é o começo de tudo, então, se a base não for forte, é difícil ter futuro dentro do judô. Ainda bem que nós do corpo técnico falamos a mesma língua e estamos passando isso para os mais novos. E isso também faz parte dos ideais do sensei Puglia, já que ele sempre bateu na tecla de trabalharmos esses pontos. Todo mundo está disposto a ajudar no crescimento do judô paulista e eu vou trabalhar até onde tiver energia para isso”, acrescentou Vânia, que é filha do primeiro medalhista olímpico do judô no Brasil, professor kodansha kyuu-dan (9º dan) Chiaki Ishii, e faz parte do corpo técnico do Centro de Excelência de Judô de São Bernardo do Campo.

Professores Eloy Pereira, Marco Antônio da Costa, o Rato e George Alves © FPJCOM

“Quero parabenizar todos que estiveram envolvidos nesse evento e principalmente o sensei Alex Russo, que nunca desistiu. Com sua paciência, carisma e, lógico, amor ao judô, ele consegue manter a união entre os veteranos. E a participação dos atletas do Centro de Excelência foi o ponto mais alto. Eles poderem treinar com os veteranos foi uma experiência incrível”, finalizou Vânia.

Paula Rossi, Christiano Tello, Susan Marim, Caio Santos, Maurício Crnkovic e Maria Maia © FPJCOM

Hatiro Ogawa, professor kodansha hachi-dan (8º dan), membro da comissão de graduação da FPJudô e da equipe técnica do Centro de Excelência, reiterou a importância do encontro dos veteranos. “Eu tive a oportunidade e a felicidade de ter convivido com alguns mestres que não estão mais conosco, como é o caso do sensei Ryuzo Ogawa, meu avô, e o sensei Matsuo Ogawa, meu pai. Eu aprendi muito com a experiência deles e conheci a dificuldade que tiveram para trabalhar em prol do judô e de sua divulgação, principalmente por causa das barreiras de língua e de logística. Eu tentei aproveitar ao máximo a oportunidade de tê-los e, agora, cabe à minha geração transmitir essas experiências à nova geração de professores kodanshas. A minha geração é um elo de ligação. Agradeço pela oportunidade e pelo encontro que, em minha avaliação foi extremamente emblemático.”

Cleginaldo Correia, Giklein, Fábio Spinosa e Sandro Galvão © FPJCOM

Alessandro Puglia, presidente da FPJudô, enalteceu o espírito de união emanado no encontro. “Felizmente nós estamos fechando um ano, que foi muito difícil, com chave de ouro. Quero muito agradecer ao nosso coordenador de veteranos Alex Russo, que, com muito trabalho, soube administrar durante o ano inteiro esse grupo. Foi uma confraternização muito bacana e especial, um reencontro num espaço que é exclusivo do judô, onde todos ficaram muito à vontade na presença dos amigos. Todos nós fomos lutadores, e conseguimos garantir o espírito de unidade em torno daqueles que verdadeiramente estão comprometidos com os ideias do judô paulista, e esta união foi celebrada neste evento.”

Mais uma vez Alex Russo, coordenador da classe de veteranos organizou um grande evento para a classe máster bandeirante © FPJCOM

Estiveram também presentes no evento Henrique Guimarães, coordenador geral do Centro de Excelência; Paulo Ricardo Castellanos Souza; Sílvio Tardelli Uehara; Tadeu Uehara; Massakato Akamine; Marco Antônio da Costa, o Rato; Soraia André; Arnaldo Queiroz, secretário-geral da FPJudô; e Alan Camillo Cararetti Garcia, assessor jurídico da FPJudô.

Professores Alan Cararetti, Fábio Setti, Alessandro Puglia, Hatiro Ogawa e Arnaldo Queiroz © FPJCOM
Senseis Massakatsu Akamine, Marco Antônio da Costa e Vânia Ishii © FPJCOM
Com o encontro realizado no Centro de Excelência a classe veteranos encerra a temporada com chave de ouro © FPJCOM
Professores Russo, Rato, Ishii, Puglia, Guimarães e Ogawa durante o rei final © FPJCOM
Professore Guimarães, Ogawa, Castellanos e os irmãos Tardelli Uehara © FPJCOM
Professores Vânia Ishii, Mário Manzatti e Gerson Bortolosi © FPJCOM
Alessandro Puglia faz o encerramento do encontro © FPJCOM
Henrique Guimarães, Alessandro Puglia e Mário Manzatti © FPJCOM
Professores perfilados © FPJCOM
Puglia encaixa um o-kuri-ashi-harai durante o treino © FPJCOM
Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros

Nossos Apoiadores

Logo Apoiadores

Nosso Instagram @fpjudo