Sensei José Gomes Medeiros lança livro “Memórias de um judoca- a história do Judô em Santos”

Santos é a terra do Surf e do Tamboréu, mas também é celeiro de grandes judocas. O sensei kodansha José Gomes Medeiros, de 82 anos, revela no livro “Memórias de um judoca- a história do Judô em Santos”, publicado pela Bueno Editora, que esta arte marcial japonesa está presente na região desde 1949, quando o professor Hikari Kurachi iniciou o processo de difusão.

O lançamento da obra foi em 28 de julho, no Clube Internacional de Regatas e contou com a presença do presidente da F.P.Judô Alessandro Puglia, de ex-atletas, entre eles, Soraia André, Dani Zangrando, Fabiane Hukuda, Andrea Berti, de professores, entre eles Paulo Duarte,  entre outros convidados.

O livro traz as memórias de José Gomes Medeiros, um dos mais importantes judocas da cidade. Em mais de 60 anos de carreira, o educador acompanhou o processo de implantação da modalidade em clubes como Portuários, Santos Futebol Clube, Internacional, Vasco da Gama, Estrela de Ouro, Atlético Santista, Brasil Futebol Clube, entre outros.

Trata-se de uma publicação inédita no mercado editorial brasileiro porque aborda os primeiros professores e campeões, e a atuação dos representantes santistas nos principais campeonatos.

Para contar este importante capítulo da história esportiva de Santos, sensei Medeiros reuniu depoimentos do campeão olímpico Rogério Sampaio, dos medalhistas Leandro Guilheiro, Danielle Zangrando, Andrea Berti, Marcos Daud, Rosângela Oliveira (Índia) e Telma de Souza, do presidente da Fupes, Paulo Miyashiro, do vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô, Francisco de Carvalho Filho, e de muitas outras personalidades.

Ao todo, a publicação tem mais de 25 depoimentos que ajudam a compor a trajetória do “Caminho Suave” em terras santistas.

Sobre o autor
José Gomes Medeiros nasceu no Rio Grande do Norte, mas migrou aos 13 anos para Santos.

Conheceu o Judô nos anos 1950, tendo treinado e atuado no Portuários, Santos Futebol Clube e no Clube Internacional de Regatas.

Desde 2010, é diretor de cursos de fundamentos técnicos e de kata da Federação Paulista de Judô, onde é responsável pelo exame de faixa preta em Santos.

No decorrer da estrada marcial, treinou milhares de crianças, adolescentes e adultos, além de ícones comoJairo Pereira de Azevedo (professor em Alphaville e Clube Paineiras), Ivo Vieira Nascimento (professor na Academia Rogério Sampaio e escolinhas infantis), Telma de Souza (professora do Brasil Futebol Clube, especialista em Judô para crianças e adolescentes), Marco Antônio Marcolin (professor e psiquiatra de renome internacional),Ricardo Ayres (coronel da Aeronáutica de Santos e grande competidor), José Acácio Domingues (empresário da área jurídica), Roberto Hermida Oganda (empresário da área jurídica) e Paulo Rodrigues (coronel da Policia Militar Santista).

Aos 82 anos, ministra aulas no Ginásio Arena Santos e no Clube Internacional de Regatas.

Com informaações da Bueno Editora & Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa da F.P.Judô

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros